Breaking News
Home / Turismo / Palácio do Catete

Palácio do Catete

PUBLICIDADE

Palácio do Catete
Palácio do Catete no Rio de Janeiro

Palácio do Catete, o abrigo do nosso Museu da República. Sede do poder republicano entre os anos de 1897 e 1960, o Palácio do Catete tem a arquitetura neoclássica com fachada revestida de granito e mármore rosa e portais emoldurados por mármore branco.

Por ali passaram nada mais do que 18 presidentes da República e ocorreram alguns dos mais importantes acontecimentos de toda a história do país, como as decisões de participação do Brasil nas duas grandes guerras mundiais e o suicídio do Presidente Getúlio Vargas.

Transformado em museu após a mudança da Capital Federal para Brasília, o local, além de uma intensa agenda cultural, conta, ainda, com livraria, bar, restaurante, loja de variedades e um belo jardim, ideal para passeios no final da tarde ou até mesmo momentos de descanso.

Endereço: Rua do Catete, 153 – Catete

Fonte: www.riotur.rj.gov.br

Palácio do Catete

O Palácio do Catete é uma mansão urbana no Rio de Janeiro. Os trechos de propriedade da Rua do Catete para a Praia do Flamengo. A construção começou em 1858 e terminou em 1867 De 1894 a 1960, foi o palácio presidencial do Brasil e de Getúlio Vargas “. Ela agora abriga o Museu da República e um teatro. A estação ferroviária subterrânea Catete é adjacente.

História

O edifício foi construído como residência da família do cafeicultor brasileiro naturalizado Português António Clemente Pinto, Barão de Nova Friburgo , na então capital do Império do Brasil . Ele foi chamado ao Palácio do Largo Valdetaro e Palácio de Nova Friburgo.

Com o projeto do arquiteto alemão Carl Friedrich Gustav Waehneldt, datada de 1858, o trabalho começou com a demolição da antiga casa de 150 Catete Street. A construção terminou oficialmente em 1866, mas o acabamento ainda funciona continuou por mais de uma década.

Após a morte do Barão e Baronesa, o filho, Antônio Clemente Pinto Filho, o Conde de São Clemente, vendeu a propriedade em 1889, pouco antes da Proclamação da República do Brasil , por um grupo de investidores, que fundou a Companhia Grande Hotel Internacional (Grande Hotel Internacional Company).

Esse desenvolvimento, no entanto, não teve sucesso em transformar o palácio em um hotel de luxo. Devido à crise econômica na virada do século 19 para o século 20 (O Encilhamento ), o empreendimento faliu, e seus títulos adquiridos pelo conselheiro Francisco de Paula Mayrink, que, cinco anos depois, pagou as dívidas com o Banco da República do Brasil. A sede do poder executivo do Brasil foi o Palácio do Itamaraty, no Rio de Janeiro.

Em 1897, o presidente Prudente de Morais ficou doente eo vice-presidente Manuel Vitorino tomou posse, que adquiriu o Palácio do Catete e ali instalou a sede do governo. Oficialmente, o palácio foi sede do Governo Federal desde 1897 até 1960, quando a capital eo Distrito Federal foram transferidos para Brasília .

Palácio do Catete
Barão e Baronesa de Nova Friburgo com um modelo do Palácio do Catete, no fundo, do século 19.

Vários eventos históricos aconteceram nos salões do palácio, como a morte do presidente Afonso Pena , 1909; a assinatura da declaração de guerra contra o Império Alemão em 1917, durante a Primeira Guerra Mundial ; e realização da visita do Cardeal Pacelli, futuro Papa Pio XII , em 1934; a declaração de guerra contra o Eixo na II Guerra Mundial , em 1942; suicídio do presidente Getúlio Vargas em 1954, com um tiro no coração, em seu quarto, no terceiro andar do palácio, entre outros.

Palácio do Catete
Antigo Palácio Presidencial, agora Museu da República

Informações gerais
Estado museu
Estilo arquitetônico Neoclássico
Localização Rio de Janeiro
Endereço Rua do Catete, 153
Vila ou cidade Rio de Janeiro
País Brasil
Inquilinos atuais Ministério da Cultura(Museu da República)
A construção começou 1854
Concluído 1867
Renovado 1883
Proprietário Governo brasileiro

Fonte: en.wikipedia.org

Veja também

Hino Nacional da República Democrática do Congo

Debout Congolais PUBLICIDADE Debout Congolais (Levanta congolês) é o hino nacional da República Democrática do …

Locais Turísticos da República Democrática do Congo

BRAZZAVILLE PUBLICIDADE É um lugar muito interessante, muito verde, com uma Basílica, Mercados e o …

República Democrática do Congo

PUBLICIDADE O território que hoje leva o nome de República Democrática do Congo tem sido habitada por …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.