Basilicata

PUBLICIDADE

Basilicata está localizada na Itália, é uma região com fronteira para o Mar Jónico, e sua capital é Potenza.

A região pode ser pensado como o “peito do pé” de Itália, com Calabria funcionando como o “dedo do pé” e Apulia o “calcanhar”. A região abrange cerca de 10,000 km² (3,900 sq mi) e em 2010 tinha uma população ligeiramente sob 600.000. A capital regional é Potenza . A região é dividida em duas províncias: Potenza e Matera .

A carne de porco embutida e preparada de diversos modos constitui-se na base de alimentação na Basilicata. Muitas são também as verduras, preparadas de maneiras as mais imaginosas, substituindo a carne; geralmente são assadas em forno, aromatizadas com ervas. Nesta região se produz um azeite denso.

Fonte: digilander.libero.it

Basilicata

Historicamente isolada e até esquecida, mas rica em paisagem de beleza secreta, esta terra oferece uma paisagem que merece ser descoberta e valorizada.

Pode ser que o nome Basilicata seja derivado daquele antigo administrador bizantino da região, o basilikos, ou tal como dizem outros da basílica de Acerenza, cujo o bispo representava a maior autoridade religiosa.

No passado a Basilicata foi conhecida como Lucania sendo os lucani, o antigo povo de origem Sanitica, que viveu neste território.

Esta pequena região é a mais montanhosa do sul da Itália e no passado chegou a ser o símbolo do isolamento e do atraso econômico.

A Basilicata foi também nas décadas de trinta o território em que foram exilados todos aqueles que de uma maneira ou outra recusaram aderir o fascismo.

Um livro muito famoso Cristo si è fermato a Eboli de Carlo Levi conta suas experiências de exilado político na Lucania e revela ao resto da Itália os costumes e os ritos de uma civilização agropecuária por muitos lados maravilhosa mas incrivelmente remota do resto da Itália.

Mas vale a pena lembrar que na pré-história estas terras foram habitadas por os lucani que no auge da potencia militar interviram nas guerras saniticas primeiramente como aliados posteriormente como inimigos de Roma.

O isolamento que veio logo depois foi provocado pelas dominações estrangeiras, pelas guerras entre casados que junto com a malária e escassez de alimentos e terremotos despovoaram a região.

Para testemunhar estas antigas presenças restam as imponentes ruínas de Campomaggiore e Trifoggio. Além do mais, quando a partir da dominação da dinastia angioina a capital da região foi transferida para Napoli, os senhores feudais locais mudaram-se junto com a capital e acabaram considerando os feudos somente terras de explorações.

Isto tudo explica historicamente como a população local acabou sentido-se repudiada pelo Estado e também explica do ponto de vista da arquitetura a pobreza de seus centros urbanos; de fato os centros habitados que não desapareceram ou não viraram minúsculas aldeias foram se refugiando nos cumes das montanhas muitas vezes até hoje de dificílimo acesso compondo assim a típica estrutura da Idade Média que era um castelo cercado de casinhas paupérrimas.

Mas o fenômeno mais típico e mais interessante das Basilicata são as moradias cavadas nas rochas; além do exemplo mais conhecido do “Sassi” de Matera o hábito de viver em grutas foi muito difundido no território de calcário das “Murge”, na fronteira com a Puglia.

A cultura artística lucana foi influenciada pelo românico Lombardo e da Puglia, do barroco de Lecce e enfim do barroco napolitano.

Nos últimos anos o trabalho do Estado para a melhora de economia da Basilicata concretizou-se na construção de grande estradas que percorrem os leitos ceco dos rios Basento, Bradano e Cini que solucionaram o antigo problema de ligação.

Do ponto de vista arquitetônico as intervenções recentes não respeitaram o estilo e a atmosfera dos centros históricos antigos.

Fonte: conhecaitalia.vilabol.uol.com.br

Veja também

Pontos Turísticos de Omã

PUBLICIDADE Omã não é um país que muitas pessoas pensem em visitar, o que é uma …

Pontos Turísticos do Nepal

PUBLICIDADE O Nepal é mais conhecido pelas poderosas montanhas do Himalaia. O alpinismo no Nepal costuma estar …

Pontos Turísticos de Myanmar

PUBLICIDADE Viajar para Mianmar há algumas décadas era proibido para a maioria dos estrangeiros. O …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.