Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Avenida Paulista  Voltar

Avenida Paulista

 

 

A famosa Avenida Paulista se tornou ícone máximo dos paulistanos. Como um dos pontos turísticos mais característicos da cidade, sua grandiosidade diferencia São Paulo das outras cidades do Brasil e do mundo.

Avenida Paulista
Avenida Paulista

Difícil é imaginar que a região, em meados de 1782, era apenas uma grande floresta, chamada pelos índios de Caaguaçu (em tupi “mato grande”). Era ali, atravessando o sítio do Capão, que a estrada da Real Grandeza cortava a vegetação grossa por uma pequena trilha.

Quando o engenheiro uruguaio Joaquim Eugênio Borges, juntamente com dois sócios, compraram a área, começaram a trabalhar na sua urbanização de forma inovadora, criando grandes lotes residenciais. Em 8 de dezembro de 1891, foi inaugurada a primeira via a ser asfaltada e a primeira a ser arborizada. A população da cidade não passava de cem mil habitantes quando se fez a Avenida Paulista.

Seu desenvolvimento prosseguiu com a inauguração do Parque Villon, em 1892. Anos mais tarde o nome do parque foi mudado para Siqueira Campos e em seguida Parque Trianon, como permanece até hoje. Sua área verde é remanescente da Mata Atlântica, possuiu espécies nativas e diversas esculturas.

Em 1903, empresários paulistas fundaram o Instituto Pasteur de São Paulo. Direcionado para a pesquisa do vírus rábico, desde o início,esta instalado no mesmo edifico. O Sanatório Santa Catarina, primeiro hospital particular da cidade, foi construído em 1906. Atualmente, a região abrange um dos maiores complexo hospitalares do mundo.

Na década de 50, as construções residenciais, com seus estilos variados, começaram a ceder lugar aos edifícios comerciais. Um dos marcos da arquitetura moderna foi a inauguração do Conjunto Nacional, em 1956.

A região atraiu muitos investimentos por estar bem localizada e por possuir grande infra-estrutura. Todo esse interesse consolidou a Avenida como o maior centro empresarial da América Latina. Por causa da grande quantidade de sedes de empresas, bancos e hotéis, a Paulista recebe milhares de turistas de negócios todos os dias.

Além da vocação econômica, a Avenida oferece uma rica variedade de programas culturais. O Masp – Museu de Arte Moderna Assis Chateaubriand – inaugurado em 1968, possui o acervo da arte ocidental mais significativa dos países latinos. A Casa das Rosas foi concebida em 1953 por Ramos de Azevedo nos padrões do classicismo francês.

A galeria de arte hoje é tombada por seu valor histórico. Essas pérolas culturais e tantos outros cinemas, teatros, centros culturais e cafés instalados na Paulista garantem um passeio repleto de opções. As pessoas que circulam por toda sua extensão de 2,8 quilômetros, tanto utilizando o metrô, como ônibus ou a pé, encontram diversos restaurantes e lanchonetes, conhecem os magníficos prédios e obras que se espalham por ali.

A Associação Paulista Viva foi criada no final da década de 80, com o objetivo de preservar a imagem do símbolo de São Paulo e melhorar a qualidade de vida de todos que freqüentam a mais famosa via da cidade, a Avenida Paulista.


Casa das Rosas

 

Serviço

PARQUE TENENTE SIQUEIRA CAMPOS - TRIANON
End.: Rua Peixoto Gomide, 949 – Cerqueira César – Centro - São Paulo - (Metrô Trianon - Masp)
Tel.: (11) 3289-2160
E-mail: smma@prefeitura.sp.gov.br
Site: www.prodam.sp.gov.br/svma/parques/siqueira_campos/
Horário: De segunda a domingo, das 6h às 18h. 
Grátis.

INSTITUTO PAUSTER
End.: Avenida Paulista, 393 – Cerqueira César – Centro - São Paulo – (Metrô Brigadeiro).
Tel.: (11) 3288-0088
E-mail: pasteur@pausteur.saude.sp.gov.br
Site: www.pasteur.saude.sp.gov.br
Horário: De segunda a domingo, das 8h às 20h.
Grátis

HOSPITAL SANTA CATARINA
End.: Avenida Paulista, 200 – Bela Vista – Centro - São Paulo – (Metrô Brigadeiro).
Tel.: (11) 3016-4133
E-mail: formulário no site
Site: www.hsc.org.br
Horário: Agendar por e-mail.
Grátis.

MASP - MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO
End.: Avenida Paulista, 1.578 – Cerqueira César - Centro - São Paulo - (Metrô Trianon-Masp).
Tel.: (11) 3251-5644
E-mail: comunicacao@masp.art.br
Site: www.masp.art.br
Horário: De terça a domingo, das 11h às 18h.
Preço: R$ 15 (inteira) e R$ 7 (estudante com carteirinha e idosos)
Grátis para menores de 10 e maiores de 60 anos.

CASA DAS ROSAS
End.: Avenida Paulista, 37 – Paraíso - Centro - São Paulo - (Metrô Brigadeiro).
Tel.: (11) 3285-6986/3288-9447
E-mail: contato@casadasrosas.sp.gov.br
Site: www.casadasrosas.sp.gov.br
Horário: De terça a domingo, das 10h às 18h.
Grátis.

CONJUNTO NACIONAL
End.: Avenida Paulista, 2073 – Cerqueira César – Centro - São Paulo - (Metrô Consolação).
Tel.: (11) 3179-0190
E-mail: ccn@ccn.com.br
Site: www.ccn.com.br
Horário: De segunda a sexta, das 7h às 22h. Sábado e domingo, das 9h às 22h.
Grátis.

Tatiane Ribeiro

Fonte: www.cidadedesaopaulo.com

Avenida Paulista

Avenida Paulista é uma das mais importantes avenidas de São Paulo. A avenida tem 2,8 km é notável por um grande número de instituições financeiras e culturais, além de ser o lar de uma extensa área comercial e mais abrangente da América Latina museu de belas-artes , MASP . Desde 1960, a avenida tem foi identificado como um dos principais centros de negócios da cidade.

Sendo um dos pontos mais altos de São Paulo, que é distintamente agrupado com as estações de rádio e TV antenas , como a Gazeta. A avenida, que foi inaugurado em dezembro de 1891, é geralmente considerado como o mais valorizado em qualquer lugar da América Latina

Visão geral

Uma vez que uma via bairro residencial ladeada por mansões ricamente ornamentados com temas Arabesque e europeus de barões do café da cidade e empresários do setor, como a família Matarazzo, a avenida passou por uma verticalização maciça da década de 1950 por diante. Neo-Clássico, Hindu de estilo e estruturas arquitectónicas do Oriente Médio foram derrubadas durante a noite, como precaução contra fiscalização ou resistência por parte da população.

A mais importante das que ainda estão de pé até hoje é a Casa das Rosas, perto de Praça Osvaldo Cruz no início da longa avenida. Ele foi transformado em um centro cultural no final de 1980. A casa tem petróleo / radiadores de calor hidráulicos, um luxo só o milionário poderia pagar e algo que poderia ser de bom uso em noites e manhãs do passado São Paulo invernos muito frios e úmidos.

Paulista é o lar de um pequeno parque de mata nativa, o Parque Siqueira Campos, comumente chamado Trianon , e para o Museu de Arte de São Paulo (MASP - Museu de Arte de São Paulo). MASP é conhecido não só pela sua excelente coleção de pinturas europeias e nacionais, esboços e esculturas de Renoir, Picasso e modernistas autores brasileiros, mas também para a arquitetura moderna de seu prédio, cuja sala de exposição é feita de um único bloco de concreto e janelas de vidro suspenso e sustentado por duas colunas de concreto verticais para que a vista da Avenida 9 de Julho ea Serra da Cantareira ao norte daqui não é mimado.

O espaço vazio por paralelepípedos é usado pelos Feira de Antiguidade todos os domingos, projeções de cinema abertas e outras manifestações culturais e políticas. Dedicado em 1968 pela Rainha Elizabeth II do Reino Unido, MASP é, devido ao conformismo, um marco da cidade.

A avenida é o lar de algumas das maiores instituições financeiras do mundo e um símbolo do poder econômico do Estado de São Paulo , juntamente com o mais recente Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini e Avenida Brigadeiro Faria Lima , mais ao sul daqui.

Estima-se que mais de 800 mil paulistas comutar a Avenida Paulista diária. O tráfego é muito intenso principalmente por causa das muitas linhas de ônibus que atravessam para o Oeste, Sul, Norte, Leste e os lados da cidade.

Avenida Paulista
Museu de São Paulo, um dos marcos arquitetônicos mais controversos da cidade.

A avenida tem um sistema de metrô eficiente, com a Linha 2 (Linha Verde) do Metrô (de São Paulo Metro sistema) que funciona sob a avenida de um lado para o outro. Esta linha, que ainda é relativamente nova e em construção, liga os lados leste e oeste da metrópole com a transferência para a Linha 1 (Linha Azul) , a Linha 4 (linha amarela) , e um serviço de transporte conecta Vila Madalena estação norte para o Palmeiras-Barra Funda estação na Linha 3 (Linha Vermelha).

Avenida Paulista
Sede da FIESP, um dos edifícios mais emblemáticos da cidade.

Ele atravessa as seções do Paraíso , Bela Vista , Jardim Paulista , Cerqueira César e Jardim América, terminando em Higienópolis . Seus principais cruzamentos são Avenida Brigadeiro Luis Antonio, Rua Augusta, Rua Haddock Lobo, e Rua da Consolação. Paralelo a isso são Cincinato Braga, Joaquim Eugenio de Lima no lado da Bela Vista / Paraíso e Alameda Santos ea fantasia Coronel Oscar Freire no lado do Jardins.

A área também é conhecida por excelentes escolas privadas, como Maria Imaculada escola para meninas; A escola de Anglicana São Paulo; Dante Alighieri escola particular, Alumni Inglês Language Institute, Universidade São Luis e Escola, Casa di Cultura Italiana, e Objetivo Escola Preparatória. A escola pública Rodrigues Alves, em frente ao Hospital Santa Catarina, está alojado em um edifício neo-clássico amarelo.

Entre a avenida Paulista centros culturais são Centro Itaú Cultural perto de Casa das Rosas em Paraiso com exposições freqüentes, o Centro Cultural FIESP / CIESP, perto da estação de metrô MASP, que além de suas exposições de artes e ofícios, abriga o famoso Teatro Brasileiro de Comédia com ingressos gratuitos distribuídos semanalmente.

Alguns dos melhores hospitais de São Paulo como o Hospital Alemão Osvaldo Cruz, Paulistano, Clínicas, Emílio Ribas e Beneficência Portuguesa também estão na área. Centro Três, Conjunto Nacional, Grande Avenida, Gazeta, Top Center e Shopping Pátio Paulista tem cafés, instalações de internet, restaurantes, lanchonetes, lojas e / ou salas de cinema.

Alguns dos restantes mansões e bancos estão decorados anualmente durante o Natal temporada, multidões para tirar fotos de desenho. Apesar de ter vários centros comerciais, restaurantes e equipamentos culturais que atendem às populações de cada região deste imenso capital do estado, a cidade de São Paulo se orgulha de escolher Avenida Paulista como seu símbolo mais expressivo.

Fonte: en.wikipedia.org

Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal