Breaking News
Home / Turismo / Jardim Botânico

Jardim Botânico

PUBLICIDADE

Jardim Botânico
Jardim Botânico de São Paulo

O Jardim Botânico de São Paulo oferece à população 360.000 m² de áreas verdes, servindo como um grande observatório para se aprender mais sobre botânica e ecologia. As coleções de plantas nativas e exóticas encontram-se num jardim paisagisticamente planejado, de grande beleza, constituindo um dos pontos turísticos mais bonitos da Cidade de São Paulo.

Este pequeno paraíso está localizado no Parque Estadual das Fontes Ipiranga, Água Funda, uma reserva com remanescente de Mata Atlântica, que guarda as nascentes do Riacho Ipiranga , um dos cenários da Independência do Brasil. Esta reserva protege animais selvagens como macacos, bichos-preguiça, ouriços, gambás, tucanos, maritacas, garças, dentre outros, que habitam a área.

O Jardim Botânico possui vários recantos, que convidam as pessoas ao relaxamento e à admiração das plantas que exibem variadas formas de flores, frutos, caules e folhagens.

A entrada do Jardim é composta por uma alamedade palmeiras jerivá , ladeada por bancos e pérgolas com trepadeiras floríferas. Mais adiante encontra-se o Jardim de Lineu inspirado no Jardim de Uppsala, na Suécia, com duas estufas monumentais, uma destinada à exposições temporárias e a outra abriga plantas de regiões tropicais, principalmente da Mata Atlântica. Mais interiormente no Jardim existe um lago com ninféas , plantas aquáticas da família da vitória-régia.

Jardim Botânico
Jardim Botânico de São Paulo

Os visitantes também podem conhecer o Museu Botânico Dr. João Barbosa Rodrigues, localizado junto ao Jardim de Lineu, o qual é adornado internamente com vitrais que retratam a evolução das plantas e externamente com placas terra-cota, de alto relevo, retratando plantas da flora brasileira.

Este Museu apresenta de forma didática os vários ecossistemas ocorrentes no Estado de São Paulo, além de produtos e subprodutos retirados dos vegetais, possibilitando o aprendizado da botânica e o reconhecimento da importância do estudo e da conservação da flora.

Jardim Botânico
Jardim Botânico de São Paulo

Outras atrações que você poderá encontrar são os bosques de pau-brasil, de imbúias, de palmiteiros , a Alameda Von Martius com aléias de palmeiras reais, o lindo portão histórico, datado de 1894, que pertencia a antiga Companhia de Águas e Esgotos da Cidade de São Paulo , o túnel de bambus, o castelinho das crianças e as trilhas no meio da vegetação.

Visitas:
De quarta-feira a domingo, das 9:00 às 17:00h.
O Museu Botânico, Estufas, Área de Exposições e Serviços e a loja do jardim funcionam de quarta a domingo das 9:00 às 12:00 e das 13:00 e 30min às 16:00 e 30min.

Endereço:
Av. Miguel Estéfano, 3031 – Água Funda ( ao lado do Zoológico )
CEP 04301-902 – São Paulo – SP

Maiores informações: (011) 5073-6300 ramal 225
ou fax (0xx11)5073-3678
e-mail: jardimsp@yahoo.com.br

Fonte: www.sampa.art.br

Jardim Botânico

No final do século XIX, a preservação da natureza já era uma questão importante em São Paulo. Em 1893, a administração pública estadual desapropriou uma área de vasta mata nativa, ocupada por chácaras, com o objetivo de proteger a floresta e as nascentes do Riacho do Ipiranga, localizadas na zona sul da cidade.

Até 1917, a região serviu para o abastecimento de água do bairro do Ipiranga. Mas em 1928, o naturalista mineiro Frederico Carlos Hoehne foi convidado pelo Estado para implantar um horto botânico no local. Por um projeto de sua autoria, nasceu o Jardim Botânico de São Paulo, inaugurado na década de 1930.

Atualmente, o Jardim Botânico pertence ao Parque Estadual das Fontes do Ipiranga e faz parte do Instituto de Botânica de São Paulo. Sua área de 360 mil m² de mata atlântica abriga 380 espécies de árvores, utilizadas para fins de pesquisa e conservação. Além da vegetação, é possível observar alguns animais, como por exemplo, o tucano de bico verde, a preguiça, bugios e roedores, que vivem livremente pelo lugar.

Entre as atrações, destaca-se o Jardim de Lineu, cuja estrutura paisagística é inspirada no Jardim Botânico de Uppsala, na Suécia. Suas duas estufas são repletas de plantas nativas da mata atlântica e, duas vezes ao ano, acontece uma exposição de bromélias. Outra visita imperdível é ao Orquidário, com mais de 400 diferentes tipos.

Para os que apreciam uma boa caminhada no meio da floresta, há a opção de conhecer a Trilha da Nascente por um deck de madeira suspenso, de 360 m. Ao fim da travessia, chega-se à nascente do Riacho do Ipiranga. A trilha é leve e está adaptada para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

Já os amantes e estudiosos da botânica encontram na biblioteca uma variedade de 60 mil livros, teses e periódicos especializados em flora. No herbário, estão mais de 300 mil plantas secas catalogadas para estudo.

Há opção de agendar visitas monitoradas ao Jardim Botânico. A duração deste passeio varia de uma a duas horas, dependendo da faixa etária do grupo, e tem preço à parte.

Serviço

Jardim Botânico
End: Av. Miguel Stéfano, 3031 – Água Funda – Zona Sul – São Paulo
Tel: (11) 5073-6300 – ramal 225
E-mail: faleconosco@ibot.sp.gov.br
Site: www.ibot.sp.gov.br
Horário: de quarta-feira a domingo e feriados, das 9h às 17h (durante o horário de verão, até às 18h20)
Preço: R$ 3

Caio Silveira

Fonte: www.cidadedesaopaulo.com

Veja também

Hino Nacional da República Democrática do Congo

Debout Congolais PUBLICIDADE Debout Congolais (Levanta congolês) é o hino nacional da República Democrática do …

Locais Turísticos da República Democrática do Congo

BRAZZAVILLE PUBLICIDADE É um lugar muito interessante, muito verde, com uma Basílica, Mercados e o …

República Democrática do Congo

PUBLICIDADE O território que hoje leva o nome de República Democrática do Congo tem sido habitada por …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.