Breaking News
Home / Turismo / Horto Florestal

Horto Florestal

PUBLICIDADE

Horto Florestal

O Horto Florestal tem uma história cuja origem se deu em 1896, com a desapropriação do Engenho da Pedra Branca, para instalação do Horto Botânico. O Horto Botânico tornou-se a base para a criação do Serviço Florestal, hoje Instituto Florestal, órgão vinculado à Secretaria do Meio Ambiente do Governo de São Paulo.

Importante espaço de lazer e cultura o Parque Estadual “Albert Löefgren”, na Zona Norte da cidade de São Paulo, ocupa área de 174 halqueires. Localizado ao lado do Parque Estadual da Cantareira, o Horto Florestal, como é mais conhecido, conta com palco para eventos, área de piquenique, play ground, pista de cooper, equipamentos de ginástica, bicas de água potável, lagos e o Museu Florestal. Abriga, ainda, o Palácio de Verão do Governo do Estado, além das sedes da Policia Militar e Polícia Florestal do Estado.

Além disso, oferece ao visitante um contato direto com a natureza, através de fauna e flora diversificadas. Fazem parte da paisagem do parque, espécies exóticas (como eucalipto, pinheiro-do-brejo e criptomeria) e nativas ( como pau-brasil, carvalho-nacional, pau-ferro e jatobá). Observam-se, com freqüência, várias espécies animais, como o macaco-prego, tucano, gambá, socó, garça, tico-tico, serelepe e martim pescador.

Os pinheiros plantados em 1896 pelo fundador do parque ainda podem ser vistos no chamado “Arboreto Albert Löefgren”, composto por pinheiros-do-brejo. São árvores altas e de folhagem escura, que plantadas em charcos, desenvolvem raízes acima do solo, conforme é possível observar nas ilhas existentes nos lagos. Estes, por sua vez, embelezam a paisagem do parque e são fontes de água para as aves da região e habitat natural dos peixes.

O Museu “Octávio Vecchi”, o Museu da Madeira inaugurado em 1931, é conhecido internacionalmente por possuir o maior acervo de madeiras da América Latina. As suas amostras de madeira têm entalhes que reproduzem as folhas e frutos das espécies das quais foram extraídas.

Peças de charão e móveis artisticamente entalhados completam a coleção do museu, cujo assoalho e forro também se constituem em amostra de madeira. Ao lado do museu está o marco do Trópico de Capricórnio, que passa pelo parque.

Ainda nas proximidades, encontra-se a imagem de São João Gualberto, protetor das florestas do Estado de São Paulo, entronizada no Horto Florestal, em 1957, pelos monges beneditinos de Valombrosa, Itália.

Serviço

PARQUE ESTADUAL HORTO FLORESTAL
Endereço: Rua do Horto, 931 – Horto Florestal – Zona Norte – São Paulo – (Metrô Santana).
Tel.: (11) 6231- 8555
E-mail: hortoflorestal@hortoflorestal.com.br
Site: www.hortoflorestal.com.br
Horário: De segunda a domingo, das 6h às 18h.
Grátis.

Fonte: www.cidadedesaopaulo.com

Horto Florestal

É um parque de 174 hectares de extensão, que abriga um jardim botânico e arboreto , a administração do Estado, que está localizado na cidade de São Paulo , Brasil.

Localização

O parque está localizado no “Parque Estadual da Cantareira”, no sopé da Serra da Cantareira , a cerca de 11 km do centro da cidade de São Paulo.

Coleções

Abriga o Instituto Florestal corporal, estado que coordena a “Unidades de Conservação” do estado de São Paulo. Este parque é a casa de verão do governador do Estado, habitação pública que abriga o atual governador. Você também pode visitar o Museu Florestal Otávio Vecchi , que tem em seu xiloteca a maior coleção de madeiras de da América Latina. Ao lado do museu está marcando o Trópico de Capricórnio , que corta o parque.

Seus ecossistemas são o jardim botânico e arboreto . Tem dois lagos com ilhas formadas por raízes de árvores, um campo de futebol que sediou a “Florestas Esporte Clube”, também tem playgrounds e atividades de lazer , como a área de piquenique, trilhas fontes desportivas Água mineral; Além encontramos muitos animais como tartarugas , garças , macacos , capivaras , patos , gansos , aves selvagens, entre outros.

Ele está correndo um sério risco de degradação ambiental, em conjunto com o Parque da Serra da Cantareira, com a construção do famoso e polêmico projeto de estrada, conhecido como o “North Trato” o anel viário . Especula-se que o trabalho pode comprometer sistema Cantareira , afetando o abastecimento de água da cidade de São Paulo.

Além disso, há uma região reconhecida internacionalmente preservação do meio ambiente por UNESCO, conhecido como São Paulo Cinturão Verde.

Horto Florestal

Fonte: es.wikipedia.org

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Locais Turísticos de Burkina Faso

UAGADUGU (OUAGADOUGOU), A CAPITAL PUBLICIDADE É a capital de Burkina Faso e foi fundada há mais de …

Hino Nacional de Burkina Faso

Une Nuit Seule PUBLICIDADE Une Nuit Seule (também conhecido como L’Hymne de la Victoire ou Ditanyè) …

Bandeira de Burkina Faso

PUBLICIDADE A Bandeira de Burkina Faso é formada por duas listras horizontais, de igual largura, sendo a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.