Breaking News
Home / Turismo / Instituto Butantan

Instituto Butantan

PUBLICIDADE

Instituto Butantan

Em 1898, uma equipe da Saúde, da qual participava Vital Brazil identificou um surto epidêmico de peste bubônica no porto de Santos que ameaçava alastrar-se.

A necessidade de soro levou o Estado a instalar a sua produção em local distante do centro da cidade, tendo sido escolhida a Fazenda Butantan. Em fevereiro de 1901 foi oficialmente criado o Instituto Serumtherapico, posteriormente Butantan.

Treze anos mais tarde, o Instituto ganhava prestígio e importância e sua ampliação era emergente. Inaugurou-se então, o Prédio Central do Instituto, o primeiro a ser construído para instalar propriamente muitos laboratórios.

Hoje, o Instituto Butantan é um centro de pesquisa biomédica, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, responsável pela produção de mais de 80% do total de soros e vacinas consumidas no Brasil.

Sua missão é desenvolver estudos e pesquisa básica na área de Biologia e de Biomedicina, relacionadas direta ou indiretamente, com a saúde pública. Um dos pontos turísticos mais visitados de São Paulo, o Butantan mantém 3 museus (Biológico, Histórico e Microbiológico) e um parque belíssimo.

O Museu Biológico caracteriza-se pelo caráter educativo e cultural, ensinando através dos animais vivos que abriga como serpentes, aranhas e escorpiões, lagartos e anfíbios. Já o Museu de Microbiologia faz parte do complexo científico do Instituto Butantan e está localizado em moderno prédio específicamente desenhado para abrigá-lo. Sua concepção original e inovadora proposta educacional o tornam um museu científico único e diferenciado, o primeiro do gênero na América Latina.

O Museu Histórico exibe, por sua vez, equipamentos, painéis e documentos históricos, bem como exposições temporárias de caráter técnico-histórico e cultural.

Fundado em 23 de fevereiro de 1901, como Instituto Serumtherapico, o Butantan abriga uma das maiores coleções de serpentes do mundo, laboratórios sofisticados e o mais moderno centro de produção de vacinas, soros e biofármacos da América Latina.

Serviço

INSTITUTO BUTANTAN
End.: Avenida Vital Brasil, 1500 – Butantã – Zona Oeste – São Paulo – (trem Hebraica Rebouças).
Tel.: (11) 3726-7222 – ramais 2206 ou 2155
E-mail: instituto@butantan.gov.br
Site: www.butantan.gov.br
Horário: De terça a domingo, das 9h às 16h20.
Preço: A visitação ao Instituto é gratuita e o custo para visitação aos museus é R$2.

Fonte: www.cidadedesaopaulo.com

Instituto Butantan

Instituto Butantan é um centro brasileiro de pesquisa biomédica filiado ao Estado de São Paulo Secretaria de Estado da Saúde. Ele está localizado perto do campus da Universidade de São Paulo.

História

O Instituto foi fundado pelo brasileiro médico e cientista biomédico Vital Brasil , em 1901, de acordo com o Instituto Pasteur de paradigma, ou seja, combinando na mesma instituição de pesquisa médica , a transferência dos resultados para a sociedade como produtos de saúde e auto-financiamento através deste actividade mais tarde. Sua fundação foi uma reação ao surto de peste bubônica na cidade de Santos.

É conhecido internacionalmente por sua pesquisa sobre venenosos animais; foi visitada por Theodore Roosevelt em 1912. Ele também é um produtor apoiado pelo Estado por várias vacinas contra muitas doenças infecciosas , como a raiva , a hepatite , botulismo , tétano, difteria , coqueluche e tuberculose , bem como polivalentes e monovalentes antivenenos contra as mordidas de cobras , lagartos , abelhas , escorpiões e aranhas (que, historicamente, foram desenvolvidos pela primeira vez no início do século 20 pelo Dr. Vital Brasil e seus colegas de trabalho).

Entre os ilustres cientistas do instituto foram bioquímicos Karl Slotta e Heinz Fraenkel-Conrat , pioneiros no estudo da progesterona, estriol, e uso médico de veneno, 1935-1948.

Um incêndio em 2010 destruiu o local de coleta, que manteve uma das maiores coleções de animais peçonhentos no mundo, compreendendo cerca de 80.000 espécies de serpentes, aranhas e 450 mil escorpiões. [ O nome do instituto vem de ” Butantã “, um bairro no oeste do” município de São Paulo “. ” Butantã “em si é um Tupi palavra que significa ” solo esmagado “.

Educação e Pesquisa

O Instituto desenvolve pesquisa biomédica básica e aplicada em muitas áreas, incluindo biologia molecular , imunologia e epidemiologia e tem um programa de treinamento em pesquisa de pós-graduação em colaboração com outras instituições, nas áreas de biotecnologia e infectologia .

Além de seus laboratórios de pesquisa, unidades de produção e biblioteca especializada, que opera um centro de criação de animais para a prestação de temas para pesquisa e produção de soros.

O Instituto Butantan também opera o “Hospital Vital Brasil”, um hospital especializado, que oferece tratamento gratuito para picadas de animais venenosos e mordidas.

O instituto também aceita doações de serpentes, artrópodes e outros animais capturados pelo público e por uma rede de centros colaboradores e indivíduos.

Os seguintes laboratórios de pesquisa fazem parte do Instituto Butantan:

– Artrópodes
– Herpetologia
– Biologia celular
– Imunogenética
– Imunopatologia
– Viral Immunology
– Imunoquímica
– Genética
– Dermatologia
– Fisiopatologia
– Bioquímica e Biofísica
– Farmacologia
– Microbiologia
– Parasitologia
– Biofármacos
– Aplicada Toxinologia
– Centro de Biotecnologia

Importantes cientistas brasileiros que trabalharam no Instituto Butantan são: Vital Brasil , Isaias Raw , Samuel Pessoa , Willy Beçak . O Instituto tem fortes laços de colaboração com o Instituto Pasteur , Paris , França, e com a Fundação Oswaldo Cruz , Rio de Janeiro.

Produção

O Instituto Butantan é o maior produtor na América Latina (e um dos maiores do mundo) de imunobiológicos e biofármacos. Em 2001, produziu cerca de 110 milhões de doses de vacinas e 300 mil frascos de soros hiperimunes.

O instituto é responsável pela produção de 90% das vacinas utilizadas no Brasil. O instituto muitos contém animais onde os pesquisadores ordenham cerca de mil cobras para seu veneno, que é usado para fazer antivenenos e para a investigação médica.

Instituto Butantan

Fonte: es.wikipedia.org

Veja também

Hino Nacional da República Democrática do Congo

Debout Congolais PUBLICIDADE Debout Congolais (Levanta congolês) é o hino nacional da República Democrática do …

Locais Turísticos da República Democrática do Congo

BRAZZAVILLE PUBLICIDADE É um lugar muito interessante, muito verde, com uma Basílica, Mercados e o …

República Democrática do Congo

PUBLICIDADE O território que hoje leva o nome de República Democrática do Congo tem sido habitada por …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.