Breaking News
Home / Turismo / Planetário do Carmo

Planetário do Carmo

PUBLICIDADE

Planetário do Carmo

Tem muita gente que gosta de ficar deitado olhando para o teto. Mas isso fica irresistível se esse teto é a projeção de estrelas ou a visão do Sistema Solar. No último mês de dezembro foi inaugurado o Planetário do Carmo, em São Paulo, cujo equipamento de altíssima tecnologia não tem similar na América do Sul. Somente a Europa e Nova Iorque têm o privilégio de desfrutar esse espetáculo único, que faz os visitantes realmente se sentirem perto do céu, do Sol e até das constelações do Zodíaco.

O aparato é semelhante ao que será instalado no Planetário do Ibirapuera, previsto para ser inaugurado no primeiro semestre de 2006. “Ali as pessoas podem ver qual é o lugar delas no universo. Uma concepção quase religiosa do ser humano.”, diz o secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Eduardo Jorge.

Iniciado em 2002, o planetário passou por quatro gestões antes de sua inauguração e custou R$ 11 milhões, patrocinados pela Telefônica. O projetor principal, o alemão Universarium Zeiss VII, adquirido em 1996, não foi colocado em uso.

Agora ele passou por uma atualização e reforma e foi instalado por técnicos alemães em julho deste ano. Os preparativos finais incluíram 74 projetores periféricos e treinamento de planetaristas, profissionais que serão os responsáveis pela operação do projetor principal, que fica no centro da cúpula de 20 metros de diâmetro.

O aparelho é composto por 32 lentes grandes, responsáveis pela projeção de estrelas e outras menores que mostram planetas e constelações.

A sala conta com 274 lugares, com cadeiras de diferentes inclinações, o que permite uma boa visão da cúpula a qualquer um. Futuramente os visitantes poderão observar o céu do lado de fora, mas isso depende da instalação de dois telescópios na parte externa, onde as pessoas, acompanhadas por astrônomos, poderão fazer observações noturnas.

Camila Brunelli

Fonte: www.cidadedesaopaulo.com

Veja também

Hino Nacional da República Democrática do Congo

Debout Congolais PUBLICIDADE Debout Congolais (Levanta congolês) é o hino nacional da República Democrática do …

Locais Turísticos da República Democrática do Congo

BRAZZAVILLE PUBLICIDADE É um lugar muito interessante, muito verde, com uma Basílica, Mercados e o …

República Democrática do Congo

PUBLICIDADE O território que hoje leva o nome de República Democrática do Congo tem sido habitada por …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.