Facebook do Portal São Francisco
Google+
+ circle
Home  Culinária Americana  Voltar

Culinária Americana

 

Culinária Americana

Viajar aos Estados Unidos, conhecer o país que possui a rede Mc Donald´s em praticamente em todas as capitais do Brasil, e que atrai muito o uso das refeições por parte dos fast food, principalmente em shoppings centers, assim como tem por hábito comer hamburguer, assim como batatas fritas com coca cola, marca registrada do americano.

Disto o Brasil tem muita influência em relação aos hábitos alimentares, principalmente por parte dos adolescentes, porém em Washington D.C. os turistas da mesma forma servem-se de todos os alimentos a base de fast food. Como também vão de encontro aos restaurantes da cidade, pois Washington D.C. é rico em sua gastronomia, com uma diversidade de pratos, principalmente estrangeiros, já que na capital americana encontram-se situadas as embaixadas e suas representações diplomáticas.

Sendo que os restaurantes para atender a demanda, dispõe em seus menus, seus cardápios os mais diferentes sabores da culinária que reflete um pouco de cada país. Por estar situado a apital americana, junto a costa leste, e voltada ao oceano atlântico, torna claro a presença de peixes, e frutos do mar, mariscos.

A procura por carnes assadas, filés, também faz parte dos pratos servidos nos restaurantes da capital americana, assim como é forte apresentça da cozinha internacional com preparados especiais de seus chefs, que recebem em seus restaurantes muitas autoridades do setor diplomático, políticos, que fazem parte do cenário local de Washington D.C.

Os turistas em estadia nos Estados Unidos, vão de encontro as comidas servidas junto aos fast food, devido ao tempo de idas e vindas de um ponto turístico a outro feitos através dos roteiros programados junto aos city tour, e tem nos shoppings, a área de alimentação para saborear delicosos pratos. Para quem deseja ir de encontro a um restaurante, para provar da culinária americana, saber dos pratos típicos, da cozinha que são preparados sejam as carnes assadas, assim como os filés, costela de porco assada, assim como carne de vaca assada.

Fonte: www.estadosunidostur.com.br

Culinária Americana

Qualquer pessoa de qualquer preferência culinária pode satisfazer plenamente o seu apetite nos Estados Unidos. Na gastronomia também é possível perciber a mistura étnica neste variado país.

Nas grandes cidades a cozinha rápida ou "fast food" é a nota predominante. Vive-se apressadamente, pelo que o desjejúm e o jantar convertem-se nas comidas principais do dia, enquanto o almoço é mais leve. Ovos com bacon, torradas, suco, frutas e café são costumeiros no começar do dia, de modo à poder aguentar o duro rítmo laboral. O almoço, porém, pode consistir em uma salada, um sanduiche ou hamburguer ou cachorro-quente, acompanhado de qualquer bebida com gás. Pois os norte americanos urbanos tem pouco tempo para comer, pelo que trata-se de repor forças minimamente para aguentar a jornada vespertina. É típica a imagen dos barracos nas ruas de cachorros-quentes aos que qualquer pessoa, desde executivos até donas de casa, acodem incessantemente na hora do meio dia. Também as cadeias de restaurantes de comida rápida, como hamburguers, sanduicherias ou pizzarias enchem até o topo durante o almoço. Chegando em casa à tarde, as coisas mudam. O jantar é a comida mais forte do dia e costuma consistir em um primeiro prato à base de salada ou pasta, carne ou peixe no segundo, e um doce bom na sobremesa acompanhado de um gigantesco copo de leite. Nos finais de semanas estes costumes mudam levemente, já que por acordar mais tarde um pouco, os norte-americanos unem o desjejúm com o almoço, criando o que eles chaman brunch. Consiste em crepes, tortas de nata e salmão com creme de queijo, entre outras alternativas.

Mas não desanime, você não tem que seguir esse regime de comidas. Numerosos restaurantes, a maior parte com horário continuado, abrem as portas para oferecer tudo que possa estimular seu apetite. Cozinha italiana, grega, francesa, alemã, chinesa, indiana, japonesa, russa e em alguns lugares, também espanhola. Poderá comer qualquer tipo de pasta italiana acompanhada do melhor café expresso, os melhores cogumelos chineses com bambu ou os famosos Dim Sum, menú chinês formado com recheados e outras porções de comida, salsichas de Munich acompanhadas da melhor cerveja, ou o ótimo caviar vermelho chegado diretamente da Russia. E se procurar mais um pouco, seguro que irá ser facil degustar uma boa paelha feita com o melhor azeite de oliva como nas praias de Valencia. Quanto à preço pode escolher entre uma grande oferta, desde preços astronômicos até os mais irrisórios. Procure fazer reserva com anticipação e lembre que se sobrar comida é normal que ponham ela em uma sacola (doggy-bags) para levar para casa, inclusive nos restaurantes de luxo.

Na zona oeste dos Estados Unidos comerá carnes excelentes. Extensos pastos para o gado fazem com que a qualidade da carne seja ótima embora a variedade na cozinha não seja muito rica. As costelas barbacoa começaram a ser exportadas como receita a outros países, consiste em costelas com um tempero especial, assadas devagar na barbacoa, como indica o seu nome. Poderá, além degustar excelentes bistecas, entrecotes ou filets mignon sempre acompanhados de batata doce cozida, fritas ou com diversos molhos. O frango à panela, especialidade dos estados de Indiana, Missouri e Ohio, é delicioso e se tem oportunidade não deixe de experiementar o bolo de creme agria, coberto de merengue Paso de Corinto, é uma maravilha e come-se frequentemente em Minnesota, Wisconsin e Indiana. Também pode encontrar peixe bom no arredores dos Grandes Lagos.

No leste, as possibilidades são infinitas, porém prevalece o marisco, sobre tudo na zona costeira, é muito fresco e bem preparado. Nesta região poderá encontrar qualquer especialidade latina como, por exemplo, comida cubana, leitão assado ou carangueijos mouros e degustá-la enquanto escuta os sons caribenhos de um grupo bom. Os restaurantes com espetáculo estão muito na moda; pode tratar-se de lugares onde você pode olhar como é o preparo da comida que você escolheu, ou restaurantes que são propriedade de estrelas do cinema onde os moços são o verdadeiro espetáculo - e pode ter a sorte de ver alguma personagem famosa -, ou então lugares acolhedores com TV gigante, onde poderá ver a seleção e jogo do seu país e corear os resultados com conterrâneos.

Na parte sul dos Estados Unidos, limite com o México, a influência da comida do país de Pancho Vila deixa-se sentir, sob a denominação de comida "Tex-Mex". O chile, verdadeiramente picante, acompanha muito bem as carnes vermelhas. Experimente os tacos ou os nachos, omeletes de milho recheadas de tudo o que possa imaginar, como carne, pimentão, tomate, cebola, queijo derretido, etc, acompanhados com diversos molhos. São uma delícia e lembre bem que devem ser comidas com as mãos. Experimente também o feijão cozido e frito com abundante chile. A comida mexicana costuma ser muito picante, assim tenha sempre ao alcance uma boa margarita, tequila e suco de limão gelado e com a orla do copo melada em sal. Pode resultar estranho, porém, é simplesmente deliciosa.

Fonte: www.rumbo.com.br

Culinária Americana

Não existe uma culinária nacional, original do país - a atual culinária norte-americana é altamente diversificada, variando de região a região, dependendo da população e da cultura da região.

Alimentos comuns do café da manhã (ou pequeno almoço) norte-americano são ovos batidos, bacon, panquecas, cereais e pães com pasta de amendoim, acompanhados com café ou suco, na maioria das vezes, de laranja. O almoço do norte-americano é leve - as razões são o pouco tempo disponível para almoço para os trabalhadores e estudantes. Um almoço pode ser simples ao ponto de ser constituído de apenas um único sanduíche, e só. O jantar é para a maioria das famílias norte-americanas o principal prato do dia.

Os Estados Unidos são o maior consumidor de café do mundo. Muitos norte-americanos tomam café logo pela manhã, e vários tomam café durante o trabalho. Além disso, o Estados Unidos também é o maior consumidor de refrigerantes do mundo.

Os Estados Unidos são famosos mundialmente pelas suas redes de fast-foods. Os norte-americanos almoçam muitas vezes em fast-foods, justamente por causa do pouco tempo disponível dos trabalhadores para almoço - bem por causa dos baixos preços dos produtos oferecidos.

Fonte: www.panoramainternacional.com

Culinária Americana

A culinária dos Estados Unidos da América é um conjunto adaptado de várias culinárias . Antes da chegada dos europeus a alimentação dos índios americanos se baseava em três ingredientes principais que até hoje são consumidos pelos norte-americanos em todo o país: milho, feijão e abóbora. Eles são encontrados na forma de Grits (de aveia), pão de milho e Hoppin John no sul, de Tortillas no sudoeste, de Feijões Cozidos e Succotash no nordeste e de Torta de Abóbora (Pumkin Pie) em todo o país na época do Thanksgiving ou Dia de Ação de Graças. Dos escravos africanos ficaram os churrascos e grelhados, as frituras e a utilização de legumes variados como acompanhamentos, além dos molhos condimentados.

Em cada região uma culinária.

No sul, a simplicidade dos pratos denuncia forte influência da gastronomia inglesa. No nordeste, a influência dos negros que trabalhavam nas produções de de algodão pode ser provada na Fried Ckicken ou Galinha Frita. Mais ao norte, na região das Carolinas (do Norte e do Sul), a base da alimentação é o arroz, presente no Hoppin John e no Charleston Red Rice. Na Lousiana existem duas cozinhas famosas, a Creoula e a Cajun, de influência francesa, com muitos pratos à base de arroz e de frutos do mar, e também de influência espanhola, africana e caribenha.

Mas nenhum povo influenciou tanto a culinária americana como os italianos, que começaram a chegar ao Novo Mundo em princípios do século XIX. A comida chinesa chegou com os primeiros operários de construção dos caminhos-de-ferro e nas últimas décadas do século passado houve um aumento considerável da popularidade da comida chinesa. Durante os anos 60 e 70 os asiáticos emigraram em massa para os EUA, levando com eles a sua culinária, cheia de sabores agridoces, salgados e picantes.

A culinária dos países latinos também ganhou seu espaço nos estados norte-americanos com a invasão dos imigrantes.A região da Califórnia foi das poucas a desenvolver a sua própria culinária, em grande parte devido a tentativa feita, naquela região, de impedir que se copiasse a culinária européia, prova do verdadeiro espírito patriótico. Ainda hoje, a culinária dita californiana, é sinônimo de utilização de alimentos da época e de produtos frescos.

Fonte: blig.ig.com.br

Culinária Americana

A culinária dos EUA nunca poderia ser caracterizada como um todo, dadas as divisões e variedade intrínsecas desta União de Estados.

Assim, se quisessemos descrever sumariamente esta culinária, duas palavras seriam as mais indicadas: regionalismo e diversidade.

Existe apenas uma verdade absoluta no que respeita à gastronomia americana, o fato desta refletir a origem daqueles que fundaram o país.

Assim, a culinária americana acaba por ser um conjunto (adaptado) de muitas culinárias mundiais.

A gastronomia americana é, de costa a costa, verdadeiramente deliciosa.

Muito antes dos europeus chegarem ao Novo Mundo, já a alimentação dos índios americanos se baseava em três ingredientes principais, que se mantêm um pouco por todo o lado até aos dias de hoje: milho, feijão e abóbora.

A sua importância mantem-se um pouco por todo o país, sob a forma de Grits (de aveia), pão de milho e Hoppin John no Sul, de Tortillas e Pinto Beans no Sudoeste, de Feijões Cozidos e Succotash no Nordeste, e da Tarte de Abóbora (Pumkin Pie) em todo o país por altura do Thanksgiving.

Muitas das mais duradouras influências foram trazidas pelos escravos africanos.É graças a eles que são hoje tão populares os churrascos e grelhados, os fritos e a utilização de legumes variados como acompanhamentos, além dos molhos condimentados.

As culinárias das diferentes regiões dos Estados Unidos foram verdadeiras adaptações dos hábitos alimentares dos países de origem dos imigrantes às condições geo-climáticas específicas de cada região dos EUA.

A simplicidade da culinária do Nordeste Americano reflete uma profunda influência da culinária inglesa, ao passo que no Sul se denota a presença das antigas colónias de negros, escravos que trabalhavam nas produções de algodão (um bom exemplo disso são a galinha frita (Fried Ckicken), os fumeiros da região da Virgínia ou mesmo o Bacon).

Mais a norte, na região das Carolinas (do Norte e do Sul), a base da alimentação é o arroz, presente no Hoppin John e no Charleston Red Rice.

No Lousiana existem duas cozinhas famosas, a Creoula e a Cajun, de influência francesa, com muitos pratos à base de arroz e de frutos do mar, e também de influência Espanhola, Africana e Caribenha, em virtude do seu percurso histórico.

No Sul dos EUA encontramos muitas influências da América Latina, sobretudo ao nível dos chilles, tortilhas, guacamoles e do uso indiscriminado de tomate na confecção de pratos culinários, o que também se verifica no Sudeste e Sudoeste.

Nestas zonas é também muito vulgar encontrar-se o porco e a carne de vaca, mas o uso deste tipo de ingredientes tem uma origem espanhola, e não dos povos nativos da América Latina.

Já no Centro-Oeste foi mais forte a influência alemã, que tornou, por exemplo, o Milwaukee, na capital nacional da cerveja.

Mas nenhum povo influenciou tanto a culinária americana como os italianos, que começaram a chegar ao Novo Mundo em princípios do século XIX.

Pizzas, Osso Buco, Minestronne, Pastas, são alguns dos pratos mais comuns em todo o país.

A comida chinesa chegou aos EUA com os primeiros operários de construção dos caminhos-de-ferro.

Como os chineses, por opção ou por obrigação, foram durante muito tempo separados da sociedade americana e mantidos em verdadeiros guettos, só nas últimas décadas se deu o boom da culinária chinesa no país, sobretudo através do aumento da popularidade das Chinatowns.

Durante os anos 60 e 70 os povos do Sudeste Asiático emigraram em massa para os EUA, levando com eles a sua culinária, cheia de sabores agres e doces, salgados e picantes.

A região da Califórnia foi das poucas a desenvolver a sua própria culinária, em grande parte devido à tentativa feita, naquela região, de impedir que se copiasse a culinária europeia, prova de verdadeiro espírito patriótico.

Ainda hoje, a culinária dita californiana, é sinónimo de utilização de alimentos da época e de produtos frescos.

Não poderíamos terminar sem fazer referência ao Fast Food, ainda hoje conotado com a alimentação tipicamente americana.

De fato, o American Way of Life, com o desenvolvimento de técnicas de congelação de alimentos, de microondas, e de todo um estilo de vida em que tempo é dinheiro, propiciou a proliferação deste tipo de alimentação.

Para terminar, o Comezainas gostaria de relembrar as palavras de um patriota americano anónimo: "o fato de não termos uma única culinária é sinal do quão democrata e etnicamente heterogêneo é o nosso povo, fato que, em última análise, nos torna grandiosos".

Fonte: comezainas.clix.pt

Culinária Americana

Cozinha Americana

Bolo creole de frutas (Estados Unidos)

Ingredientes

Massa

2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (café) de fermento em pó
1 e 1/4 de xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) mais 2 colheres (sopa) de manteiga
4 ovos

Recheio

7 e 1/2 xícaras (chá) de uvas-passas escuras
3 xícaras (chá) de uvas-passas brancas
100 g de ameixas picadas
100 g de laranja cristalizada picada
100 g de nozes picadas
400 g de açúcar mascavo
1 colher (chá) de canela em pó
1/2 colher (café) de noz-moscada
1/2 colher (café) de cravo em pó
1 pitada de sal
1 e 1/2 xícara (chá) de conhaque
1 e 1/2 xícara (chá) de uísque
gotas de baunilha a gosto

Cobertura

1 xícara (chá) de geléia de damasco
2 colheres (sopa) de água
nozes pecãs e laranjinhas kinkan para decorar

Modo de preparo

Misture os ingredientes do recheio e leve ao fogo baixo. Cozinhe por 15 minutos e deixe esfriar. Leve à geladeira até o dia seguinte em uma tigela tampada.

Massa

Bata a farinha, o fermento, o açúcar e a manteiga até formar um creme. Ponha os ovos, um a um, e bata bem a cada adição. Junte o recheio e mexa bem. Despeje em uma fôrma forrada com papel-manteiga untado e asse em forno baixo preaquecido.

Cobertura

Aqueça a geléia misturada com a água. Com a metade da geléia pincele a superfície do bolo. Disponha as nozes e as laranjinhas no bolo e pincele com a geléia restante.

Dica

Decore com damascos secos e nozes alternados.

Bolo Dundee

Ingredientes

575 g de passas, cortadas
100 g de cascas de citrinos, picadas
30 ml de rum escuro
225 g de manteiga sem sal, à temperatura ambiente
225 g de açúcar mascavado escuro
6 ovos
1 colher (chá) de compota de laranja
350 g de farinha sem fermento
2 colheres (chá) de fermento
100 g de amêndoas raladas
150 g de amêndoas sem pele
50 g de compota de alperce

Modo de Preparar

Comece por aquecer o forno a 160ºC . Forre duplamente uma forma redonda com 20 x 8 cm. Unte o papel com manteiga e polvilhe com farinha.

Misture as passas, as cascas de citrinos e o rum numa tigela de vidro e deixe macerar. Seguindo a técnica para preparar massas cremosas, bata a manteiga com o açúcar e incorpore, gradualmente, os ovos previamente batidos. Incorpore, em seguida, a compota de laranja.

Peneire a farinha com o fermento e 1/2 colher (chá) de sal, para dentro de uma tigela e misture a amêndoa ralada. Adicione os frutos embebidas em rum e envolva na farinha, usando uma colher de metal ou uma espátula de plástico. Incorpore esta mistura no preparado anterior, em três vezes, envolvendo até obter uma massa homogénea. Deite a massa na forma e alise-a delicadamente, com uma colher molhada. Decore com as amêndoas sem pele e leve a cozer, na zona intermédia do forno, durante 2 horas. Ao fim da primeira hora, cubra o bolo com papel, para. evitar que fique demasiado tostado. Deixe arrefecer sobre uma grelha, sem retirar o papel. Conserve o bolo num recipiente hermético, em local fresco, durante pelo menos 5 dias, para maturar.

Para servir, retire o papel e pincele a parte de cima do bolo com a compota de alperce (previamente diluída, ao fogo, com 1 colher de chá de água), para dar brilho.

SUGESTÃO

O tempo de cozedura de um bolo de frutas pode variar bastante, de acordo com a temperatura do seu forno.

Yorkshire Parkin

Ingredientes

100 g de melaço
100 g de manteiga sem sal
100 g de Golden Syrup (melaço de cana)
100 g de açúcar mascavo claro
150 ml de leite
50 g de farinha (ou farelo) de aveia, finamente moída
125 g de farinha
1 e 1/2 colher (chá) de gengibre
2 colheres (chá) de mistura de especiarias
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
2 ovos

Modo de Preparar

Aqueça o forno a 170º C (posições 2-3 do forno a gás). Forre uma forma quadrada com 18 cm de lado e 3,5 cm de profundidade.. Unte o papel com manteiga e polvilhe com farinha.
Seguindo a técnica para Derreter-e-ligar, junte num tacho o melaço, a manteiga, o golden syrup, o açúcar mascavado e o leite, e leve a lume brando. Retire do lume e deixe esfriar.

Peneire as farinhas, o gengibre, as especiarias e o bicarbonato de sódio para dentro de uma tigela grande. Adicione o preparado anterior e bata. Incorpore os ovos (um de cada vez), mexendo delicadamente até obter uma massa lisa.

Deite a massa na forma e leve ao forno durante 35 minutos, verifique a cozedura, usando a técnica do palito. Deixe o bolo arrefecer dentro da forma, cerca de 5 minutos.

Desenforme o bolo sobre uma grelha e deixe arrefecer com a crosta voltada para cima. Não retire o papel vegetal, para manter o bolo húmido até à altura de o servir, cortado em quadrados.

SUGESTÃO

Para obter um melhor resultado, coloque o bolo frio num recipiente hermético e deixe maturar, cerca de 2 dias, antes de servir. Este bolo é excelente para petiscar e dura, pelo menos, uma semana.

Abacate à Califórnia

Ingredientes

1 xícara de maionese de atum
1 colher (sopa) de salsinha picada
2 colheres (sopa) de cebola picada
½ colher (chá) de mostarda
Sal e pimenta-do-reino à gosto
4 abacates pequenos e firmes
4 azeitonas recheadas
1 lata de atum
1 cenoura

Modo de Preparar

Misturar o atum, a maionese, a cebola, a mostarda e a salsinha, temperar a gosto e reservar. Cortar os abacates pelo meio, retirando o caroço, com uma colher, tirar a polpa cuidadosamente, fatiar a polpa e colocar as fatias ao redor de taças largas de vidro, formando uma coroa. No centro, colocar a maionese de atum. Enfeitar com metades de azeitonas recheadas e tiras bem finas de cenoura crua.

Apple Pie (Torta de Maçã)

Ingredientes

Massa

2/3 xícaras de gordura vegetal
2 xícaras de farinha de trigo
¼ xícara de água
1 colher (chá) de sal

Recheio

1 colher (chá) de raspas da casca de limão
1 colher (sopa) de suco de limão
¼ colher (chá) de noz moscada
2 colheres (sopa) de manteiga
½ colher (chá) de canela
¼ xícara de farinha de trigo
½ xícara de açúcar
6 maçãs verdes
1 pitada de sal

Modo de Preparar

Para preparar a massa, colocar a farinha de trigo em um plano de trabalho e fazer um vulcão, salpicar com o sal e colocar sobre a farinha a gordura vegetal. Vá picando a gordura na farinha com uma faca até obter uma textura de areia. Acrescentar a água aos poucos, até a massa estar ligada. Evitar trabalhar a massa em excesso. Embrulhar em um plástico e levar à geladeira por 30 minutos. Descascar as maçãs e cortar em fatias finas.

Colocar em uma tigela e acrescentar o suco de limão, o açúcar, as raspas da casca de limão, a canela, a noz moscada, a farinha e uma pitada de sal, misturar bem. Abrir metade da massa e forrar uma assadeira para tortas (refratária) com 25 cm de diâmetro. Colocar o recheio de maçã. Abrir a outra metade da massa e cobrir a torta. Retirar o excesso de massa das bordas e fazer furinhos sobre a massa para permitir a saída do vapor.

Levar a torta ao forno preaquecido em médio e assar por cerca de 40 minutos, ou até que a torta esteja bem dourada. Servir morna com sorvete de baunilha ou com chantilly.

Arroz e Ervilhas

Ingredientes

2 xícaras (chá) de arroz parboilizado ou comum
1 xícara (chá) de ervilha fresca ou congelada
½ xícara (chá) de presunto picado
½ xícara (chá) de azeitonas pretas
¼ xícara (chá) de salsinha picada
5 xícaras (chá) de água
Azeite de oliva e vinagre a gosto
2 tomates sem sementes
2 pimentões vermelhos
Sal à gosto
1 pepino

Modo de Preparar

Cozinhar o arroz com água e sal, esfriar. Levar a ervilha ao fogo com água, ferver durante 10 minutos, escorrer e esfriar. Picar os tomates, os pepinos e os pimentões em cubinhos, misturar ao arroz frio. Juntar a ervilha, o presunto picado e a salsinha. Temperar a gosto com azeite e vinagre e enfeitar com azeitonas. Rendimento: 4 pessoas.

Assado à Moda Americana

Ingredientes

2 quilos de carne para assar de sua preferência
sal, pimenta e orégano a gosto
1 pote pequeno de azeitonas
1 lata de molho de tomate
2 cenouras médias
2 batatas médias
suco de 1 limão

Modo de Preparar

Temperar a carne com o sal, a pimenta, o orégano e o sulco de um limão. Cortar as cebolas, as cenouras, as batatas e as azeitonas em pedacinhos. Colocar a carne em um refratário e dispor os outros ingredientes já picados em volta.Colocar o molho de tomate por cima e cobrir com papel alumínio. Levar em forno 350º, por 45 minutos.

Banana Pie

Ingredientes

1 xícara de biscoito de chocolate moído
1 xícara (chá) de chocolate em barra
½ xícara (chá) de açúcar mascavo
1 xícara (chá) de creme de leite
½ xícara (chá) de nozes moída
½ xícara (chá) de açúcar
¼ xícara (chá) de rum
5 colheres (sopa) de água
1 envelope de gelatina sem cor e sem sabor
½ copo de suco de abacaxi
1 pitada de noz-moscada
100 gramas de manteiga
3 bananas
3 ovos

Modo de Preparar

Misturar o biscoito moído com as nozes, o açúcar branco e a manteiga. Depois de bem misturado, forrar o fundo e os lados de uma fôrma de abrir, assar durante 10 minutos. Bater as gemas com o açúcar mascavo, misturar as bananas esmagadas em purê e temperadas com a noz-moscada e o rum. Colocar a gelatina num prato e umedecer com água fria, ferver o suco de abacaxi e dissolver a gelatina; adicionar à banana. Bater as claras em neve firme e misturar com o creme de leite, juntar delicadamente à mistura de bananas. Cobrir a massa de biscoitos com este recheio e polvilhar com o chocolate ralado. Levar à geladeira por 4 horas.

Batata Assada

Ingredientes

2 colheres (sopa) de óleo de milho (ou outro)
4 batatas grandes
Sal à gosto

Molho

2 colheres (sopa) de cebolinha verde picada
2 colheres (sopa) de hortelã fresca picada
2 colheres (sopa) de salsinha picada
1 colher (chá) de páprica
1 copo de iogurte natural
Sal à gosto

Modo de Preparar

Lavar bem as batatas com uma escova, secar com papel de cozinha. Pincelar todas as batatas com óleo e polvilhar sal, enrolar em papel laminado e levar ao forno quente por 40 minutos. Espetar com um palito para ver se estão macias. Retirar do forno e servir com molho de iogurte e ervas.

Molho

Misturar ao iogurte as ervas, a páprica e o sal. Servir sobre as batatas.

Batata-Doce no Whisky

Ingredientes

2 colheres (sopa) de suco de limão
2 colheres (sopa) de whisky
½ xícara (chá) de açúcar mascavo
¼ xícara (chá) de manteiga
½ xícara (chá) de água
4 batatas-doce

Modo de Preparar

Descascar e cortar as batatas em tiras e colocá-las em molho na água enquanto não utlizar. Numa caçarola grande, colocar a manteiga, o açúcar e o suco de limão, esquentar até o açúcar dissolver. Espalhar a batata-doce e colocar a água, cozinhar em fogo brando até a batata ficar macia e dourada pelo açúcar. Regar com o whisky e servir com carne grelhada.

Bifes com Páprica

Ingredientes

2 colheres (sopa) de extrato de tomate
2 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de páprica
1 colher (sopa) de tomilho
½ xícara (chá) de cogumelos picados
½ xícara (chá) de cebola picada
1 xícara (chá) de creme de leite
1 xícara (chá) de água
8 bifes de patinho ou contra-filé
Sal e pimenta-do-reino à gosto
1 tablete de caldo de carne
8 tirinhas finas de cenoura
8 tirinhas finas de salsão

Modo de Preparar

Temperar os bifes com sal, pimenta e tomilho, rechear com uma tirinha de cenoura e outra de salsão, enrolar e prender com um palito. Dourar os bifes na manteiga, juntar a cebola e refogar. Adicionar os cogumelos cortados em lâminas finas, o caldo de carne, a água, o extrato de tomate e a páprica, cozinhar em fogo médio durante 20 minutos. Se necessário, colocar mais água. Misturar o creme de leite, deixar esquentar bem, mas sem ferver. Servir em seguida.

Bolo de Frutas

Ingredientes

1 colher (chá) de casca de laranja ralada
1 colher (sopa) de fermento em pó
2 colheres (sopa) de glaçúcar
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
½ xícara (chá) de manteiga
1 xícara (chá) de açúcar
1 copo de iogurte natural
100 gramas de figo seco
100 gramas de uva passa
3 ovos

Modo de Preparar

Bater a manteiga com o açúcar, juntar as gemas uma a uma sem parar de bater. Colocar a casca de laranja, a farinha de trigo, o fermento e o iogurte e bater até levantar bolhas na massa. Juntar os figos picados (reservando alguns para decorar), as passas e as claras batidas em neve firme misturando delicadamente com uma colher, em movimentos de baixo para cima. Levar ao forno médio em fôrma untada com buraco no meio por 30 minutos. Espetar um palito na massa, se sair limpo, o bolo está assado. Esfriar e virar sobre um prato de vidro. Polvilhar glaçúcar e enfeitar com fugos secos.

Caesar Dressing

Ingredientes

2 colheres (sopa) de suco de limão
2 colheres (sopa) de maionese
2 colheres (sopa) de água
6 filés de anchovas picados sem o óleo
2 dentes de alho picados
azeite
sal

Modo de Preparar

Bater no liquidificador o alho, as anchovas, o suco de limão, a maionese e o sal. Com o motor girando, adicionar o óleo em fio, até emulsificar. Juntar a água e bater bem. Servir sobre a salada. Além desses ingredientes, podem ser adicionados outros temperos, como molho worcestershire, ovos, cebolinhas, ervas, etc.

Camarão à New Orleans

Ingredientes

2 colheres (sopa) de extrato de tomate
2 colheres (sopa) de salsinha picada
1 xícara (chá) de tomilho
½ xícara (chá) de cebolinha picada
½ xícara (chá) de salsão picado
½ xícara (chá) de manteiga
2 xícaras (chá) de arroz
5 xícaras (chá) de água
100 gramas de camarão limpo
2 tomates sem sementes
sal e pimenta a gosto
2 dentes de alho

Modo de Preparar

Refogar na manteiga a cebola e o alho picados. Juntar o salsão os camarões, os tomates, o sal, a pimenta, o tomilho, a cebolinha, o extrato de tomate e água. Ferver durante 10 minutos. Acrescentar o arroz e cozinhar em fogo baixo, durante 15 minutos. Colocar um pouco mais de água, se necessário. Verificar se o arroz está no ponto e servir polvilhado com salsinha picada.

Camarão com Laranja

Ingredientes

2 colheres (sopa) de suco de limão
2 xícaras (chá) de abacaxi picado
1 xícara (chá) de creme de leite
½ xícara (chá) de ketchup
½ xícara (chá) de maionese de limão
24 camarões miúdos limpos
Sal e pimenta à gosto
4 folhas de alface
4 laranjas-lima

Modo de Preparar

Ferver os camarões com água e sal até ficarem rosados, escorrer, esfriar, regar com o suco de limão e reservar. Descascar, tirar as sementes e picar as laranjas em pedaços pequenos, juntar com o abacaxi e reservar.

Molho

Misturar o creme de leite com o ketchup e a maionese, retificar o sal e a pimenta e reservar. Picar o alface e colocar no fundo de 4 taças largas de vidro. Distribuir as frutas sobre o alface e 6 camarões em cada taça. Cobrir com o molho e servir gelado.

Carne Recheada

Ingredientes

½ xícara (chá) de queijo cheddar picado
½ xícara (chá) de salsão picado
¼ xícara (chá) de cebola picada
1 xícara (chá) de água
2 colheres (sopa) de óleo de soja
1 colher (chá) de manjerona
1 colher (chá) de tomilho
1 quilo de fraldinha ou coxão duro
Sal e pimenta-do-reino à gosto
2 fatias finas de toucinho

Modo de Preparar

Abrir a carne com uma faca para ficar fina, tipo bife, temperar com sal e pimenta e reservar. Misturar o salsão, a cebola e o queijo, colocar no meio da carne e enrolar como rocambole. Esfregar as ervas e cobrir com fatias de toucinho, amarrar com um barbante bem firme. Esquentar o óleo e dourar a carne de todos os lados, colocar a água e cozinhar durante uma hora ou mais até a carne ficar bem macia. Se necessário, acrescentar sempre um pouco de água. Servir em fatias.

Carneiro com Laranja

Ingredientes

1 colher (sopa) de licor cointreau
3 colheres (sopa) de manteiga
4 colheres (sopa) de açúcar
Sal e pimenta-do-reino à gosto
8 bistequinhas de carneiro
½ copo de água
3 laranjas

Modo de Preparar

Cortar 2 laranjas em rodelas finas e cozinhar com o açúcar e a água durante 30 minutos, reservar. Temperar as bistecas de carneiro com sal, pimenta, cointreau e casca ralada de 1 laranja, dourar na manteiga. Misturar a laranja cozida e ferver em fogo baixo durante 10 minutos. Servir com rodelas de laranja fresca.

Cesar's Salad

Ingredientes

1 xícara (chá) de croutons (pão cortado em cubinhos temperados com azeite, sal e orégano e torrados)
¼ xícara (chá) de queijo parmesão ralado
½ xícara (chá) de azeite
4 colheres (sopa) de suco de limão
1 colher (sopa) de molho inglês
50 gramas de filés de anchovas
1 alface tipo americana
1 molho de agrião
3 tomates fatiados
1 dente de alho
sal

Modo de Preparar

Cortar o alho em pedaços e deixar por 20 minutos no azeite. Depois bater com as anchovas, o queijo, o suco do limão, o molho inglês e o sal. Misturar a alface com as folhas de agrião, colocar por cima as rodelas de tomate e despejar o molho preparado anteriormente. Salpicar com os croutons.

Cheesecake

Ingredientes

Massa

200 gramas de biscoito maisena
1 tablete de manteiga

Recheio

1 e ½ (chá) de creme de leite fresco batido com ½ (chá) de açúcar
2 (sopa) de leite
3 folhas de gelatina sem sabor dissolvida conforme as instruções da embalagem
500 gramas de ricota peneirada

Cobertura

2 folhas de gelatina sem sabor dissolvida conforme as instruções da embalagem
½ pote de geléia de amora ou framboesa

Modo de Preparar

Massa

Triturar o biscoito, colocar em uma tigela e acrescentar manteiga aos poucos até obter uma massa lisa e homogênea. Forrar o fundo e as laterais de uma fôrma de fundo removível de 23cm de diâmetro, apertando com as mãos. Levar ao forno médio, preaquecido, por 10 minutos. Retirar do forno e deixar esfriar.

Recheio

Misturar ricota com leite, mexendo bem até que tudo esteja incorporado. Juntar a gelatina e acrescentar o creme de leite batido com o açúcar. Rechear a torta e levar para gelar por 3 horas ou até firmar bem.

Cobertura

Aquecer a geléia e deixar amornar, juntar à gelatina, misturar e espalhar sobre a superfície do recheio. Levar novamente à geladeira por mais 1 hora ou até o momento de servir.

Dicas

Utilizar geléia de sua preferência ou frutas frescas acrescidas à gelatina. A quantidade de biscoito e manteiga é suficiente para distribuir de maneira uniforme nessa fôrma de 23cm de diâmetro.

Chicken Pie

Ingredientes

2 colheres (sopa) de cheiro verde picado
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sobremesa) de leite
4 colheres (sopa) de manteiga
1 xícara (chá) de cogumelo pequeno
1 xícara (chá) de ervilha fresca
1 xícara (chá) de creme de leite
1 quilo e 800 gramas de frango sem pele e osso e em pedaços de 3 cm
1 batata pequena sem casca e em cubos
1 alho poró grande lavado e picado
1 cebola grande picada
2 cenouras em rodelas e cubos
1 talo de salsão picado
2 cubos de caldo de galinha
1 pitada de noz-moscada
Pimenta-do-reino
Sal

Massa

1 xícara (chá) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de água
1 tablete de manteiga
1 pitada de sal

Modo de Preparar

Levar ao fogo alto o frango, a cebola, a cenora em rodelas, o salsão, o cheiro verde e o caldo de galinha, acrescentar água até cobrir e deixar levantar fervura. Quando ferver, abaixe o fogo e deixar cozinhar com a panela semi-tampada por 40 minutos ou até que o frango esteja macio. Retirar do fogo e deixar esfriar, coar o caldo do cozimento e reservar.

Massa

Misturar farinha e sal, juntar a manteiga e trabalhar a massa até ficar quebradiça. Juntar água até obter uma massa lisa e homogênea, cobrir e levar à geladeira por 1 hora. Derreter 2 colheres (sopa) de manteiga e dourar o cogumelo. Levar ao fogo o alho-poró com 1 xícara de chá do cozimento do cozido e deixar ferver; acrescentar a cenoura em cubos e cozinhar em fogo médio com a panela destampada por 5 minutos. Coar e reservar. Derreter o restante da manteiga e misturar a farinha, mexendo sempre, juntar o líquido do cozimento do cozido e deixar ferver. Acrescentar creme de leite, noz-moscada, sal, pimenta e deixar esfriar; juntar o frango, os vegetais, o cogumelo e a ervilha. Despejar em um refratário redondo de 25cm de diâmetro e 5cm de profundidade, untado. Retirar a massa da geladeira e abrir sobre uma superfície enfarinhada, cobrir o refratário, pressionando as bordas para formar "pregas". Pincele a superfície com leite e fazer furos em toda a massa. Levar ao forno médio (180ºC), preaquecido, por 25 minutos ou até dourar.

Dica

Ao cobrir o refratário com a massa, dobrar e pressionar bem nas bordas para ela não desprender e cair sobre o recheio. É importante não deixar o recheio entrar em contato com a massa.

Codornas com Pétalas de Rosas

Ingredientes

2 colheres (sopa) de fécula de milho
2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de anis
2 colheres(sopa) de mel
2 gotas de essência de rosas
12 rosas vermelhas
12 castanhas
1 flor de cacto
6 codornas
2 alhos

Modo de Preparar

Desprender as pétalas de rosa e reservar. Temperar as codornas com pimenta e sal a gosto e dourá-las na manteiga. Moer as pétalas juntamente com o anis em um pilão. Dourar as castanhas e depois de descascá-las, cozê-las em água e preparar um purê. Picar os alhos bem fininhos e fritá-los na manteiga. Acrescentar a eles o purê de castanhas, o mel, a flor de cactos, as pétalas no anis e sal a gosto. Para que esse molho fique mais espesso, pode-se acrescentar duas colheres de fécula de milho. Por último, passar tudo em uma peneira e acrescentar apenas duas gotas de essência de rosas. Quando estiver no ponto, retirar do fogo. As codornas então são submersas nesse molho por dez minutos e retiradas. Colocar as codornas em uma travessa decorada com uma rosa inteira ao centro e pétalas dos lados ou podem ser servidas em pratos individuais acompanhadas do molho.

Contra-Filé na Cerveja

Ingredientes

1 colher (sopa) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (chá) de vinagre
½ colher (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de cerveja clara
1 quilo de contra-filé sem gordura
Sal e pimenta à gosto
1 cebola picada
1 dente de alho

Modo de Preparar

Temperar a carne com sal, pimenta, alho socado e vinagre, deixar marinar durante 1 hora. Polvilhar farinha de trigo e dourar na manteiga, de todos os lados. Adicionar a cebola e refogar, colocar o açúcar e deixar dourar. Juntar a cerveja e ferver em fogo baixo durante 30 minutos. Se secar muito, colocar um pouco de água.

Creme de Batatas

Ingredientes

4 colheres (sopa) de salsinha picada
1 colher (sopa) de suco de limão
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (chá) de páprica
½ xícara (chá) de salsão
2 tomates sem pele e sem sementes
2 tabletes de caldo de galinha
1 salsichão pequeno vermelho
4 batatas grandes
2 litros de água
Sal à gosto

Modo de Preparar

Descascar as batatas e cozinhar na água juntamente com a cebola, o tomate, o salsão picados e passar no liquidificador. Volte ao fogo e juntar o caldo de galinha, o salsichão picado em cubinhos e a páprica, adicionar um pouco de sal e deixar ferver durante 10 minutos. Regar com o suco de limão, colocar a manteiga e servir salpicada com salsinha picada.

Despedida em Las Vegas

Ingredientes

Temperos à gosto (sal, páprica doce, páprica picante, orégano, cominho etc.)
manteiga ou margarina à gosto
whisky americano à gosto
vinho branco à gosto
peito de frango

Risoto Americano

Caldo em pó do sabor que preferir (ou carne, ou frango, ou peixe, ou bacon, etc)
brócolis e couve flor picados (cozidos al dente)
vinho branco à gosto
creme de leite
arroz cozido

Modo de Preparar

Frango

Temperar o peito de frango com sal, os outros temperos à gosto, e wisky americano. Deixar o frango descansar por cerca de 2 horas e, em seguida, grelhe-os. Reservar. Numa frigideira, derreter a margarina. Juntar vinho branco e temperos (ervas) à gosto. Colocar o peito reservado nesse molho, adicionar molho de pimenta e wisky americano. Fritar rapidamente, até o molho reduzir um pouco. Retirar do fogo e reservar (mantendo aquecido).

Risoto

Numa frigideira, colocar o arroz cozido. Adicionar um pouco de vinho branco e creme de leite. Misturar rapidamente. Temperar com caldo em pó. Adicionar o brócolis e a couve flor. Misturar bem e rápido, tomando cuidado para não queimar o arroz. Colocar num prato, acompanhando o frango.

Dica

Pode-se trocar o brócolis e a couve-flor por qualquer tipo de vegetal.

Doughnuts

Ingredientes

3 e 1/3 xícara (chá) de farinha de trigo
¾ xícara (chá) de leite de vaca
1 xícara (chá) de açúcar
2 colher (sopa) de gordura vegetal
¼ colher (chá) de noz moscada
3 colheres (chá) de fermento
½ colher (chá) de canela
¾ colher (chá) de sal
2 ovos

Modo de Preparar

Colocar no recipiente da batedeira, 1 e ½ xícaras (chá) de farinha de trigo e adicionar os outros ingredientes. Bater por 30 segundos em velocidade lenta. Bater mais 2 minutos em velocidade média. Adicionar o restante da farinha e bater mais um pouco. Colocar esta massa em um mármore enfarinhado. Com um rolo espalhar a massa e cortar os doughnuts com um cortador especial. Aquecer o óleo em uma caçarola funda, quando estiver bem quente colocar os doughnuts um a um. Quando dourar virar o lado.Retirar do fogo e colocar em um papel absorvente. Polvilhar com açúcar e canela.

Eggs Benedict

Ingredientes

1 xícara (chá) de manteiga derretida
1 colher (chá) de vinagre branco
3 colheres (sopa) de suco de limão
1 colher (sopa) de água
¼ colher (chá) de sal
8 fatias de pão de forma torrados levemente
5 gotas de molho Worcestershire
manteiga para passar nos pães
1 pitada de pimenta branca
8 fatias de bacon
4 gemas de ovos
8 ovos

Modo de Preparar

Preparar um molho holandês: Colocar uma panela em banho-maria, em fogo brando. Colocar as gemas de ovos, o suco de limão, a pimenta, o Worcestershire e a colher de água. Bater bem com o batedor de arame, juntar a manteiga derretida, sempre batendo, sem parar, até formar-se um creme com a consistência de uma maionese. Temperar com sal e remova do fogo. Fritar as fatias de bacon até que estejam douradas e sequinhas. Fazer os ovos pochê: colocar água, vinagre e sal numa panela e quebrar os ovos um a um, cozinhando-os na água, de 1 a 3 minutos, dependendo de como preferi-los. As gemas precisam estar molhadinhas, ainda, no centro. Retirar da panela com uma escumadeira. Colocar as fatias de pão na torradeira e fazer torradas alouradas. Ou dê essa dourada numa frigideira, no fogão. Passar manteiga nas torradas, cobrir cada uma com uma fatia de bacon. Colocar o ovo em cima, borrife com o molho holandês. Se quiser, salpicar cebolinha picada. Servir imediatamente. A porção normal é dois ovos por pessoa.

Forma de Carne

Ingredientes

2 colheres (sopa) de cebolinha verde picada
2 colheres (sopa) de salsinha picada
1 colher (sopa) de suco de limão
1 colher (chá) de tomilho
½ xícara (chá) de cebola picadinha
½ xícara (chá) de farinha de rosca
Sal e pimenta-do-reino à gosto
½ quilo de carne de porco moída
½ quilo de carne de boi moída
1 pimentão verde picado
2 fatias de bacon
Catchup a gosto
1 dente de alho
1 ovo

Modo de Preparar

Misturar as carnes com o ovo, a cebola, o suco de limão, o alho picado, a salsinha, a cebolinha, o tomilho, o pimentão, o sal, a pimenta e a farinha de rosca, amassando com a mão para ligar bem. Untar uma fôrma para bolo inglês, colocar a carne, comprimindo bem. Cobrir com o bacon e assar em forno médio durante 1 hora. Servir em fatias com ketchup.

Gelado de Frutas

Ingredientes

½ colher (sopa) de suco de limão
½ xícara (chá) de leite condensado
1 xícara (chá) de água
½ xícara (chá) de açúcar
1 mamão papaia
2 claras
1 manga

Modo de Preparar

Levar água e açúcar ao fogo, ferver até ficar uma calda grossa em ponto de fio. Bater as claras em neve firme e acrescentar 1 colher de açúcar, deixar a batedeira ligada e virar a calda aos poucos sobre as claras, batendo sem parar até ficar um merengue encorpado. Reservar. Descascar a manga e bater no liquidificador. Retirar a polpa do mamão papaia e bater no liquidificador com o leite condensado. Juntar às frutas batidas o suco de limão, adicionar ao merengue. Misturar bem e levar ao congelador. Uma hora depois, bater novamente na batedeira. Retornar ao congelador por mais 2 horas. Retirar meia hora antes de servir, deixando na geladeira.

Gin Sour

Ingredientes

2 doses de suco de limão ou lima
1 pedaço de casca de laranja
1 dose de licor cointreau
5 doses de gim
Cubos de gelo

Modo de Preparar

Colocar as bebidas na coqueteleira, juntamente com cubos de gelo picado, agitar durante 1 minuto. Virar em taças para coquetel, enfeitando com uma casca de laranja torcida.

Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal