Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Culinária Romena  Voltar

Culinária Romena

 

Culinária Romena

culinária romena foi profundamente influenciada pelos povos que, ao longo da história, povoaram o território, dos quais se destacam os povos nómadas de origem caucasiana, os húngaros e ainda os alemães.

Uma vez que a Romênia esteve sob dominação turca durante muitos anos, subsistem na sua culinária inúmeros pratos de origem turca, como a Moussaka (também usada na Grécia), o Sarmale, o Baklava, o Halva, ou o Rahat.

De menor importância, mas ainda assim presentes, são as influências das culinárias grega, eslava e francesa.

A Romênia é um país predominantemente agrícola, onde a indústria se começou a desenvolver há apenas 25 anos.

O milho foi sempre uma das referências em termos de produções agrícolas, daí que, de entre os pratos mais conhecidos na Romênia se salientem a Polenta e a Mamaliga (puré de milho com salada e vinagre).

Para os Romenos, uma refeição sem sopa é simplesmente inconcebível, e é mais incompreensível ainda se, para acompanhar a sopa, não for servido pão.

Como pratos mais conhecidos, temos, por exemplo, Carnatzlach (com enchidos de carne), Ciorba de Pui (sopa acre com galinha), Honey Tarts (tortas de mel), Blintzes de pão romeno, Ciorba Romena (sopa tradicional), Cozonac, Pão Doce de Fermento e ainda Salada de Beringelas.

Fonte: comezainas.clix.pt

Culinária Romena

A gastronomia da Romênia , a cozinha deste país, está muito ligada à cozinha da Europa Oriental. O número de pessoas que passaram por aqui não deixaram só a cultura, também deixaram uma grande variedade de pratos a sua escolha para quem gosta da cozinha Balcânica, a cozinha da Europa Oriental. Sérvia, Alemanha, Eslovénia, Hungria, Bulgária ... são países cujas raízes culinárias passaram por estas terras.

Na Romênia , em restaurantes no país, não terá nenhuma dificuldade para encontrar sopas, um dos pratos favoritos neste país e em seguida, a carne de porco ou carne de vaca que são muito tradicionais, assim como os legumes. As frutas, as ameixas são muito tradicionais. Também os pratos de cereais são muito tradicionais nesta região.

Se vai comer na Romênia e quer desfrutar de um restaurante local e cozinha tradicional romena , saiba que irá encontrar tudo imaginável possível, pratos tradicionais, como carne de porco, preparados de diversas formas, bem como a carne de vaca. O peixe também é um ingrediente básico importante, mas sem carne de vaca ou peixe, a carne de porco alcança popularidade. Além disso, o cordeiro é um prato muito utilizado na culinária romena .

Como acompanhamento, tem os queijos da região da Romênia , da região da Dacia que também são destacados, são queijos de leite de ovelha em sua grande maioria, a qual deve ser acrescentada uma impressionante lista de sobremesas, que incluem doces, Donuts, as panquecas, tortas ou waffles, tudo certo para o agradar.

Para beber, a cozinha Romena tem sempre um bom vinho local para acompanhar a comida , assim como a cerveja romena.

Por outro lado, não devemos esquecer que a cozinha romena não é a única que poderá desfrutar das suas férias na Romênia , as grandes cidades e destinos turísticos, tais como Bucareste, Brasov, ou Constança e as cidades turísticas do Mar Negro, têm restaurantes importados de outros lugares, cozinhas importadas, como a cozinha italiana (as massas e pizzas), a cozinha grega, a cozinha alemã, cozinha britânica, e naturalmente a cozinha dos Balcãs chegada de muitos dos países da Europa Oriental.

Fonte: rumania.costasur.com

Culinária Romena

Ciorba de perisoare

 Ingredientes 

1 kg de carne de porco ou de vaca moída (você pode também usar uma mistura das duas)
1 cebola finamente picada ou ralada
1/2 xícara de arroz integral cozido
1 ovo caipira inteiro
dill e salsinha frescos picados à gosto (sugiro uma colher de sopa de cada um)
sal e pimenta do reino à gosto

 Modo de Preparar 

Enrole bolinhos com cerca de 2 cm de diâmetro (tipo almôndegas), passe na farinha (branca ou integral, já preparei com uma e com outra e dos dois jeitos ficou bom) e reserve.

Encha uma panela com 3 xícaras de caldo de carne caseiro e 3 xícaras de água filtrada. Acrescente a esta panela os seguintes ingredintes:
2 cenouras descascadas e picadas em cubinhos
1 aipo (celery root) picado

Quando os legumes estiverem macios, acrescente 1 xícara de arroz integral previamente deixado de molho e escorrido.
Quando o arroz estiver cozido, acrecente os bolinhos de carne um a um. Deixe os bolinhos cozinharem no caldo. Adicione 1 tomate picado, 1/2 xícara de cebolinhas picadas, 1/2 xícara de salsinha picada e folhas de salsão (se você tiver).

Tempere com o suco de 1 limão ou uma colher de sopa de sauerkraut (chucrute/conserva de repolho – logo passo a minha receita aqui no site) (ou os dois juntos). Cozinhe por mais 5 minutos

Esta sopa pode ser reaquecida na refeição seguinte – os sabores estarão mais “curtidos” e ela provavelmente estará ainda mais saborosa!

A sopa pode ser engrossada no momento de servir com 1 ou duas gemas de ovo ou uma ou 2 colheres de sopa de creme de leite fresco – isso diz a receita, mas eu nunca fiz e nunca achei necessário. A farinha dos bolinhos engrossa o suficiente.

Mamaliga com queijo

 Ingredientes 

2 xícaras ou 3.50 g de farinha fina de milho;
6 xícaras de leite frio;
100 g de manteiga;
500 g de queijo ricota fresco ou cream cheese;
Sal;
Creme de leite (opcional) para servir

 Modo de Preparar 

Misturar a farinha de milho com metade do leite frio para evitar a formação de grânulos. Aos poucos juntar o restante do leite e levar ao fogo, mexendo vigorosamente com uma colher de pau.

Sem parar de mexer em fogo muito lento, aguardar o líquido ser absorvido e começar a se formar uma pasta mais grossa nos lados da panela.

Retirar a panela do fogo, adicionar o sal, a manteiga e o queijo e colocar num recipiente untado no forno para ser servido muito quente. Pode-se colocar por cima de cada porção servida uma colherada de creme de leite.

 Rendimento 

6 Porções

Mamaliga

 Ingredientes 

7 xícaras (chá) de água
2 xícaras (chá) de fubá500 g de queijo fresco e ralado no ralo grosso
Creme de leite
Manteiga

 Modo de Preparar 

Ferva 5 xícaras de água numa panela. Enquanto isso, dissolva o fubá numa vasilha com as 2 xícaras de água restantes. Depois, adicione essa mistura à água fervente, mexa bem para não empelotar e deixe cozinhando em fogo lento, pelo menos, por 1 hora. Durante esse tempo, continue mexendo a polenta para não grudar na panela. Depois, unte uma assadeira com manteiga, coloque metade da polenta e o queijo ralado. Regue com pedaços de manteiga e creme de leite. Adicione o restante da polenta e salpique um pouco mais de queijo, manteiga e creme de leite. Leve ao forno para gratinar.

 Rendimento 

10 Porções

Carnatzlach

 Ingredientes 

1kg de acém moído
2 cebolas picadas
2 colheres de sopa de óleo
2 talos de salsão picado
1/2 pimenta picada
Sal
2 ovos batidos

 Modo de Preparar 

Aqueça o óleo e doure metade da cebola até escurecer.

Retire do fogo e misture a outra metade da cebola ainda crua e a carne, o salsão e a pimenta.

Tempere com sal e moa bem, passando pelo menos, duas vezes pela máquina.

Junte os ovos, misture e faça croquetes pequenos.

Arrume os croquetes nos espetos e coloque-os em uma grelha baixa.

Deixe assar até que ficar ligeiramente queimado por fora e mal-passado por dentro.

Carnatzlach

 Ingredientes 

1 kg de patinho moído(s)
1 unidade(s) de cebola
2 talo(s) de salsão
quanto baste de pimenta malagueta
1 colher(es) (chá) de sal
quanto baste de pimenta-do-reino preta
2 unidade(s) de ovo

 Modo de Preparar 

Passe a carne na máquina duas vezes. Deixe descansar numa peneira por meia hora, para que solte o líquido. Moa também os legumes e junte todos os ingredientes. Faça croquetes bem pequenos e asse em forno bem quente ou, se tiver, numa churrasqueira de carvão, até que fiquem dourados. Obs: Esta é uma receita judaica que é servida em ocasiões especiais e, principalmente, no Pessach, a Páscoa Judaica.

Carnatzlach de Pessach

 Ingredientes 

1 quilo de carne moída
1 cebola grande
2 talos de salsão
1 pitada de pimenta malagueta
1 colher de chá de sal
1 pitada de pimenta
2 ovos

 Modo de Preparar 

 1. Passe a carne na máquina duas vezes.

 2. Moa também os legumes e junte todos os ingredientes.

 3. Faça croquetes bem pequenos e asse em forno bem quente ou, se tiver, numa churrasqueira de carvão, até que fiquem dourados.

Cozonac de noz

 Ingredientes 

1kg de farinha
300g açúcar
200g de manteiga
8 colheres (de sopa) de óleo
50g de fermento em pó
½ litro de leite
1 colher (de chá) de sal
8 ovos
Miolo de noz moído q. b.
Essência de rum
Especiarias (casca de limão ralada, açúcar baunilhado)

 Modo de Preparar 

 Preparação da massa 

 1. Misturam-se 200ml de leite a ferver com 250 de g de farinha e deitam-se sobre a farinha.

 2. Mistura-se com uma colher de pau e amassa-se um pouco com a mão para não formar grumos.

 3. O fermento em pó mistura-se com uma colher (de chá) de açúcar e um pouco de leite amornado e deixa-se crescer, depois deita-se sobre a farinha.

 4. As gemas dos 8 ovos misturam-se com o açúcar e o restante leite, acrescentando-se o sal e o óleo. O óleo deita-se aos poucos, como se fosse para preparar maionese.

 5. A composição que resulta amassa-se bem com a mão para que não haja grumos, depois deita-se a manteiga derretida (amornada) e as especiarias e amassa-se por mais 15 minutos.

 6. Quando a massa se torna homogénea, tapa-se com uma toalha e deixa-se crescer.

 7. De seguida fazem-se folhas que serão untadas com o creme de recheio.

 Preparação do recheio 

 1. Batem-se em castelo as claras dos 8 ovos com uma caneca de açúcar e acrescentam-se o miolo de noz moído e a essência de rum.

 2. Obtém-se um creme com o qual se untam as folhas de massa, que depois se enrolam.

 3. O “cozonac” que resulta unta-se com ovo e coloca-se num tabuleiro untado com manteiga que vai para o forno.

 4. Para verificar se o “cozonac” está pronto, espeta-se a massa com um palito, se o palito sair limpo, o “cozonac” pode ser retirado do forno.

Cozonac

 Ingredientes 

1/2 xícara de chá de manteiga
6 xícaras de chá de farinha de trigo
3/4 xícara de chá de açúcar
1 1/4 xícaras de chá de leite morno
2 tabletes de fermento para pão
2 ovos ligeiramente batidos
1 1/2 xícaras de chá de nozes moída
1 lata de leite condensado

 Modo de Preparar 

Numa vasilha grande colocar a farinha. Fazer uma depressão no centro e colocar aí o fermento esmigalhado. Acrescentar os ingredientes restantes, amassar bem, cobrir e deixar crescer até dobrar de volume. Para o recheio colocar o leite condensado numa panela média e levar ao fogo mexendo sempre até ferver. Cozinhar até engrossar, cerca de 4 minutos.

Retirar do fogo, acrescentar as nozes e misturar bem. Dividir a massa em duas partes e abrir cada uma até obter um retângulo. Dividir o recheio e espalhar nos retângulos, deixando uma borda de cerca de 2cm. Enrolar cada um como se fosse rocambole, começando pelo lado maior e cortar em pedaços pequenos . Colocar os pedaços com a parte cortada para cima em duas formas de 26 cm de diâmetro ou em 2 assadeiras untadas de 20 x 30 cm deixando um espaço entre eles. Deixar crescer por mais 30 minutos e levar ao forno moderado preaquecido180ºC por 30 minutos se desejar, pincele o pão ainda quente com 1/3 de xícara de leite morno adoçado com açúcar. Deixar amornar e desenformar. Servir morno ou frio.

Bolo Romeno

 Ingredientes 

4 colheres (sopa) de cacau em pó
4 colheres (sopa) de pão ralado
½ colher (chá) de fermento
3 colheres (sopa) de vodka
2 xícaras de açúcar
2 xícaras de nozes
100 gramas de açúcar de pasteleiro
150 gramas de miolo de noz
100 gramas de manteiga
100 gramas de mel
essência de baunilha
raspas de limão
1 pitada de sal
9 ovos

 Modo de Preparar 

Moer as nozes (não o miolo) Bater bem 7 gemas com o açúcar, uma pitada de sal e o rum até a composição crescer e ficar uma pasta consistente. Juntar o pão ralado, as nozes moídas, o aroma de baunilha, o fermento, as raspas de limão e 3 das 4 colheres (sopa) de cacau em pó, misturar bem com uma colher de pau e depois juntar lentamente as 7 claras em castelo, envolvendo-as no preparado.

Levar ao forno em forma untada para cozinhar em temperatura moderada. Entretanto, preparar o creme. Queimar o açúcar até ficar acastanhado. Depois, juntar as nozes e misturar bem até ficarem cobertas com o açúcar queimado. Virar o conteúdo em cima de uma tábua de madeira previamente passada por água fria e deixar arrefecer.

Depois cortar com uma faca em pequenos pedaços. Reservar um pouco de creme. Misturar o mel com os 2 ovos (inteiros) e bater em banho-maria até engrossar e deixar arrefecer. Bater a manteiga com a varinha mágica até ficar uma pasta homogénea, à qual deve juntar o restante cacau e metade do creme de nozes que reservou. Guarde eventualmente 3 a 4 colheres de creme antes de juntar a noz para barrar mais facilmente o bolo. Quando o bolo estiver pronto (utilizar um palito para verificar) retirar do forno e desenformar.

Cortar ao meio na horizontal, colocar o recheio e cobrir completamente com o creme. Para uma melhor apresentação pode cobrir o bolo com chocolate e decorar com o miolo de nozes.

Frutos Silvestres Romanov

 Ingredientes 

1 e ½ xícara de gelado de baunilha
¼ xícara de açúcar de pasteleiro
4 xícaras de frutos silvestres
2 xícaras de chantilly
½ cálice de licor Grand Marnier
½ cálice de licor Cointreau

 Modo de Preparar 

Lavar e limpar os frutos silvestres (morangos, framboesas, bagas, amoras). Colocar numa tigela, reservando meia xícara para decorar. Polvilhar com açúcar, regue com o Cointreau e o Grand Marnier. Misturar bem, mas cuidadosamente para não desfazer os frutos e deixar marinar durante 15 minutos. Bater o gelado com a batedeira até fica cremoso. Juntar aos frutos silvestres e envolver com o chantilly. Servir em taças de sobremesa, decorar com os restantes frutos que reservou, e acompanhar com biscoitos tipo waffles.

Torta de Cogumelos

 Ingredientes 

3 colheres (sobremesa) de queijo ralado
3 colheres (sopa) de farinha
125 gramas de manteiga
2 cebolas pequenas
1 lata de cogumelos
½ litro de leite
8 ovos
sal
salsa

 Modo de Preparar 

Dissolver a farinha no leite, mexendo muito bem para não ficar com grumos. Bater os ovos com uma batedeira, até fazer espuma e envolver no preparado anterior. Continuar a bater com a batedeira, juntando uma pitada de sal. Untar um tabuleiro com manteiga e, no fundo, colocar uma folha de papel vegetal também untada com manteiga. Colocar cuidadosamente o preparado anterior no tabuleiro e levar a forno médio, previamente aquecido. Quando crescer e ganhar uma levar cor rosada, tirar do forno e desenformar sobre uma folha de papel vegetal. Refogar a cebola, a salsa e os cogumelos em mais um pouco de manteiga, temperando com sal. Estenda este preparado na composição retirada do forno e enrolar, dando-lhe uma forma de torta, retirando a folha vegetal. Polvilhar com bastante queijo ralado e servir ainda quente.

Torta de Natal Estrelada

 Ingredientes 

1 colher (sobremesa) de fermento
8 colheres (sopa) de água
220 gramas de farinha de trigo
250 gramas de açúcar
chantilly
glacê
4 ovos
rum

 Modo de Preparar 

Bater bem as gemas com água, juntar o açúcar e torne a bater. Acrescentar as claras em castelo. Assar em forma untada, durante 25 minutos aproximadamente, e depois de frio, marque com uns palitos a forma de uma estrela, e cortar com faca afiada. Abrir a estrela pelo meio e humedeça as duas partes com uma mistura de água, açúcar e rum. Rechear com creme de chantilly, e cobrir, tanto a estrela como as partes cortadas dos cantos, com o glacê branco.

Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal