Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Culinária Iuguslava  Voltar

Culinária Iugoslava

Assado Rápido de Peixe

Ingredientes

1 quilo de peixe
farinha
sal
óleo

Modo de Preparar

Para fazer um bom assado rápido de peixe (de preferência peixes pequenos) deve-se, lavar e em seguida limpá-los, colocando depois sobre a chapa do fogão para uma rápida esquentada. Depois disso colocamos um pouco de sal, passamos um pouco de farinha e assim colocar na assadeira sobre o óleo bem quente para assar. Quando estiverem assados, colocar na travessa e sobre eles um pouco de salsa picada e um pouco de óleo quente e umas fatias de limão. Antes de serem servidas podemos acrescentar um pouco de alho picado. Esse tipo de assado alguns chamam de fritada. Para esse tipo de preparo, podemos usar, tanto peixe de água doce, assim como peixe do mar.

Caviar de Berinjela

Ingredientes

2 berinjelas médias
1 cebola grande
2 tomates médios
1 colher (sobremesa) de vinagre
1 colher (sobremesa) de açúcar
sal a gosto
2 colheres (sopa) de azeite

Modo de Preparar

Cozinhe as berinjelas com o cabo e tudo, deixe até enrugar a pele. Retire a pele e o cabo, bata com uma faca até ficar meio pastosa. Coloque o azeite numa frigideira, acrescente a berinjela, os tomates cozido (batidos), a cebola ralada, o açúcar, o sal e o vinagre. Deixe cozinhar por uns poucos minutos. Leve a mistura a geladeira até que esfrie bem. Sirva como acompanhamento ou em torradas.

Costela de Vitela Frita

Ingredientes

100 gramas de farinha de rosca
1 quilo de carne de vitela
50 gramas de farinha
¼ quilo de banha
2 ovos
sal

Modo de Preparar

Cortar a carne em pedaços, assim como se dá uma cortada nas extremidades, evitando-se que a mesma encolha, quando frita. Em seguida bater um pouco sobre a carne, acrescentar sal, passar na farinha nos ovos batidos e na farinha de rôsca, para depois fritar na banha esquentada. Serve-se com saladas e verduras cozidas, podendo-se adicionar, também, umas fatias de limão.

Molho de Cogumelos

Ingredientes

120 gramas de cogumelos
10 gramas de iogurte
10 gramas de cebola
30 gramas de banha
salsa verde
água
sal

Modo de Preparar

Limpar os cogumelos e lavar em seguida, cortando-os, depois, em fatias finas. Feito isso colocamos cogumelos já cortados sobre a banha esquentada com um pouco de cebola e salsa bem picadas, deixando assim refogar. Fritar em separado um pouco de cebola e salsa, acrescentar um pouco de água, sal e colocar os cogumelos refogados; deixar cozinhar uns 15 minutos. Possuindo cogumelos secos, bastam simplesmente 10 a 20 gramas Devendo, todavia, antes de preparar, colocar por uns 2 minutos sobre o vapor de água fervendo.

Molho de Pepino

Ingredientes

400 gramas de pepinos frescos
30 gramas de banha
30 gramas de farinha
10 gramas de celoba
½ litro de iogurte
água e vinagre
Salsa

Modo de Preparar

Limpar e cortar os pepinos em fatias bem finas, salgando-se em seguida. Fritar um pouco de cebola e salsa e acrescentar um pouco de água deixando cozinhar. Quando estiver fervendo colocar o pepino salgado, com vinagre; colocar mais um pouco de sal e assim – deixar cozinhar mais uns 15 minutos.

Molho de Sardinha

Ingredientes

Água ou um pouco de sopa simples
30 gramas de banha
30 gramas de farinha
10 gramas de cebola
um pouco de salsa
2 sardinhas salgadas
suco de ½ limão

Modo de Preparar

Primeiramente limpar e moer as sardinhas. Esquentar um pouco de banha com farinha, salsa e cebola bem picadas, depois colocar a sardinha na panela, acrescentar a água e assim deixar cozinhar. Quando estiver cozido adiciona-se o suco de limão, podendo-se também, acrescentar um pouco de iogurte.

Mussaka de Batata

Ingredientes

500 gramas de banha de vaca
sal e pimenta do reino
1 e ½ quilos de batata
50 gramas de alho
50 gramas de banha
2 litros de iogurte
2 ovos

Modo de Preparar

Cozinhar a batata com a casca, limpando-a após ferver, cortando-a em seguida em fatias finas. Cortar a carne em pedaços pequenos colocando-a depois sobre a banha bem esquentada com o alho, já, bem amarelado, refogando aos poucos. Pegamos a assadeira, passamos uma boa camada de carne refogada, outra de banha e carne, e assim por diante. Sobre as camadas de banha e carne, colocamos sal e pimenta do reino. Batemos bem os ovos misturamos com iogurte e colocamos sobre a mussaka já pronta para assar.

Pato Assado

Ingredientes

10 gramas de manteiga
40 gramas de banha
1 pato
sal
água

Modo de Preparar

Limpar e lavar o pato, para depois, em seguida colocá-la sobre a labareda para que queime os pelos que ficam na pele. Acrescentar um pouco de sal e colocar na assadeira. Borrifar com banha esquentada, durante mais ou menos 1 hora. Quando estiver assado e mole untar o pato com manteiga, deixar mais um pouco na assadeira, acrescentar água e deixar ferver.

Picado de Peixe

Ingredientes

100 gramas de cebola
½ quilo de tomate
1 quilo de peixe
2 litros de óleo
Salsicha
vinagre
Alho

Modo de Preparar

Para um bom picado pegamos diversos peixes, limpando e lavando-os logo em seguida. Depois cortamos em pedoços pequenos, colocando um pouco de sal e pimenta do reino, passamos farinha de trigo sobre o peixe, para depois mergulhá-la no óleo bem quente, deixando-o assim fritar. Cortar a cebola e salsa e o alho. Depois num pouco de óleo colocar a cebola cortada, deixando assim fritar até ficar amarelo, para depois acrescentar a salsa e o alho, o peixe já frito, ½ copo de vinagre, um pouco de massa de tomate, ou tomate e adicionar água até o peixe ficar imerso. E deixamos cozinhar. Não mexer muito para evitar que o peixe se esfarele.

Repolho Recheado

Ingredientes

¼ quilo carne de vaca
¼ quilo carne de porco
40 gramas de banha
30 gramas de farinha
20 gramas de alho
60 gramas de arroz
20 gramas de banha
Sal e pimenta do reino
Pimenta malagueta
1 repôlho
1 ovo

Modo de Preparar

Lavar a carne, cortando a em seguida em pedaços bem finos. Depois, misturar com cebola esmiuçada, já bem amarelada na banha esquentada, juntamente com arroz semi-refogado. Em seguida colocar 1 ovo, sal e pimenta de reino. Misturar bem e enrolar um pouco de carne assim preparada em cada folha de repôlho. Enrolada toda a carne, pegar o restante do repôlho, cortar em pedaços miúdos, acrescentando a seguir um pouco de alho fino e pimenta malagueta, e juntar à carne enrolada com um pouco de água, deixando cozinhar bem.

Sopa Clara de Cebola

Ingredientes

200 gramas de manteiga
1 e ¼ de litro de água
150 gramas de cebola
40 gramas de banha
Sal e pimenta do reino
40 gramas de banha
50 gramas de farinha
1/8 litro de leite

Modo de Preparar

Cortar a cebola em fatias finas e colocar na banha esquentada até ficar amarela. Acrescentar um pouco de água e deixa cozinhar até a cebola ficar mole. Depois moer a cebola acrescentando mais um pouco de banha esquentada com cebola, um pouco de leite e água, adicionamos a pimenta-do-reino, sol e deixamos assim cozinhar. Quando estiver pronta, acrescentar um pouco de manteiga. Essa sopa poderá ser servida com nhoque de batata.

Sopa da Dalmácia

Ingredientes

20 gramas de queijo (parmezão)
1 e ¼ litros sopa de ossos
60 gramas de macarrão
60 gramas de manteiga
40 gramas de farinha
1 cebola

Modo de Preparar

Cozinhar o macarrão na água salgada, cortando-o em seguida em pedaços de 2 cm de comprimento Preparar o tempero com manteiga e farinha, e quando estiver amarelo, acrescentar a cebola bem picada e um pouco (sopa) de ossos, sal e deixamos assim cozinhar. Em seguida colocar o macarrão e o queijo ralado.

Sopa de Peixe

Ingredientes

750 gramas de cabeça de peixes
40 gramas de cenoura
20 gramas de cebola
Sal e pimenta do reino
1 e ½ litros de água
50 gramas de banha
40 gramas de salsa
1 batata grande

Modo de Preparar

Limpar bem as cabeças de peixe. Em seguida limpar as cenouras, salsa, batata e cebola. Juntar tudo e cozinhar com água. Para que a sopa seja um pouco mais forte acrescentar, também, um pouco de peixe cortado em pedacinhos. Acrescentar mais um pouco de cebola, pimenta do reino e um pouco de sal. Esse tipo (sopa) de peixe, pode ser feito com qualquer tipo de peixe, desde que seja grande.

Sopa de Verdura

Ingredientes

50 gramas de cenoura
50 gramas de repolho
100 gramas de quiabo
100 gramas de batata
50 gramas de couve
30 gramas de banha

Modo de Preparar

Colocar toda a verdura, já limpa e cortada, com a banha dentro de um recipiente com água, acrescentando sal e pimenta do reino, deixando assim cozinhar durante 2 horas. Após isso coar a sopa, podendo deixar ferver mais um pouco.

Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal