Breaking News
Home / Astronomia / Alidade

Alidade

PUBLICIDADE

Definição

Uma alidade é m dispositivo de mira ou ponteiro para determinar direções ou medir ângulos, usado em topografia e (anteriormente) astronomia.

Um ponto, chamado de alidade, é articulado no centro do disco.

Uma alidade é instrumento de topografia usado com uma mesa plana para desenhar linhas de visão em um objeto distante e para medir ângulos

Uma alidade é parte de um instrumento de topografia que consiste no telescópio e seus acessórios.

No plano uma régua com mira telescópica ou outro meio de mira paralelo à régua.

Toda a parte superior de um teodolito ou trânsito, incluindo o telescópio, seus suportes, os frascos de nível, o dispositivo de leitura de círculos e o eixo.

Uma alidade é um indicador ou um aparelho de mira em uma mesa plana, usado na medição angular.

Alidade

O que é uma Alidade?

Uma alidade é um instrumento de medição de origem antiga que emprega linha de visão para determinar as características posicionais de um objeto remoto em relação ao observador.

A aplicação das informações obtidas por este dispositivo foi e continua a ser tão variada quanto a engenhosidade humana.

Na sua forma mais básica, é simplesmente uma aresta reta que pode ser girada ao longo de uma escala de qualquer escolha conhecida ou definida. Uma extremidade da aresta reta representa o observador; a outra extremidade é movida para avistar o objeto. A escala é lida como uma medida de seu relacionamento.

Os primeiros projetos de alidades abordavam as duas características essenciais de seu uso.

Para melhorar sua precisão visual, a aresta reta é montada plana e os escopos de visualização ponto a ponto são construídos como palhetas perpendiculares em cada extremidade.

Os projetos de escopo incluíam ponteiros, buracos de fechadura e fios finos dentro do buraco da fechadura. Para melhorar sua precisão de medição, a aresta reta é construída, geralmente também nas extremidades, com ponteiros para apontar para escalas precisas. O nome do instrumento é derivado da palavra árabe para “governante” e acredita-se que tenha sido usado na região desde a Idade do Bronze da civilização humana.

Uma alidade trabalha com os princípios mais básicos da geometria.

Dois pontos definem uma linha reta; portanto, quando apontada para um objeto distante, a borda reta da régua resultante também representa a verdadeira posição desse objeto. Duas linhas se cortam para formar um ângulo mensurável e reproduzível.

Uma das primeiras aplicações desses princípios foi montar uma alidade na borda reta de um transferidor que mede ângulos de zero a 180 graus.

Até hoje, este é um instrumento básico de levantamento usado por cartógrafos e engenheiros de construção para medir com precisão o nível e os contornos da terra.

Montada em um plano de medição portátil, a alidade pode se tornar um instrumento de navegação.

A bússola do campo magnético é um exemplo moderno, embora seu design seja contra-intuitivo.

O mecanismo de mira da maioria dos modelos de bússola recreativa é sua plataforma, geralmente gravada com um ponteiro visual bruto; o plano de medição é um anel de rotação livre que é calibrado para corresponder ao norte magnético.

Um instrumento de navegação mais antigo é o sextante marítimo, embora seu design também seja contra-intuitivo.

Com efeito, a Estrela do Norte estacionária, alinhada visualmente através de uma alidade, é o observador enquanto o navio no mar é o objeto em movimento distante que está sendo medido.

Alidade

Um dos mais antigos, duradouros, influentes e sofisticados instrumentos de alidade foi o astrolábio. Foi construído com várias camadas de círculos concêntricos de medições independentes.

Não só poderia ser usado para tarefas como triangulação, levantamento de terras e cálculo de latitude geográfica, como também foi usado para mapear o movimento de corpos celestes com notável precisão. Hoje é descrito como o precursor do relógio de ponto e como um computador analógico.

Alidade – Dispositivo

Uma alidade é um dispositivo que permite avistar um objeto distante e usar a linha de visão para executar uma tarefa.

Essa tarefa pode ser, por exemplo, desenhar uma linha em uma tabela plana na direção do objeto ou medir o ângulo do objeto a partir de algum ponto de referência. Os ângulos medidos podem ser horizontais, verticais ou em qualquer plano escolhido.

A alidade era originalmente parte de muitos tipos de instrumentos científicos e astronômicos.

Ao mesmo tempo, algumas coisas, principalmente as usadas em círculos graduados e astrolábios, também eram chamadas de dioptrias.

Com a tecnologia moderna, o nome é aplicado a instrumentos completos, como a tabela de alidade.

As primeiras qualidades consistiram em uma barra, barra ou componente similar com palhetas em cada extremidade. As palhetas têm um orifício, ranhura ou outro indicador através do qual se pode ver um objeto distante. Também pode haver um ponteiro ou ponteiros na alidade para indicar uma posição em uma escala. Alidades foram feitas de madeira, marfim, latão e outros materiais.

Fonte: Editores Portal São Francisco

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Órbita Geossíncrona

PUBLICIDADE Uma órbita geossíncrona é uma órbita alta da Terra que permite que os satélites correspondam …

Sistema binário de estrelas

Sistema binário de estrelas

PUBLICIDADE Definição Estrela binária é um sistema de duas estrelas em órbita ao redor de seu centro …

Galáxia do Triângulo

PUBLICIDADE Definição Em astronomia, a Galáxia do Triângulo é uma galáxia espiral relativamente próxima no Grupo Local, …