Breaking News
Home / Astronomia / Baricentro

Baricentro

PUBLICIDADE

Definição

Dizemos que os planetas orbitam estrelas, mas essa não é a verdade. Planetas e estrelas realmente orbitam em torno de seu centro de massa comum.

Esse centro de massa comum é chamado de baricentro.

Os baricentros também ajudam os astrônomos a procurar planetas além do nosso sistema solar.

O centro de massa de dois ou mais corpos, geralmente corpos orbitando um ao outro, como a Terra e a Lua.

O baricentro é um conceito significativo nos campos da astrofísica e astronomia. É o ponto em torno do qual dois corpos celestes orbitam um ao outro.

Estrelas e planetas no espaço orbitam em torno de seu centro de massa compartilhado, que é chamado de baricentro.

Os baricentros ajudam os astrônomos a procurar planetas além do sistema solar conhecido.

Baricentro

O que é um baricentro?

Na astronomia, um baricentro é o centro de massa de dois ou mais corpos celestes que orbitam entre si, ou o ponto em que os objetos estão equilibrados.

Quando um objeto é tradicionalmente considerado como orbitando outro, como a Lua orbitando a Terra ou a Terra orbitando o Sol, o centro da órbita praticamente nunca está no centro direto do corpo mais massivo.

Em vez disso, ambos os objetos estão orbitando o mesmo ponto, o baricentro, que pode estar mais ou menos fora do centro dentro do corpo mais massivo.

Quanto maior a diferença de massa entre dois objetos no mesmo sistema de órbita, maior a discrepância de tamanho entre suas respectivas órbitas.

Dois objetos de massa igual orbitando o mesmo ponto podem ter viagens na mesma órbita e situar-se em pontos opostos, ou podem viajar em órbitas elípticas divergentes ao redor do baricentro.

Em um sistema como o da Terra e do Sol, por outro lado, o corpo mais massivo dificilmente se move em comparação com o menos massivo.

Baricentro

O baricentro de dois corpos orbitando um ao outro pode ser encontrado calculando a distância entre o corpo mais maciço e o baricentro. Essa distância é dada pela distância entre os centros dos dois corpos, multiplicada pela massa do corpo menor dividida pela massa combinada de ambos os corpos.

Se r1 é usado para representar a distância entre o centro da massa maior e o baricentro, a é usado para representar a distância do centro de uma massa ao centro da outra, e m1 e m2 são as massas da massa maior e corpos menores, respectivamente, a seguinte equação pode ser usada: r1 = a * (m2/(m1 + m2)).

Se r1 for menor que um, o baricentro estará localizado dentro do corpo mais massivo.

O que é o baricentro no espaço?

O baricentro no espaço é o termo técnico que se refere ao centro da área em que dois objetos orbitam.

Na verdade, a Terra não orbita o próprio Sol – orbita o centro da massa entre o planeta e o Sol, que é aproximadamente o centro do sol.

Calcular o baricentro entre dois objetos no espaço é geralmente uma questão de determinar o ponto em que a massa de um objeto pode ser apoiada uniformemente.

Como o Sol é muito maior que a Terra, o centro da massa entre eles estaria próximo ao centro do Sol.

No entanto, para um planeta maior como Júpiter, o baricentro entre ele e o Sol está mais distante do centro do Sol, pois Júpiter tem uma massa maior para sustentar.

Mais sobre a órbita da Terra:

A Terra fica a cerca de 149.598.262 km do Sol.
Calcula-se que a Lua esteja se afastando a 3,74 cm a cada ano e provavelmente não terá seu baricentro na Terra eventualmente.
A Terra leva cerca de 365,26 dias para orbitar completamente o Sol.

Baricentro: Centro de Massa

Em vez disso, dois objetos celestes orbitam um ao outro em torno de seu centro de massa comum, ou ponto de equilíbrio de um sistema.

Na astronomia, o centro de massa de dois ou mais corpos celestes às vezes é chamado de baricentro.

Esse tipo de interação acontece porque a força da gravidade é mútua. Quando um corpo celeste puxa o outro, o outro responde em espécie até que um ponto de equilíbrio seja encontrado.

Vamos demonstrar o conceito de centro de massa com alguns exemplos familiares. Pegue uma régua de algum lugar. Tente equilibrar com o dedo. Você precisará colocar o dedo no meio da régua para equilibrá-lo. Isso porque o centro de massa está no centro, pois é uma régua uniforme. Nenhuma extremidade é mais pesada que a outra extremidade.

Compare isso com um martelo. Se você colocar o dedo no meio do martelo para equilibrá-lo, o que acontecerá?

O martelo tomba e cai. Certifique-se de que não bata no pé no caminho!

Isso acontece porque o centro de massa do martelo está em outro lugar, porque uma extremidade é feita de metal pesado e a outra é de madeira leve.

Você precisará colocar o dedo muito perto da extremidade de metal mais pesada e pesada, para equilibrar o sistema, por assim dizer. Assim, o centro de massa comum está muito próximo da extremidade do metal neste exemplo.

Em alguns casos, como uma caixa ou bola, o centro de massa pode realmente estar dentro do próprio objeto.

O que esses dois exemplos deveriam ter ensinado é:

Dois corpos celestes de diferentes massas se equilibrarão em seu centro comum de massa
O centro de massa estará localizado mais próximo do objeto mais massivo

Baricentro do Sistema Solar

A crença predominante é que os planetas orbitam em torno do sol. O sol e os planetas, no entanto, orbitam em torno de um centro de massa. O sol possui mais de 99% da massa do sistema solar.

O baricentro do sistema solar está, portanto, próximo da superfície do sol e, às vezes, cai dentro do próprio sol.

O baricentro do sistema solar está mudando constantemente, pois os planetas estão sempre em movimento.

A localização dos planetas determina a posição do baricentro.

Júpiter e Saturno, sendo os maiores planetas, influenciam significativamente a posição do baricentro.

Os baricentros também existem entre dois planetas.

O baricentro entre o sol e a Terra está localizado próximo ao centro do sol, porque a massa da Terra, em comparação com a do sol, é pequena.

Embora Júpiter não seja tão pequeno quanto a Terra, sua massa ainda é pequena em relação à do sol. Como Júpiter acrescenta peso extra, no entanto, o baricentro se move do centro do sol.

Esse fenômeno faz o sol tremer levemente quando Júpiter orbita em torno dele.

Fonte: spaceplace.nasa.gov/www.dictionary.com/astronomy.stackexchange.com/ng.erf-est.org/www.wisegeek.org/www.education.com/study.com/www.worldatlas.com/homepages.wmich.edu

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Órbita Geossíncrona

PUBLICIDADE Uma órbita geossíncrona é uma órbita alta da Terra que permite que os satélites correspondam …

Sistema binário de estrelas

Sistema binário de estrelas

PUBLICIDADE Definição Estrela binária é um sistema de duas estrelas em órbita ao redor de seu centro …

Galáxia do Triângulo

PUBLICIDADE Definição Em astronomia, a Galáxia do Triângulo é uma galáxia espiral relativamente próxima no Grupo Local, …