Breaking News
Home / Astronomia / Planetas Gasosos

Planetas Gasosos

PUBLICIDADE

Planetas gasosos são compostos principalmente de hidrogênio e hélio. Júpiter, Saturno, Urano e Netuno são os planetas gasosos do Sistema Solar.

Júpiter e Saturno consistem principalmente em hidrogênio e hélio, com elementos mais pesados ​​que compõem entre 3 e 13 por cento da massa. Eles são pensados ​​para consistir de uma camada externa de hidrogênio molecular que envolve uma camada de hidrogênio metálico líquido, com provavelmente um núcleo rochoso derretido.

A parte mais externa de sua atmosfera de hidrogênio é caracterizada por muitas camadas de nuvens visíveis que são principalmente compostas de água e amônia. A camada de hidrogênio metálico compõe a maior parte de cada planeta, e é referida como “metálica” porque a pressão muito grande transforma o hidrogênio em um condutor elétrico. Considera-se que os núcleos dos gigantes de gás consistem em elementos mais pesados ​​a temperaturas tão elevadas (20 000 K) e as pressões de que suas propriedades são mal compreendidas.

Planetas Gasosos

Um gigante de gás é um grande planeta composto principalmente de gases, como hidrogênio e hélio, com um núcleo rochoso relativamente pequeno. Os gigantes do gás de nosso sistema solar são Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Estes quatro grandes planetas, também chamados de planetas jovianos após Júpiter, residem na parte externa do sistema solar após as órbitas de Marte e o cinturão de asteróides. Júpiter e Saturno são substancialmente maiores que Urano e Netuno, revelando que os pares de planetas têm uma composição um pouco diferente.

Embora existam apenas quatro grandes planetas em nosso próprio sistema solar, os astrônomos descobriram milhares fora dele, particularmente usando o telescópio espacial Kepler da NASA. Estes exoplanetas (como são chamados) estão sendo examinados para saber mais sobre como o nosso sistema solar veio a ser.

Formação e semelhanças

Acredita-se que os gigantes formaram-se pela primeira vez como planetas rochosos e gelados, semelhantes aos planetas terrestres . No entanto, o tamanho dos núcleos permitiu que esses planetas (particularmente Júpiter e Saturno) apanhassem hidrogênio e hélio da nuvem de gás a partir do qual o sol se condensasse, antes do sol se formou e soprava a maior parte do gás.

Uma vez que Urano e Netuno são menores e têm órbitas maiores, era mais difícil para eles colecionar hidrogênio e hélio tão eficientemente quanto Júpiter e Saturno. Isso provavelmente explica por que eles são menores que esses dois planetas. Em percentagem, as suas atmosferas estão mais “poluídas” com elementos mais pesados ​​como o metano e a amônia porque são muito menores.

Os cientistas descobriram milhares de exoplanetas. Muitas destas são “Hot Jupiters”, ou grandes gigantes de gás que são extremamente próximos de suas estrelas-mãe. Por esse motivo, os cientistas especulam que os planetas podem ter movido para frente e para trás em suas órbitas antes de se estabelecerem em sua configuração atual. Mas o quanto eles se mudaram ainda é assunto de debate.

Há dezenas de luas em torno dos planetas gigantes. Muitos se formaram ao mesmo tempo que seus planetas parentes, o que está implícito se os planetas rodam na mesma direção que o planeta próximo ao equador (como as grandes luas Jovianas Io, Europa, Ganimedes e Callisto). Mas existem exceções.

Uma lua de Neptuno, Triton, orbita o planeta oposto à direção que Neptuno gira – implicando que Triton foi capturado, talvez pela atmosfera de Neptune, mais uma vez, quando passou. E há muitas luas minúsculas no sistema solar que rodam longe do equador, de seus planetas, o que implica que eles também foram enganados pela atração gravitacional imensa.

Fonte: en.wikipedia.org/www.space.com

Veja também

Astrolábio

Astrolábio

PUBLICIDADE Definição Astrolábio é um instrumento astronômico para tomar a altitude do sol ou as …

As Pequenas e Grandes Nuvens de Magalhães visíveis sobre o Observatório Paranal no Chile

Nuvens de Magalhães

PUBLICIDADE Definição Duas pequenas galáxias de formas irregulares que são as galáxias mais próximas da …

Magnetosfera

Magnetosfera

PUBLICIDADE Definição de Magnetosferas Uma magnetosfera é a região ao redor de um planeta dominado pelo campo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.