Breaking News
Home / Astronomia / Nuvens de Magalhães

Nuvens de Magalhães

Definição

Duas pequenas galáxias de formas irregulares que são as galáxias mais próximas da Via Láctea e são visivelmente visíveis perto do pólo celestial sul.

O que são as Nuvens de Magalhães?

Desde a antiguidade, os seres humanos têm contemplado o céu noturno e ficaram espantados olhando para os objetos celestiais. Embora esses objetos tenham sido pensados serem de natureza divina e mais tarde confundidos com cometas ou outros fenômenos astrológicos, observações em andamento e melhorias na instrumentação levaram a que esses objetos fossem identificados pelo que eles são.

Por exemplo, existem pequenas e grandes nuvens de Magalhães, duas grandes nuvens de estrelas e gás que podem ser vistas a olho nu no hemisfério sul.

Localizado a uma distância de 200.000 e 160.000 anos-luz da Galáxia da Via Láctea (respectivamente), a verdadeira natureza desses objetos só foi compreendida por cerca de um século. E, no entanto, esses objetos ainda têm alguns mistérios que ainda não foram resolvidos.

Características

Grande Nuvem de Magalhães e os vizinhos da Pequena Nuvem de Magalhães são regiões estreladas que orbitam a nossa galáxia, e parecem conspicuosamente como peças separadas da Via Láctea. Embora estejam separados por 21 graus no céu noturno – cerca de 42 vezes a largura da lua cheia – sua verdadeira distância é de cerca de 75 mil anos-luz um do outro.

Vista Ultravioleta da Grande Nuvem de Magalhães do Telescópio Ultravioleta / Óptico de Swift

Grande Nuvem de Magalhães está localizada a cerca de 160 mil anos-luz da Via Láctea, na constelação de Dorado. Isso torna a 3ª galáxia mais próxima de nós, atrás da Anã de Sagitário e Canis principais galáxias anãs. Enquanto isso, a Pequena Nuvem de Magalhães está localizada na constelação de Tucana, a cerca de 200 mil anos-luz de distância.

Grande Nuvem de Magalhães é aproximadamente o dobro do diâmetro da Pequena Nuvem de Magalhães, medindo cerca de 14.000 anos-luz em relação a 7.000 anos-luz (em comparação com 100.000 anos-luz para a Via Láctea). Isso torna a 4ª galáxia maior em nosso grupo local de galáxias, após a Via Láctea, Andrómeda e a Galáxia do Triângulo. A Grande Nuvem de Magalhães é cerca de 10 bilhões de vezes maior que o nosso Sol (cerca de um décimo da massa da Via Láctea), enquanto a Pequena Nuvem de Magalhães é equivalente a cerca de 7 bilhões de Massas Solares.

Em termos de estrutura, os astrônomos classificaram a Grande Nuvem de Magalhães como uma galáxia de tipo irregular, mas possui uma barra muito proeminente no centro. Ergo, é possível que fosse uma espiral barrada antes de suas interações gravitacionais com a Via Láctea. A Grande Nuvem de Magalhães também contém uma estrutura de barra central e é especulado que também era uma vez uma galáxia espiral barrada que foi interrompida pela Via Láctea para se tornar um pouco irregular.

Além de sua estrutura diferente e massa inferior, eles diferem da nossa galáxia de duas formas principais. Primeiro, eles são ricos em gás – o que significa que uma fração maior de sua massa é hidrogênio e hélio – e eles têm pouca metalicidade (o que significa que suas estrelas são menos ricas em metal do que a Via Láctea).

Ambas possuem nebulosas e jovens populações estelares, mas são compostas por estrelas que variam de muito jovens até muito antigas.

Pequena Nuvem de Magalhães, como visto pelo Telescópio Ultravioleta / Óptico de Swift. Este composto de 656 imagens separadas tem um tempo de exposição acumulado de 1,8 dias.

De fato, essa abundância de gás é o que garante que as Nuvens de Magalhães possam criar novas estrelas, sendo alguns com apenas alguns centenas de milhões de anos de idade. Isto é especialmente verdadeiro para a Grande Nuvem de Magalhães, que produz novas estrelas em grandes quantidades. Um bom exemplo disso é a nebulosa de Tarântula vermelha brilhante, uma gigantesca região formadora de estrelas que fica a 160 mil anos-luz da Terra.

Os astrônomos estimam que as Nuvens de Magalhães foram formados cerca de 13 bilhões de anos atrás, em torno do mesmo tempo que a Via Láctea.

Acreditou-se por um bom tempo que as Nuvens de Magalhães orbitaram a Via Láctea em cerca de suas distâncias atuais. No entanto, a evidência observacional e teórica sugere que as nuvens têm sido grandemente distorcida pelas interações com a Via Láctea enquanto viajam perto dela.

Isso indica que não é provável que tenham chegado tão perto da Via Láctea como estão agora. Por exemplo, as medidas realizadas com o Telescópio Espacial Hubble em 2006 sugeriram que as Nuvens de Magalhães podem estar se movendo muito rápido para serem companheiras de longa distância da Via Láctea. Na verdade, suas órbitas excêntricas em torno da Via Láctea pareceriam indicar que eles se aproximaram da nossa galáxia apenas uma vez desde que o universo começou.

As Pequenas e Grandes Nuvens de Magalhães visíveis sobre o Observatório Paranal no Chile