Breaking News
Home / Astronomia / Ciclo Solar

Ciclo Solar

PUBLICIDADE

O ciclo solar ou o ciclo de atividade magnética solar é a mudança quase regular de 11 anos na atividade do Sol (incluindo mudanças nos níveis de radiação solar e ejeção de material solar) e aparência (mudanças no número e tamanho de manchas solares , flares , e outras manifestações).

Eles foram observados (por mudanças na aparência do sol e por mudanças observadas na Terra, como as auroras ) por séculos.

As mudanças no Sol causam efeitos no espaço, na atmosfera e na superfície da Terra. Embora seja a variável dominante na atividade solar, também ocorrem flutuações aperiódicas.

Definição

Os ciclos solares têm uma duração média de cerca de 11 anos. O mínimo solar e o mínimo solar referem-se respectivamente a períodos de contagem máxima e mínima de manchas solares. Os ciclos variam de um mínimo para o próximo.

O ciclo solar foi descoberto em 1843 por Samuel Heinrich Schwabe , que após 17 anos de observações observaram uma variação periódica no número médio de manchas solares. Rudolf Wolf compilou e estudou estas e outras observações, reconstruindo o ciclo de volta a 1745, eventualmente empurrando essas reconstruções para as primeiras observações de manchas solares de Galileu e contemporâneos no início do século XVII.

Seguindo o esquema de numeração de Wolf, o ciclo 1755-1766 é tradicionalmente numerado “1”. Wolf criou um índice padrão de manchas solares, o índice Wolf, que continua a ser usado hoje.

O período entre 1645 e 1715, um tempo de poucas manchas solares,  é conhecido como o mínimo de Maunder, depois de Edward Walter Maunder, que pesquisou extensivamente este peculiar evento, observado pela primeira vez por Gustav Spörer.

Na segunda metade do século XIX, Richard Carrington e Spörer notaram independentemente o fenômeno das manchas solares que aparecem em diferentes latitudes em diferentes partes do ciclo.

A base física do ciclo foi elucidada por Hale e colaboradores, que em 1908 mostraram que as manchas solares foram fortemente magnetizadas (a primeira detecção de campos magnéticos além da Terra).

Em 1919 eles mostraram que a polaridade magnética dos pares de manchas solares:

– É constante ao longo de um ciclo;

– É o oposto do equador ao longo de um ciclo;

– Inverte de um ciclo para o outro.

As observações de Hale revelaram que o ciclo magnético completo abrange dois ciclos solares, ou 22 anos, antes de retornar ao seu estado original. No entanto, como quase todas as manifestações são insensíveis à polaridade, o “ciclo solar de 11 anos” continua sendo o foco da pesquisa.

Em 1961, a equipe de pai e filho de Harold e Horace Babcock estabeleceu que o ciclo solar é um processo magnético espaciotemporal que se desenrola sobre o Sol como um todo. Observaram que a superfície solar é magnetizada fora das manchas solares; que este (mais fraco) campo magnético é a primeira ordem de um dipolo; e que este dipolo sofre reversões de polaridade com o mesmo período que o ciclo das manchas solares.

O modelo Babcock de Horace descreveu o campo magnético oscilatório do Sol, com uma periodicidade quase estável de 22 anos. Abrangeu a troca oscilatória de energia entre os ingredientes do campo magnético solar toroidal e poloidal. As duas metades do ciclo de 22 anos não são idênticos, tipicamente ciclos alternados mostrar mais altas contagens (inferiores) de manchas solares (a regra Gnevyshev-Ohl.

O que é

O ciclo solar, também chamado de ciclo solar de Schwabe, é o nome dado para uma série de fenômenos feitos pelo sol em suas atividades, com um intervalo entre eles de aproximadamente 11 anos. Ou seja, são atividades periódicas e repetitivas. A observação delas são importantes para a compreensão do cosmos, do espaço e mesmo da relação do sol com a Terra.

Fonte: en.wikipedia.org/

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Sextante

Sextante

PUBLICIDADE O sextante é um instrumento que permite medir ângulos entre dois objetos, como dois …

Cinturão de Kuiper

Cinturão de Kuiper

PUBLICIDADE O cinturão de Kuiper é um disco circunstelar que orbita em torno do Sol …

Nuvem de Oort

Nuvem de Oort

PUBLICIDADE A Nuvem de Oort é uma enorme nuvem esférica de cometas e poeiras que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.