Breaking News
Home / Astronomia / Erupção Solar

Erupção Solar

Erupção Solar – O que é

PUBLICIDADE

Erupção Solar
Erupção Solar

Erupção Solar são explosões tremendas na superfície do Sol. Em ppoucos minutos, o material é aquecido até vários milhões de graus e liberta-se tanta energia como mil milhões de megatoneladas de TNT.

Ocorrem próximo de manchas solares, usualmente ao longo da linha que separa áreas opostas de campo magnético.

Às vezes uma variação súbita, rápida e intensa no brilho é visto no Sol. Essa é uma labareda solar.

Uma tempestade solar ocorre quando a energia magnética que se acumulou na atmosfera solar é subitamente liberada.

Na superfície do Sol são enormes laços magnéticos chamados de proeminências. Quando tocam, acontece um curto-circuito entre si, provocando explosões.

A quantidade de energia liberada é equivalente a milhões de bombas de hidrogênio 100 megaton explodindo ao mesmo tempo!

Uma explosão solar contém fótons de alta energia e partículas, e é liberada a partir do Sol em um período relativamente curto de tempo (alguns minutos).

Erupção Solar
Explosão Solar

A foto acima mostra um circuito magnético, ou destaque na Sol.

As cores que você vê representam temperaturas, de 360.000 graus F (azul) para 2,700,00 graus F (vermelho). Quinze Terras podem caber lado a lado dentro de uma das espiras. Quando esses laços batem um no outro, eles fazem uma explosão solar.

Mesmo que a explosão solar fica perto do Sol (relativamente falando), o material jogado no espaço por estas explosões é radioativo.

É potencialmente perigoso para uma nave espacial e, especialmente, para as pessoas no espaço.

Erupções solares emitem radiação em praticamente todo o espectro eletromagnético, desde as ondas de rádio no final de comprimento de onda longa, por meio de emissão óptica de raios-x e raios gama no final do comprimento de onda curta.

Esta radiação pode corroer equipamentos, câmeras de sobrecarga ou MICAS, e expor os seres humanos a níveis perigosos de radiação.

Erupção Solar – Tipos

 

Erupção Solar
Erupção Solar

Os cientistas classificam erupções solares de acordo com o seu brilho nos comprimentos de onda de raios-X.

Existem três categorias:

Erupções classe X são grandes; eles são grandes eventos que podem desencadear apagões de rádio ao redor do mundo inteiro e de longa duração tempestades de radiação na atmosfera superior.

Erupções classe M são de tamanho médio; eles geralmente causam apagões de rádio breves que afetam as regiões polares da Terra. tempestades de radiação menores, por vezes, seguem um alargamento classe M.

Em comparação com a classe X e eventos classe M, alargamentos classe C são pequenos com poucas consequências visíveis aqui na Terra.

As labaredas solares são diferentes “ejeções de massa coronal” (CMEs), uma vez que foram pensados para ser iniciada por erupções solares. CMEs são enormes bolhas de gás com rosca e linhas de campo magnético que são ejetados do Sol ao longo de várias horas. Embora alguns sejam acompanhados de erupções, sabe-se agora que a maioria dos CME não estão associados com os alargamentos.

Isto tem implicações importantes para compreender e prever os efeitos da atividade solar na Terra e no espaço. Se um CME colide com a Terra, ele pode excitar uma tempestade geomagnética.

Grandes tempestades geomagnéticas têm, entre outras coisas, causou cortes de energia elétrica e satélites de comunicações danificadas. As partículas energéticas conduzido ao longo de CMEs pode ser prejudicial para ambos os equipamentos eletrônicos e astronautas ou passageiros nos aviões voando alto.

As labaredas solares, por outro lado, afetam diretamente a ionosfera e comunicações de rádio para a Terra, e também liberam partículas energéticas no espaço. Portanto, para entender e prever “clima espacial” e o efeito da atividade solar sobre a Terra, é necessária uma compreensão de ambas as CMEs e erupções.

Explosão Solar – O que são

Erupção Solar
Explosão Solar

Uma explosão solar está em sua essência, uma gigantesca explosão na superfície do Sol, que ocorrem principalmente perto de manchas solares.

Ela é definida como uma variação súbita, rápida e intensa na luminosidade.

Uma tempestade solar ocorre quando a energia magnética que se acumulou na atmosfera solar é subitamente liberada.

Material é aquecido a muitos milhões de graus em apenas alguns minutos e radiação é emitida em praticamente todo o espectro eletromagnético, desde as ondas de rádio no final de comprimento de onda longa, por meio de emissão óptica de raios-X e raios gama no final do comprimento de onda curta.

A quantidade de energia liberada é equivalente a milhões de bombas nucleares explodindo tudo ao mesmo tempo!

As labaredas solares ocorrem mais quando o Sol está ativo nos anos em torno do máximo solar.

Muitas erupções solares podem ocorrer em apenas um dia durante este período!

Em torno do mínimo solar, erupções solares podem ocorrer menos de uma vez por semana. Grandes erupções são menos frequentes do que as menores.

Erupção Solar – Definição

Erupção Solar
Erupção Solar

Uma erupção súbita de gás de hidrogênio na cromosfera do Sol, normalmente associados com as manchas solares.

As labaredas solares podem durar entre algumas horas e vários dias, e tem temperaturas que variam de 20 a 100 milhões de graus K.

A energia de uma explosão solar, que consiste principalmente de partículas carregadas e raios-x, é comparável a dezenas de milhões de bombas de hidrogênio , mas é menor do que um décimo da energia total emitida pelo Sol a cada segundo.

Observada pela primeira vez em 1859, erupções solares afetar drasticamente o clima do Sol e do vento solar, e estão correlacionadas com o aparecimento de auroras na Terra.

Vídeo – Erupção Solar

Fonte: www.qrg.northwestern.edu/www.esa.int

Veja também

Astrolábio

Astrolábio

PUBLICIDADE Definição Astrolábio é um instrumento astronômico para tomar a altitude do sol ou as …

As Pequenas e Grandes Nuvens de Magalhães visíveis sobre o Observatório Paranal no Chile

Nuvens de Magalhães

PUBLICIDADE Definição Duas pequenas galáxias de formas irregulares que são as galáxias mais próximas da …

Magnetosfera

Magnetosfera

PUBLICIDADE Definição de Magnetosferas Uma magnetosfera é a região ao redor de um planeta dominado pelo campo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.