Definição

O termo ‘Via Láctea‘, uma vez usado simplesmente para se referir ao arco enevoado de estrelas no céu noturno, foi posteriormente adotado como o nome de nossa galáxia como um todo.

O nome “ Via Láctea ” vem da faixa de luz que é vista no céu em noites muito escuras. Os antigos chamavam de rio Celestial.

A galáxia que contém o sol, o sistema solar e todas as estrelas visíveis individualmente no céu noturno, juntamente com várias nebulosas, aglomerados de estrelas e nuvens de poeira, é a galáxia em que vivemos e é chamada Via Láctea..

A definição da Via Láctea é uma galáxia com 100.000 anos-luz de diâmetro, 25.000 anos-luz do centro e 1.000 anos-luz de espessura.

A Via Láctea é mais significativa para os seres humanos porque é um doce lar. Mas quando se trata disso, nossa galáxia é uma espiral barrada típica, bem como bilhões de outras galáxias no universo.

Via Láctea – Universo

Galáxia que é o sol com seu séquito de planetas (incluindo a Terra), a Via Láctea, também conhecido como Galáxia – com letra maiúscula – aparece como uma faixa esbranquiçada, irregular, borrada, que circunda o céu à noite inteira.

Os antigos atribuiu a origem de gotas de leite caiu de mama da deusa Juno, quando ela estava amamentando Hércules.

Galileo, o primeiro, observado em 1610 usando o seu telescópio e descobriu que ele é consiste de uma multidão de estrelas não detectáveis a olho nu (“A Via Láctea é nada, na verdade, uma massa de inúmeras estrelas espalhadas em pequenas pilhas,” Galileu, o mensageiro celestial, 1610). Esta trilha larga é o traço Láctea no céu galáxia, visto de lado, o local onde o dom neste vasto sistema.

Localização da Via Láctea no Universo

Como não sabemos a forma e a extensão do Universo, não se sabe se a Via Láctea está localizado em direção ao centro do universo, ou na periferia.

No entanto, os astrônomos localizado a Via Láctea em um aglomerado de galáxias chamado “Grupo Local”, que se estende ao longo de um volume de 10 milhões de anos-luz de diâmetro.

Este aglomerado de galáxias tem mais de 40 galáxias, as duas mais importantes são a galáxia de Andrômeda e da Via Láctea.

Estrutura e composição da Via Láctea

A Via Láctea é uma grande galáxia espiral, cuja estrutura foi descoberto em 1951 pela radioastronomia.

No centro está um núcleo brilhante chamado bulbo, cerca de 10.000 anos-luz de diâmetro, a partir do qual os braços espirais que formam um enorme disco achatado de 100 000 anos-luz de diâmetro e espessura de 3000 a 1000 anos-luz.

Lâmpada e disco são cercados por uma região chamada de auréola esférica, cujo diâmetro é estimado em 300 000 anos-luz.

Esta auréola contém muitos aglomerados de estrelas principalmente localizadas acima ou abaixo do disco. No entanto, o halo (como o centro da Via Láctea) não é diretamente visível por causa da poeira interestelar.

Seu estudo é, portanto, realizada por meio de sensores de infravermelho e telescópios de rádio.

Visto de lado, a Via Láctea, portanto, se assemelha a um disco achatado, com uma protuberância central extremamente brilhante, que são agrupados a maioria das estrelas. Galáxia contém mais de 100 bilhões de estrelas (estrelas brilhantes azuis do tipo I, estrelas gigantes vermelhas de tipo II, poeira e gás interestelar.

Sua massa é de cerca de um trilhão de vezes maior do que o sol. O disco, que compreende cerca de 70% da massa total da galáxia contém estrelas de massas e idades variadas e toda a matéria interestelar, que está concentrado nos braços em espiral com as estrelas mais jovens, chamado População I ( T Tauri, O ou B estrelas, cefeidas ).

Em 2002, os astrônomos têm demonstrado a existência de um buraco negro supermassivo no centro da Via Láctea, a massa seria cerca de 4 milhões de vezes a do sol.

Movimentos da Via Láctea

Visto de cima, isto é, o pólo norte galáctico, a Via Láctea gira no sentido dos ponteiros do relógio.

Cada objeto na galáxia, estrela ou nuvem descreve uma órbita circular em torno do centro galáctico e um período de rotação – ou período orbital (tempo que um objeto para fazer uma revolução completa da galáxia – ainda mais do que a sua distância do centro galáctico é grande.

Além disso, os astrônomos mostrou que a velocidade de rotação do disco também depende da distância do centro. exemplo, o Sol, localizada a cerca de 30.000 anos-luz do centro galáctico, tem uma velocidade 220 km/s, e leva cerca de 250 milhões de anos para completar uma rotação completa da Galáxia.

Via Láctea – O que é

A Via Láctea é nossa galáxia no universo.

É uma espiral bastante típico barrado com quatro braços principais em sua disco, pelo menos, um esporão, e um braço exterior recém-descoberto.

O centro galáctico, que está localizado a cerca de 26.000 anos-luz da Terra, contém pelo menos um buraco negro supermassivo (chamado Sagitário A*), e é atravessada por uma barra.

A Via Láctea começou a se formar cerca de 12 bilhões de anos atrás e é parte de um grupo de cerca de 50 galáxias chamado Grupo Local.

A galáxia Andromeda faz parte deste grupo como inúmeras galáxias menores, incluindo as Nuvens de Magalhães.

O grupo local em si é parte de uma reunião maior de galáxias chamado de Superaglomerado de Virgem de galáxias.

Em suma, a nossa galáxia foi chamado por causa da forma como a neblina que lança no céu à noite assemelhava ao leite derramado.

Esse nome também é bastante antigo. É a tradução do latim “Via Láctea”, que por sua vez foi traduzido do grego para Galaxias, referindo-se a banda pálido de luz formada por estrelas no plano galáctico, visto da Terra.

Via Láctea – Sistema Solar

A Via Láctea é a galáxia que contém o nosso Sistema Solar.

A via Láctea é o nome dado à fraca faixa de luz que se estende através do céu noturno. Sua luz provém das estrelas e nebulosas em nossa galáxia, conhecida como Galáxia Via Láctea ou simplesmente “a Galáxia”.

A Via Láctea tem a forma de uma espiral, com um denso bojo central cercado por quatro braços espiralando para fora, contidos num halo maior e menos denso.

Não podemos observar a forma espiral porque o Sistema Solar está em um dos braços espirais, o braço de Órion.

A galáxia é enorme: cerca de 100 mil anos-luz de diâmetro, em comparação, o Sistema Solar parece pequeno, cerca de 12 horas-luz de diâmetro (13 bilhões de quilômetros).

Em noites de verão limpas, a Via Láctea pode ser vista estendendo-se da constelação meridional de Sagitário, onde é mais brilhante à constelação do Cisne, a grande cruz do norte.

Durante o inverno, é mais vaga e cruza o céu perto de Órion e Cassiopéia.

A Via Láctea tem falhas escuras em muitos lugares. Essas falhas são formadas por nuvens de poeira chamadas nebulosas, que bloqueiam a luz das estrelas situadas atrás delas.

Constituição

A Via Láctea contém nuvens de poeira e gás; planetas; aglomerados estelares; e estrelas, todos com seus próprios padrões característicos.

Por exemplo, as estrelas jovens e os aglomerados estelares abertos estão situados perto do plano (superfície achatada imaginária) médio da galáxia. As estrelas mais antigas e os aglomerados densos, que contêm milhões de estrelas, constituem um halo esférico próximo ao centro da galáxia.

A gravidade mantém a Via Láctea unida, e todas as suas estrelas giram em torno do centro, contudo, nem todas as estrelas se deslocam à mesma velocidade. A velocidade depende de sua posição em relação à massa (matéria) da galáxia. Estrelas como o nosso Sol, que estão afastadas do centro, giram em torno dele quase como os planetas se deslocam em volta do Sol. Movem-se dessa maneira porque, para elas, a maior parte da massa se situa em direção ao centro.

Nosso Sol se desloca em uma órbita circular a uma velocidade de 250 km/s. Ainda assim, o Sol leva perto de 225 milhões de anos para descrever uma órbita completa ao redor do centro da Via Láctea.

As estrelas um pouco mais próximas do centro se movem mais depressa, porque são atraídas em uma força maior.

Contudo, as estrelas muito próximas do centro se deslocam mais devagar. Para elas, a maior parte da massa está localizada em direção à periferia da Via Láctea.

Um estudo desse movimento revela que a massa total a Via Láctea é igual à de 200 bilhões de sóis.

Resumo

A Via Láctea é um aglomerado de estrelas unidas pela gravidade na forma de uma espiral. Esse tipo de arranjo de estrelas é conhecido como galáxia.

Muitas pessoas estão familiarizadas com o conceito da Via Láctea, pois hospeda nosso próprio sistema solar em um de seus braços em espiral.

Durante condições especialmente claras, a Via Láctea é visível como uma faixa de luz fraca no céu.

As estrelas nesta faixa de luz se estendem por centenas de milhares de anos-luz para formar coletivamente nossa galáxia, que é apenas uma entre bilhões no universo.

O nome foi retirado diretamente do latim via lactea, que significa “Via Láctea”. Provavelmente é uma referência à aparência da galáxia no céu noturno, pois parece uma grande poça de leite derramado.

O fato de nossa galáxia ser um sistema interconectado de estrelas foi postulado desde a década de 1750, quando os observadores perceberam que o borrão branco no céu era realmente composto por milhões de estrelas.

Astrônomos que estudaram as origens de nossa galáxia determinaram que ela é quase tão antiga quanto o universo. A galáxia tem seis braços espirais que emergem de um centro claro, marcado com uma barra de estrelas. A combinação de espirais e uma barra levou à classificação da Via Láctea como uma galáxia espiral barrada. Estima-se que nossa galáxia tenha entre 200 e 400 bilhões de estrelas.

Quando vista de lado, a Via Láctea tem uma grande protuberância central cercada por um disco de estrelas e poeira. Quando visto de cima, o arranjo das espirais em torno de uma barra central pode ser claramente visto. Nosso sistema solar é encontrado no Braço Orion, um dos braços mais curtos da Via Láctea.

A galáxia inteira é cercada por um halo de pequenos aglomerados de estrelas e poeira, o que faria a galáxia parecer escura para os observadores externos.

A galáxia inteira está girando lentamente em torno da barra central. Dado o tamanho da galáxia, essa rotação é tão gradual que os observadores casuais não percebem. O sol leva entre 200 e 230 milhões de anos para completar uma órbita da galáxia.

A próxima galáxia mais próxima é a Galáxia de Andrômeda, outra galáxia espiral que às vezes é chamada de “galáxia irmã”.

Ambas as galáxias são encontradas no Superaglomerado Virgo, um grande grupo de galáxias que inclui o “grupo local”, uma variedade de galáxias que inclui a Via Láctea.

Marte e Via Láctea observada por Rosetta