Inclinação axial

Definição

Na astronomia, a inclinação axial, também conhecida como obliquidade, é o ângulo entre o eixo rotacional de um objeto e seu eixo orbital, ou, equivalente, o ângulo entre seu plano equatorial e plano orbital.

Difere da inclinação orbital. Em uma obliquidade de zero, essas linhas apontam na mesma direção, isto é, o eixo rotacional é perpendicular ao plano orbital.

Em síntese, a inclinação axial, também chamada obliquidade, refere-se ao ângulo que o eixo de rotação de um planeta faz com o plano de sua órbita.

A qualidade ou condição de ser oblíquo, especialmente no desvio de uma linha, plano, posição ou direção vertical ou horizontal.

O que é uma inclinação axial?

Objetos celestes em órbita, como o planeta Terra, se movem de duas maneiras: revolução e rotação.

O primeiro refere-se ao movimento elíptico de um satélite em torno de seu corpo pai, neste caso o sol; o último refere-se ao movimento circular do corpo em torno de um eixo central enquanto ele gira.

O eixo de rotação freqüentemente faz um ângulo inclinado e não perpendicular a partir do plano orbital.

Esse fenômeno, conhecido como inclinação axial ou obliquidade, tem efeitos profundos nas condições do planeta.

A inclinação axial da Terra atualmente é de 23,5 graus e varia entre 22 e 24,5 graus durante um período de 41.000 anos.

Em relação ao plano orbital, também conhecido como eclíptico, os pólos celestes norte e sul movem-se lentamente, o que faz com que o planeta quase sempre se incline na mesma direção em relação ao sistema solar como um todo.

À medida que a Terra gira em torno do sol, a distribuição da luz solar e em todo o planeta varia; os hemisférios norte e sul recebem apenas quantidades iguais de luz durante os equinócios de primavera e outono.

Quando o Hemisfério Norte é inclinado na direção do Sol, as pessoas naquela parte do mundo passam a temporada de verão, enquanto o Hemisfério Sul faz o inverno.

No lado oposto da órbita, o hemisfério sul se inclina em direção ao sol e experimenta a estação do verão; o Hemisfério Norte se inclina e tem inverno.

Um dos indicadores de mudança sazonal é a proporção variável de dia para noite durante o ano, controlada pela inclinação axial da Terra.

O lado da Terra de frente para o sol, em qualquer momento, experimenta o dia.

Quando o hemisfério norte está de frente para o sol, as latitudes ao norte do equador terão mais área no lado diurno do planeta, causando dias mais longos, e o hemisfério sul experimenta dias mais curtos.

Afastar-se do equador aumenta essa distância; o Círculo Polar Ártico, localizado a 66 graus norte, marca o ponto em que toda a rotação ocorre no lado diurno ou noturno do sol, conhecido como solstício de verão e inverno, quando o dia ou a noite dura 24 horas. Nos postes, dia e noite duram seis meses completos.

Os cientistas não descobriram a causa da inclinação axial da Terra, mas apresentaram algumas teorias principais.

A teoria predominante é que um grande corpo celeste colidiu com a Terra no início de sua vida e causou uma inclinação no eixo. Outra teoria é a distribuição caótica de poeira na formação do sistema solar, responsável por cada planeta ter uma inclinação axial diferente.

Inclinação axial
A inclinação axial da Terra, também chamada obliquidade.
Essa inclinação varia entre 22,1 ° e 24,5°, mas atualmente é 23,5°

Inclinação axial – Astronomia

Inclinação axial é um termo astronômico referente ao ângulo de inclinação do eixo rotacional de um planeta em relação a uma perpendicular ao seu plano orbital.

É também chamado de inclinação axial ou obliquidade.

A inclinação axial é expressa como o ângulo feito pelo eixo do planeta e uma linha traçada através do centro do planeta perpendicular ao plano orbital.

A inclinação axial pode ser expressa de forma equivalente em termos do plano orbital do planeta e de um plano perpendicular ao seu eixo.

Em nosso sistema solar, o plano orbital da Terra é conhecido como eclíptico e, portanto, a inclinação axial da Terra é oficialmente chamada de obliquidade da eclíptica.

A Terra tem uma inclinação axial de cerca de 23 graus e 27 minutos.

O eixo é inclinado na mesma direção ao longo de um ano; no entanto, à medida que a Terra orbita o Sol, o hemisfério (metade da Terra) inclinado para longe do Sol gradualmente se inclina para o Sol e vice-versa.

Este efeito é a principal causa das estações do ano.

Qualquer que seja o hemisfério atualmente inclinado em direção ao Sol, experimenta mais horas de luz solar por dia, e a luz do sol ao meio-dia também atinge o chão em um ângulo mais próximo da vertical e, portanto, fornece mais calor.

Inclinação axial da Terra

Efeitos da inclinação da Terra

A inclinação do eixo de rotação da Terra faz parte do que permite um clima apropriado para a Terra sustentar a vida.

Ao alterar quais partes da Terra recebem a maior parte da luz solar recebida, nenhuma região da Terra pode aquecer a temperaturas extremas.

Isso pode ser visto na Figura abaixo; em toda a órbita da Terra ao redor do Sol, os hemisférios norte e sul alternam o lado de frente para o Sol, impedindo qualquer região de aquecimento extremo.

Fonte: energyeducation.ca/www.sciencedaily.com/hyperphysics.phy-astr.gsu.edu/www.nationalgeographic.org/agron-www.agron.iastate.edu/www.wisegeek.org/www.universetoday.com/earthobservatory.nasa.gov