Omega Centauri

O aglomerado globular Omega Centauri é uma visão impressionante – milhões de estrelas gravitacionalmente vinculadas a uma bela esfera, seu núcleo iluminado pelo brilho de corpos densamente compactados.

Omega Centauri é um aglomerado globular, descoberto por Edmond Halley em 1677, que o listou como uma nebulosa.

Omega Centauri havia sido listado no catálogo de Ptolomeu há 2.000 anos como uma estrela nas costas do cavalo “Quae est in principio scapulae” (O que é a escápula), embora o nome “Omega Centauri” seja uma designação posterior de estrela Bayer, embora o objeto tenha sido posteriormente identificado como uma estrela grupo.

Foi reconhecido pela primeira vez como um aglomerado globular por James Dunlop em 1826.

Orbitando a Via Láctea, é o mais brilhante e o maior aglomerado globular conhecido associado à nossa galáxia.

Centaurus contém duas das dez estrelas mais brilhantes do céu: Alpha Centauri e Beta Centauri. É também o lar de Centaurus A, uma das galáxias mais brilhantes do céu noturno, e do aglomerado globular Omega Centauri.

A famosa Nebulosa azul Planetária, também conhecido como o sulista, ea Nebulosa Boomerang também estão localizados em Centaurus.

Centaurus era uma das constelações catalogadas pelo astrônomo grego Ptolomeu no século 2, mas havia sido mencionada em textos gregos anteriores pelo astrônomo Eudoxus e pelo poeta Arato.

O que é Omega Centauri?

Omega Centauri, também chamado de NGC 5139, é um denso aglomerado global de estrelas que orbita a Via Láctea.

É claramente visível da maior parte do hemisfério sul a olho nu, localizado a cerca de 18.300 anos-luz da Terra, ou ~ 18% do diâmetro galáctico.

Em 2003, foi proposto que Omega Centauri poderia ser o remanescente de uma galáxia anã centenas de vezes seu tamanho que foi engolida e despedaçada pela Via Láctea muitos milhões de anos atrás.

A idade do Omega Centauri é estimada em cerca de 12 bilhões de anos, e é um dos poucos aglomerados globulares que podem ser vistos sem o auxílio de um telescópio.

Omega Centauri foi originalmente descoberto pelo astrônomo Edmund Halley em 1677. É o maior e mais luminoso aglomerado de estrelas associado à Via Láctea, mais denso até do que o núcleo galáctico da Via Láctea. O centro de Omega Centauri é tão denso que as estrelas estão a apenas 0,1 anos-luz (~ 6000 UA) de distância.

O cluster tem um diâmetro de aproximadamente 100 anos-luz.

Omega Centauri contém vários milhões de estrelas de População II, que têm uma metalicidade muito baixa (poucos elementos além de hidrogênio ou hélio) e grande idade.

Estrelas de população II são comuns em aglomerados globulares e no núcleo e halo galácticos. As estrelas de População I mais jovem, como o nosso Sol, são encontradas nos braços galácticos.

Normalmente, todos os aglomerados globais se formam a partir da mesma nuvem de gás primordial, mas as observações indicam que as estrelas em Omega Centauri têm uma gama de idades e metalidades diferentes.

Os astrônomos não têm certeza de por que esse é o caso, mas a teoria de que Omega Centauri é o núcleo remanescente de uma galáxia anã foi desenvolvida para explicar isso.

Omega Centauri tem o que pode ser chamado de “aglomerado irmão” na vizinha Galáxia de Andrômeda, conhecido como Mayall II. Com mais de duas vezes a massa do Omega Centauri, Mayall II é o aglomerado globular mais brilhante do Grupo Local de galáxias e também é teorizado como sendo um remanescente de uma galáxia anã.

Omega Centauri – Astronomia

Omega Centauri, o maior e mais brilhante aglomerado globular do céu, é visível da Terra a olho nu e é um dos objetos celestes favoritos dos astrônomos do hemisfério sul.

Embora a 17.000 anos-luz de distância, ela está localizada logo acima do plano da Via Láctea e parece quase tão grande quanto a Lua cheia quando vista de uma área rural escura.

Os aglomerados globulares contêm até um milhão de estrelas antigas fortemente ligadas pela gravidade e são encontrados nos arredores de muitas galáxias, incluindo a nossa.

Omega Centauri já possui várias características que o distinguem de outros aglomerados globulares: ele gira mais rápido do que a média, sua forma é altamente achatada e consiste em várias gerações de estrelas, enquanto os aglomerados globulares típicos geralmente consistem em apenas uma geração de estrelas velhas.

Também é cerca de 10 vezes mais massivo que outros grandes aglomerados globulares, quase tão massivo quanto uma pequena galáxia.

O fato de que os buracos negros de massa intermediária podem ser raros e existir apenas em antigas galáxias anãs que foram despojadas de suas estrelas externas, reforça a ideia de que Omega Centauri não é um aglomerado globular, mas sim uma galáxia anã despojada de suas estrelas externas em um encontro anterior com a Via Láctea.

Omega Centauri – Resumo

Todos os aglomerados de estrelas globulares são impressionantes, mas Omega Centauri é uma classe por si só.

Cintilando com 10 milhões de estrelas, é o maior globo globular da Via Láctea.

Com uma massa de 5 milhões de sóis, Omega Centauri é 10 vezes mais massivo do que um aglomerado globular típico.

Omega Centauri tem um diâmetro de 230 anos-luz. É uma cidade estelar cintilando com talvez 10 milhões de estrelas. Os aglomerados globulares geralmente têm estrelas de idade e composição semelhantes.

No entanto, estudos de Omega Centauri revelam que este aglomerado tem diferentes populações estelares que se formaram em vários períodos de tempo.

Pode ser que a Omega Centauri seja um remanescente de uma pequena galáxia que se fundiu com a Via Láctea.

Como ver Omega Centauri

Omega Centauri – o maior e mais luminoso aglomerado de estrelas globulares da galáxia, a Via Láctea – está bem ao sul, na cúpula do céu.

Do hemisfério sul, Omega Centauri aparece muito mais alto no céu e é uma visão gloriosa.

Se você está no hemisfério norte e deseja localizar este aglomerado, saiba que Omega Centauri só pode ser visto em certas épocas do ano.

É melhor visto no céu noturno do Hemisfério Norte nas noites de final de abril, maio e junho.

Por volta de meados de maio, este maravilhoso aglomerado de estrelas é mais alto e está ao sul por volta das 23h. horário de verão local.

Em meados de junho, a Omega Centauri é o ponto mais alto e devido ao sul por volta das 22h. horário de verão local.

Os residentes do hemisfério norte também podem ver Omega Centauri de janeiro a abril, mas devem estar dispostos a ficar acordados depois da meia-noite ou antes do amanhecer.

Espiga, a estrela mais brilhante da constelação de Virgem, serve como sua estrela guia para Omega Centauri. Quando Espiga e Omega Centauri transitam – aparecem ao sul e alcançam o ponto mais alto no céu – eles o fazem em uníssono.

No entanto, a Omega Centauri transita cerca de 35 graus ao sul (ou abaixo) da cintilante Espiga branco-azulada. Para referência, seu punho com o braço esticado se aproxima de 10 graus do céu.

Omega Centauri é um aglomerado de estrelas globular, não aberto.

A aparência simétrica e redonda de Omega Centauri o distingue de aglomerados como as Plêiades e Hyades, que são aglomerados abertos de estrelas.

Um aglomerado de estrelas aberto é uma reunião solta de dezenas a centenas de estrelas jovens dentro do disco da Via Láctea.

Aglomerados abertos são fracamente mantidos juntos pela gravidade e tendem a se dispersar após várias centenas de milhões de anos.

Aglomerados globulares orbitam a Via Láctea fora do disco galáctico. Eles abrigam dezenas de milhares a milhões de estrelas. Estritamente limitados pela gravidade, os aglomerados globulares permanecem intactos após 12 bilhões de anos.

Geralmente, os aglomerados abertos visíveis a olho nu estão a centenas a alguns milhares de anos-luz de distância.

Em contraste, os aglomerados globulares estão geralmente a dezenas de milhares de anos-luz de distância.

Com 16.000 a 18.000 anos-luz, Omega Centauri é um dos poucos dos cerca de 200 aglomerados globulares da galáxia que são visíveis a olho nu.

Parece uma estrela tênue e difusa, mas a mera presença de Omega Centauri atesta seu tamanho e brilho. Como qualquer aglomerado globular, o Omega Centauri é melhor apreciado com um telescópio.

A posição de Omega Centauri é em Ascensão Reta: 13h 26,8m.

Declinação: 47 graus 29 ‘ sul

Resumindo: O aglomerado globular de estrelas Omega Centauri é de longe o maior aglomerado globular conhecido, visto da Terra. É cerca de 10 vezes mais massivo do que um aglomerado globular típico.

Imagem do Hubble de Omega Centauri