Definição

Heliopausa, fronteira da heliosfera, a região esférica ao redor do Sol que é preenchida com campos magnéticos solares e o vento solar externo que consiste em prótons e elétrons.

Heliosfera, a região que circunda o Sol e o sistema solar que é preenchido com o campo magnético solar e os prótons e elétrons do vento solar.

O sol envia um fluxo constante de partículas carregadas, chamado vento solar, que finalmente viaja por todos os planetas cerca de três vezes a distância de Plutão antes de ser impedido pelo meio interestelar.

Isso forma uma bolha gigante ao redor do sol e de seus planetas, conhecida como heliosfera.

O que é a Heliosfera?

A heliosfera é uma grande bolha no espaço criada pelo vento solar do sol.

Nas margens da heliosfera, o vento solar colide com gases do meio interestelar e deixa de ser o clima espacial dominante.

A heliosfera é enorme – seu limite mais próximo fica a cerca de 100 UA (unidades astronômicas, ou distâncias Terra-Sol) de distância, enquanto o limite mais distante fica 200-300 AU distante.

A heliosfera é elíptica, como a cauda de um cometa, devido ao movimento rápido do Sol através do meio interestelar, uma vez que orbita o centro galáctico.

Como afirmado, a causa da heliosfera é o vento solar.

Heliosfera

O vento solar é um fluxo contínuo de partículas carregadas, principalmente elétrons e prótons livres, que fluem do Sol a uma velocidade de 400 a 700 km/s (cerca de 1.000.000 mph). Isso resulta em 6,7 bilhões de toneladas por hora, ou uma massa igual à Terra a cada 150 milhões de anos. Embora isso pareça muito, na verdade é muito difuso devido à vastidão do espaço.

Além do vento solar, a heliosfera também é mantida pelo campo magnético do Sol, que se estende para fora pelo menos 100 UA, e tem uma forma semelhante à do vestido de uma bailarina giratória devido à rotação do Sol a cada 27 dias.

Essa estrutura, a folha de corrente heliosférica, cria uma ondulação em toda a heliosfera e, junto com a própria heliosfera, é a maior estrutura do sistema solar.

Além da planilha atual a heliosfera possui outra estrutura.

Por exemplo, há o choque de terminação, um limite a cerca de 70-90 UA do Sol, onde o vento solar passa de supersônico a subsônico.

Esse limite foi cruzado pela sonda espacial Voyager II em 2007. Na verdade, a sonda passou cinco vezes, porque o limite flutua devido às flutuações correspondentes na produção solar, incluindo explosões solares.

No espaço, a velocidade do som é muito mais rápida do que na Terra (cerca de 100 km/s); portanto, o vento solar ainda está se movendo rapidamente a essa distância, mas não com rapidez suficiente para exceder a velocidade do som.

Mais longe que o choque de terminação está a heliopausa, onde as partículas carregadas no vento solar colidem com as partículas do meio interestelar e o choque do arco, onde o vento solar deixa de ter qualquer efeito sobre o meio interestelar.

Ainda não foi alcançado por nossas sondas espaciais, mas elas serão em 2020. Além disso, o Interstellar Boundary Explorer, lançado em 2008, fornecerá informações valiosas sobre os limites interestelares.

Descoberta

As primeiras sugestões relativas à existência e natureza da heliosfera foram feitas em 1955 por Leverett Davis em conexão com a origem e propagação dos raios cósmicos.

O elemento essencial era que a “radiação corpuscular solar” (denominada “vento solar” em 1958 por Eugene Parker) forçaria a matéria e o fluxo magnético no meio interestelar local para fora, excluindo parcialmente os raios cósmicos.

A expressão mais simples do conceito é que o vento solar sopra uma bolha esférica, a “heliosfera”, que se expande continuamente ao longo da vida útil do sistema solar.

No entanto, se houver uma pressão significativa no meio interestelar, a expansão deve eventualmente parar.

Fonte: science.nasa.gov/www.nasa.gov/futurism.com/www.universetoday.com/kids.kiddle.co/www.wisegeek.org/web.mit.edu/www.dartmouth.edu