Galáxia Espiral

Galáxias espirais são coleções distorcidas de estrelas e gás que geralmente têm formas bonitas e são compostas por estrelas jovens e quentes.

A maioria das galáxias que os cientistas descobriram até agora são galáxias espirais, em oposição às outras duas categorias principais de formas de galáxias – elípticas e irregulares.

A Via Láctea – a galáxia que inclui a Terra e nosso sistema solar – é um exemplo de galáxia espiral.

O que é uma galáxia espiral?

Uma galáxia espiral é um dos três tipos de galáxias catalogados por Edwin Hubble.

Essas galáxias parecem ser as mais abundantes no universo e, como está implícito em seu nome, têm uma forma espiral distinta, com braços envolvendo um núcleo muito denso.

A nossa galáxia, a Via Láctea, é um exemplo de galáxia espiral. As estimativas da porcentagem de galáxias que assumem esse formato variam consideravelmente, mas a maioria está acima de 50%.

Vários recursos distinguem uma galáxia espiral de outros tipos de galáxias. O primeiro é o núcleo galáctico, que consiste em uma protuberância de estrelas muito antigas, dispostas em torno de um buraco negro supermassivo.

Quando uma galáxia espiral é vista de lado, a protuberância distinta é muito óbvia. O núcleo é cercado por braços que podem ser enrolados com força ou sem folga, dependendo de vários fatores.

Esses braços têm estrelas muito mais jovens que o núcleo galáctico.

Galáxias espirais são cercadas por um halo de estrelas mais antigas, a maioria das quais são organizadas em grupos extremamente densos, conhecidos como aglomerados globulares. Às vezes, é difícil identificar esses aglomerados porque as estrelas são tão densamente compactadas que podem parecer um único ponto. Em toda a galáxia, gás e poeira abundam.

A forma e o tamanho precisos de uma galáxia espiral podem ser influenciados pela presença de galáxias vizinhas e, dentro da galáxia, pode haver muita variação. Algumas áreas, por exemplo, parecem hostis à formação de planetas, enquanto outras são mais amigáveis à formação planetária.

Muitas galáxias espirais assumem uma forma barrada.

Em uma galáxia espiral barrada, em vez de ter um núcleo redondo, o núcleo da galáxia é realmente em forma de barra e, quando visto de lado, a protuberância se assemelha fortemente a um amendoim.

A Via Láctea se enquadra nessa classificação.

As galáxias espirais são classificadas como Sa, Sb ou Sc, dependendo de quão bem embrulhadas são os braços, com as galáxias espirais Sc tendo a configuração mais baixa.

Espirais barradas são designadas SBa, SBb e SBc.

Pode levar tempo para aprender em qual classe uma galáxia se enquadra. Em parte, a identificação depende da perspectiva, porque quando vistos de lado, os detalhes da estrutura de uma galáxia podem ser obscurecidos, com a galáxia parecendo uma linha brilhante de estrelas. Os cientistas estão constantemente descobrindo novas galáxias e aprendendo mais sobre as estruturas das galáxias individuais à medida que o equipamento de observação melhora e à medida que elas acumulam mais e mais imagens do universo.

Descrição

Galáxias espirais recebem esse nome pela forma de seus discos.

Em uma galáxia espiral, as estrelas, o gás e a poeira são reunidos em braços espirais que se espalham para fora do centro da galáxia.

As galáxias espirais são divididas em três tipos principais, dependendo da força dos braços em espiral: Sa, Sb e Sc. As galáxias Sa enrolam muito firmemente os braços em torno de um núcleo central maior.

As galáxias de Sc têm braços muito frouxos em torno de um núcleo menor.

Os Sb estão no meio, com braços moderadamente enrolados em torno de um núcleo de tamanho médio. Galáxias espirais têm muito gás, poeira e estrelas recém-formadas.

Como eles têm muitas estrelas jovens e quentes, eles geralmente estão entre as galáxias mais brilhantes do universo.

Cerca de 20% de todas as galáxias são espirais.

Vivemos em uma galáxia espiral chamada Via Láctea.

Galáxia espiral – Fotos