Breaking News
Home / Sem categoria / Papa Adriano IV

Papa Adriano IV

 Papa Adriano IV – (1100 – 1159)

PUBLICIDADE

Papa da Igreja Cristã Romana (1154-1159) nascido em Langley, Hertfordshire, Inglaterra, o único de nacionalidade inglesa da história, como sucessor de Anastácio IV (1153-1154) .Abade (1137) de Saint-Ruf, Avignon, foi nomeado cardeal e arcebispo de Albano pelo papa Eugênio III.

Ao retornar (1154) de uma missão na Escandinávia, foi eleito papa. Para reprimir o espírito de autonomia de Roma, lançou a interdição sobre a cidade e a excomunhão sobre Arnaldo de Brescia. Tendo-se encontrado com o imperador Frederico Barba-Ruiva em Sutri, acompanhou-o a Roma, onde Frederico, para cativar o pontífice, ordenou a captura de Arnaldo, que foi condenado à fogueira (1154).

No ano seguinte Frederico foi coroado imperador pelo papa. Para defender a supremacia papal entrou em guerra contra Guilherme, denominado o Mau, rei da Sicília, e, sitiado em Benevento (1156), foi obrigado a renunciar a vários territórios.

Quando, na dieta de Roncaglia (1158), Frederico Barba-Ruiva, aproveitando-se da fraqueza militar do pontífice, proclamou os direitos imperiais sobre Roma e seus Estados, o papa foi apoiado pelo imperador do Oriente, Manuel Comneno, e aliou-se às Comunas lombardas contra Frederico, mas morreu antes de excomungá-lo. Papa de número 170, morreu em 1º de setembro, em Anagni, Frosinone, e foi sucedido por Alexandre III (1159-1181)

Fonte: www.dec.ufcg.edu.br

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Pão vegano

PUBLICIDADE Muitas pessoas estão optando em mudar a dieta para o veganismo. O veganismo é …

Aneuploidia

Aneuploidia

PUBLICIDADE O que é aneuploidia? A mutação é uma alteração ou mudança na informação genética …

cortisona

Cortisona

PUBLICIDADE A cortisona é um esteróide hormonal produzido naturalmente pela glândula adrenal e fabricado sinteticamente …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.