Breaking News
Home / Sem categoria / Papa Adriano IV

Papa Adriano IV

 Papa Adriano IV – (1100 – 1159)

PUBLICIDADE

Papa da Igreja Cristã Romana (1154-1159) nascido em Langley, Hertfordshire, Inglaterra, o único de nacionalidade inglesa da história, como sucessor de Anastácio IV (1153-1154) .Abade (1137) de Saint-Ruf, Avignon, foi nomeado cardeal e arcebispo de Albano pelo papa Eugênio III.

Ao retornar (1154) de uma missão na Escandinávia, foi eleito papa. Para reprimir o espírito de autonomia de Roma, lançou a interdição sobre a cidade e a excomunhão sobre Arnaldo de Brescia. Tendo-se encontrado com o imperador Frederico Barba-Ruiva em Sutri, acompanhou-o a Roma, onde Frederico, para cativar o pontífice, ordenou a captura de Arnaldo, que foi condenado à fogueira (1154).

No ano seguinte Frederico foi coroado imperador pelo papa. Para defender a supremacia papal entrou em guerra contra Guilherme, denominado o Mau, rei da Sicília, e, sitiado em Benevento (1156), foi obrigado a renunciar a vários territórios.

Quando, na dieta de Roncaglia (1158), Frederico Barba-Ruiva, aproveitando-se da fraqueza militar do pontífice, proclamou os direitos imperiais sobre Roma e seus Estados, o papa foi apoiado pelo imperador do Oriente, Manuel Comneno, e aliou-se às Comunas lombardas contra Frederico, mas morreu antes de excomungá-lo. Papa de número 170, morreu em 1º de setembro, em Anagni, Frosinone, e foi sucedido por Alexandre III (1159-1181)

Fonte: www.dec.ufcg.edu.br

Veja também

Conversor Catalítico

Conversor Catalítico, Catalisador, Carros, Funcionamento, Automóveis, Escapamento, Equipamento, Uso, Automotivo, Gases, Definição, Conversor Catalítico

Culinária Americana

Culinária Americana, Estados Unidos, Tipos, Delícias, Comidas, Cozinha, Receitas, EUA, Região, Fast Food, Especialidades, Culinária Americana

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.