Breaking News
Home / História Geral / Papa Benedito XIII

Papa Benedito XIII

PUBLICIDADE

Papa Benedito XIII (1649 – 1730)

Papa da Igreja Cristã Romana (1724-1730) nascido em Gravina, Bari, sucessor de Inocêncio XIII (1721-1724), frade dominicano da Ordem dos Pregadores que eleito papa, o último da família Orsini, continuou a luta contra os jansenistas, confirmando as regras de fé contidas na bula Unigenitus de Clemente XI (1700-1721). Descendente de uma família nobre, era filho primogênito do Duque Fernando de Gravina, tornou-se religioso convicto e, contra a vontade dos parentes, renunciou aos seus direitos ducais por primogenitura, aos 18 anos, para ingressar na Ordem Dominicana, no convento de Veneza. Tornou-se um professor e orador famoso e foi nomeado Cardeal com apenas 23 anos e Arcebispo de Benevento, nomeado por Clemente X (1670-1676). Ganhou celebridade por seu heroísmo em socorrer os habitantes da cidade abalada por dois terremotos e com seu fervorismo cristão, fez com que sua mãe, sua irmã e dois sobrinhos também mudassem de convicção e ingressaram em conventos. Com essa vida notoriamente edificante, foi eleito papa apesar de sua resistência inicial em aceitar o posto da Igreja de Roma, por imposição do Superior Geral de sua Ordem em nome da santa obediência, e adotou o nome de Bento XIII.

Como papa acompanhava a procissão de Corpus Christi a pé e tinha predileção pelas funções da Semana Santa e aboliu a pena de excomunhão, que o Papa Inocêncio X havia imposto a quem tomasse rapé na Basílica Vaticana. Criou a Congregação dos Seminários, em prol das vocações eclesiásticas, e celebrou o Ano Santo (1725). Proibiu que lhe falassem de joelhos, abominou o jogo a dinheiro e visitava diariamente os hospitais. Dedicou-se em reverter os estilos de vida decandentes do clero italiano e canonizou São Luís Gonzaga, São Estanislau Kostka, São João Nepomuceno, mártir do segredo da confissão, São João da Cruz, São Turíbio, entre outros. Papa de número 246, morreu em Roma e foi sucedido por Clemente XII (1730-1740).

Fonte: www.dec.ufcg.edu.br

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Arqueologia de Gênero

Arqueologia de Gênero

PUBLICIDADE Definição A arqueologia de gênero é um método investigativo da subdisciplina de estudar sociedades antigas através …

Criptologia

PUBLICIDADE Criptologia é a ciência preocupada com a comunicação e armazenamento de dados de forma …

Stonehenge

PUBLICIDADE Stonehenge – Monumento Stonehenge é um dos monumentos mais famosos do mundo. Fica na …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.