Breaking News
Home / História Geral / Papa Sisto I

Papa Sisto I

Papa Sisto I – ( ? – 125)

PUBLICIDADE

Papa da Igreja Cristã Romana (115-125) de origem grega da Elvidia, sucessor de Alexandre I (107-115), em cujo pontificado procurou fazer uma organização melhor da Igreja e introduziu o tríplice canto do Santos na missa.

Descendente da tradicional família da Elvidia, sistematizou e normalizou vários procedimentos sagrados nos cerimônias religiosas, como o de que qualquer objeto sagrado só poderia ser tocado por ministros sacramentados. A ele atribui-se a introdução do tríplice canto do Sanctus na missa, as cartas apócrifas que tratam da doutrina da Trinidade e ao Primado da Igreja de Roma.

Também entrou em conflito com alguns procedimentos da Igreja da Ásia.. Os mártires cristãos puderam contar com o seu auxílio paternal e ele próprio sofreu o martírio. Papa de número 7, morreu em 1º de fevereiro, em Roma e foi sucedido por São Telésforo (125-136).

Os papas e os vários martirólogos dão-lhe o título do mártir. Foi enterrado no Vaticano, ao lado do túmulo de São Pedro por vontade de Pascoal I. Seus relíquias foram transferidos a Alatri (1132), e estão ainda na Basílica do Vaticano.

O Xisto que é comemorado na Canon é Xisto II, e não o I. Canonizado, sua festa é comemorada em 3 de abril, juntamente com Xisto II e Xisto III, conforme citado no Livro dos Santos de A. C. Guimarães e A. L. Prôa.

Fonte: www.dec.ufcg.edu.br

Veja também

Populista

Populista

PUBLICIDADE Definição Populista, em geral, é uma ideologia ou movimento político que mobiliza a população …

Corrida Espacial

Corrida Espacial

PUBLICIDADE Definição A corrida espacial da Guerra Fria (1957 – 1975) foi uma competição na exploração do …

Caso Watergate

Caso Watergate

PUBLICIDADE Watergate Watergate pode ser a história mais famosa na história americana de jornalismo investigativo. Isso …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.