Breaking News
Home / História Geral / Papa São Clemente I

Papa São Clemente I

Papa São Clemente I (89 – 97)

PUBLICIDADE

Papa Igreja Cristã Romana (89-97) nascido em Roma, sucessor de Anacleto I (ou Cleto), provável autor da Epístola de Clemente segundo Clemente de Alexandria e Orígenes, o primeiro documento de literatura cristã, endereçada à Igreja de Corinto pela Igreja de Roma, e que chegou até nós anônima.

Discípulo de São Pedro, após eleito restabeleceu o uso da Crisma, seguindo o rito de São Pedro e iniciou o uso nas cerimônias religiosas da palavra Amém. É conhecido pela carta que escreveu para atender a um pedido da Igreja de Corinto, contra as prática cometidas no templo de Artemis, que se havia tornado um centro de degradação moral, a Epístola de Clemente.

Essa carta rezava uma convincente censura à decadência da Igreja, devida sobretudo às lutas e invejas entre os fiéis, estabelecia normas precisas referentes à ordem eclesiástica hierárquica (bispos, presbíteros, diáconos) e ao primado da Igreja de Roma. Afirmava também a superioridade do Pontífice Romano, sucessor de São Pedro, com relação às outras Sés apostólicas.

Neste pontificado ocorreu a segunda perseguição aos cristãos e ele foi preso no reinado de Trajano. Condenado a trabalhos forçados nas minas de cobre de Galípoli, converteu muitos presos e por isso foi atirado ao mar com uma pedra amarrada ao pescoço, tornando-se mais um mártir dos princípios da Cristandade. Papa de número 4, morreu em Galípoli, e foi sucedido por Santo Evaristo (98-107). Santificado, é comemorado no dia 23 de novembro.

Fonte: www.dec.ufcg.edu.br

Veja também

Populista

Populista

PUBLICIDADE Definição Populista, em geral, é uma ideologia ou movimento político que mobiliza a população …

Corrida Espacial

Corrida Espacial

PUBLICIDADE Definição A corrida espacial da Guerra Fria (1957 – 1975) foi uma competição na exploração do …

Caso Watergate

Caso Watergate

PUBLICIDADE Watergate Watergate pode ser a história mais famosa na história americana de jornalismo investigativo. Isso …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.