Breaking News
Home / História Geral / Papa Urbano VIII

Papa Urbano VIII

Papa Urbano VIII – (1568 – 1644)

PUBLICIDADE

Papa Igreja Cristã Romana (1623-1644) nascido em Florença, eleito em 29 de setembro (1623) como sucessor de Gregório XV (1621-1623), é lembrado como o papa que construiu a residência de verão de Castelgandolfo e que em cujo pontificado, Galileo Galilei foi chamado a Roma para se retratar das afirmações científicas que havia produzido (1633).

Nasceu em uma família florentina de grande influência e seguindo a carreira eclesiástica, foi nomeado núncio apostólico junto da corte francesa pelo Papa Clemente VIII. Foi elevado ao cardinalato pelo Papa Paulo V. Legado papal em Bolonha foi eleito (1623) sucessor do Papa Gregório XV.

Homem culto e brilhante, o seu longo pontificado passou por vinte e um anos da Guerra dos Trinta Anos. Patrocinou numerosos eventos, sendo reconhecido mais pelo equilíbrio e jogo político do que por reformas no âmbito do Cristianismo. Foi o último papa a estender o território papal ao incorporar o grão-ducado de Urbino (1626).

Fortificou diversas construções, entre as quais se encontra o Castelo de Sant’Angelo, junto ao Vaticano, onde mandou retirar, para fundir em canhões, as grandes vigas de bronze que tinham sobrevivido dos tempos do Império Romano.

Ocupou-se especialmente com a parte urbanística de Roma, restaurou o Panteon e encarregou a Bernini da construção de diversas obras na cidade, inclusive a construção do baldaquino de bronze da Basílica de São Pedro. Estabeleceu também um arsenal no Vaticano e uma fábrica de armas em Tivoli e fortificou o porto de Civitavecchia.

Versado em Latim, deixou uma larga obra de hinos e ensaios sobre as Escrituras e trabalhou nos textos sagrados: Pontifical, Breviário, Rituais, Martirológio e celebrou o 13º Jubileu (1625). Foi o último a praticar o nepotismo em grande escala, empregando vários membros da sua família que se tornaram enriquecidos, influentes e poderosos, graças a ele.

Papa de número 236, morreu em 29 de julho (1644), em Roma, e foi sucedido por Inocêncio X (1644-1655). Também promoveu numerosas canonizações, entre as quais as da Rainha Isabel de Aragão, a Santa Isabel, Francisco Xavier, Aloísio Gonzaga e Filipe Neri, entre outros.

Fonte: www.dec.ufcg.edu.br

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Arqueologia de Gênero

Arqueologia de Gênero

PUBLICIDADE Definição A arqueologia de gênero é um método investigativo da subdisciplina de estudar sociedades antigas através …

Criptologia

PUBLICIDADE Criptologia é a ciência preocupada com a comunicação e armazenamento de dados de forma …

Stonehenge

PUBLICIDADE Stonehenge – Monumento Stonehenge é um dos monumentos mais famosos do mundo. Fica na …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.