Breaking News
Home / História Geral / Papa Sérgio I

Papa Sérgio I

Papa Sérgio I – ( ? – 701)

PUBLICIDADE

Papa e santo greco-italiano da igreja cristã (687-701) nascido na Antióquia, eleito em 15 de dezembro( 687) como sucessor de Cónon (686-687), que enfrentou o novo imperador Justiniano II, e por isso chegou a ser preso o que, por sua vez, provocou o levante do povo que culminou com o exílio do imperador.

Descendente de uma família síria, veio com seu pai Tibério para Palermo, na Sicília, onde foi educado, e depois foi ainda jovem para Roma, onde se ondenou sob Leão II e se impôs por seu grande senso de criatividade.

Foi eleito após disputar uma eleição com dois outros candidatos: o Padre Teodoro e o arcediago Pascoal, ambos descartados pela maioria do clero e pelos romanos. Teodoro reconheceu humildemente o novo papa, enquanto o antipapa Pascoal aliou-se à tropas de Justiniano.

O imperador reuniu um concílio, o II Trulano, e o papa rejeitou energicamente essa intromissão e as conclusões do concílio. Justiniano então mandou, com tropas, o seu cortesão Zacarias, homem cruel e temido, para que levasse preso o papa a Constantinopla.

Este ocupou Roma, mas não ousou depor o eleito por este ser muito estimado pelo povo, porém saqueou igrejas roubando vasos sagrados e preciosas lâmpadas. O povo romano, porém levantou-se em armas e Zacarias viu-se derrotado e perdido, chegando a pedir proteção ao próprio papa, que lhe salvou a vida da fúria dos populares. Meses depois (695), em Bizâncio, o imperador era deposto por seu exército e levado ao hipódromo, onde barbaramente lhe deceparam o nariz e as orelhas.

Opôs-se à permissão de Justiniano a padres e diáconos para que se casassem. Tentou terminar com o cisma surgido em Roma e fez cessar o de Aquiléia. Manteve ativas relações com os saxões. Caedwalla, rei dos Saxões Ocidentais, veio a Roma para ser batizado (689), e depois (696) o papa consagrou o bispo inglês São Vilibrordo, apóstolo da Frísia.

Roma tornou-se, cada vez mais, a meta de peregrinações e o papa instituiu procissões para as quatro principais festas de Maria Santíssima: Natividade, Anunciação, Purificação e Assunção, chamada dormítio, sono. Mandou também que se cantasse o Agnus Dei na Missa.

Papa de número 84, morreu em 8 de setembro (701), em Roma, e foi sucedido por João VI (701-705). Como papa foi defensor inabalável da fé e ficou conhecido pela santidade e humildade e, santificado, é festejado em 8 de setembro.

Fonte: www.dec.ufcg.edu.br

Veja também

Populista

Populista

PUBLICIDADE Definição Populista, em geral, é uma ideologia ou movimento político que mobiliza a população …

Corrida Espacial

Corrida Espacial

PUBLICIDADE Definição A corrida espacial da Guerra Fria (1957 – 1975) foi uma competição na exploração do …

Caso Watergate

Caso Watergate

PUBLICIDADE Watergate Watergate pode ser a história mais famosa na história americana de jornalismo investigativo. Isso …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.