Breaking News
Home / História Geral / Papa Teodoro II

Papa Teodoro II

Papa Teodoro II – ( ? – 897)

PUBLICIDADE

Papa da Igreja Cristã Romana (897) nascido em Roma, eleito em dezembro (897) como sucessor de Romano (897), em cujo mandato reabilitou também a memória do papa Formoso e todos os seus atos, embora tenha sido papa por apenas vinte dias. Filho de Fótio I, Patriarca de Costantinopla, ordenou-se sacerdote do Papa Estêvão VI.

Era um homem piedoso e querido pelo povo e trouxe para enterrar na Basílica de São Pedro, o corpo do Papa Formoso, achado no Tibre e provisoriamente sepultado na pequena igreja de Santa Inês, na cidade de Porto. Conseguiu com sua bondade, reconciliar antigos inimigos do clero e da corrupta nobreza romana.

Papa de número 116, morreu repentinamente em Roma, com suspeita de envenenamento por recusar-se a aceitar a continuação da ingerência dos partidos civis nos assuntos religiosos, e foi sucedido por João IX (898-900).

Entre os suspeitos da sua morte também cita-se o futuro papa Sérgio III, aristocrata da família dos condes de Túsculo, uma antiga cidade da hoje Região do Lázio, ao sul de Roma, próxima do vulcão de Alban, que seria destruída pelos romanos (1191), e feroz adversário do papa Formoso. Não confundir com o Antipapa Teodoro II, do século VII.

Fonte: www.dec.ufcg.edu.br

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Antropologia

PUBLICIDADE Definição Antropologia é o estudo de pessoas em todo o mundo, sua história evolutiva, …

O Mundo Pós-Guerra

PUBLICIDADE O que foi o Mundo Pós-Guerra? O mundo se dividiu em dois blocos antagônicos …

Crise de 1929

Crise de 1929

PUBLICIDADE A Crise de 1929 – O Crack da Bolsa de Nova York Em 1919 …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.