Breaking News
Home / História Geral / Papa Bonifácio V

Papa Bonifácio V

Papa Bonifácio V – ( ~ 575 – 625)

PUBLICIDADE

Bonifácio V, papa

Papa da Igreja Cristã Romana (619-625) nascido em Nápoles, mas não se conhece a data de seu nascimento, sucessor de Adeodato I (615-618), cujo governo caracterizou-se por contínuas lutas pela coroa da Itália.

De origem napolitana, foi eleito em circunstâncias extremamente críticas e só assumiu o trono pontifício onze meses depois da morte do antecessor, porque Roma estava preocupada em defender-se do exarca Eleutério, título do delegado dos imperadores de Bizâncio na Itália ou na África.

Interessou-se particularmente pela Igreja anglo-saxônica, segundo testemunham alguns escritos seus, como uma carta Justo, bispo de Rochester e Canterbury, e outra a Etelberga, rainha de Kent. Promulgou algumas normas litúrgicas e canônicas e instituiu a imunidade do asilo, para as pessoas perseguidas que buscassem refúgio na Igreja.

Também durante seu pontificado, no oriente próximo Maomé iniciou seus sermões, e assim, na era cristã, foi a primeira vez que apareceu uma outra grande religião, a muçulmana, que se espalharia pelo mundo inteiro.

Pelo Liber pontificalis e pelas inscrições sua tumba, era um homem de muitos adjetivos magnânimos como plácido, humilde, doce, misericordioso, sábio, casto, sincero e justo. Papa de número 69, morreu em 25 de outubro, em Roma e foi sucedido por Honório I (625-638).

Fonte: www.dec.ufcg.edu.br

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Antropologia

PUBLICIDADE Definição Antropologia é o estudo de pessoas em todo o mundo, sua história evolutiva, …

O Mundo Pós-Guerra

PUBLICIDADE O que foi o Mundo Pós-Guerra? O mundo se dividiu em dois blocos antagônicos …

Crise de 1929

Crise de 1929

PUBLICIDADE A Crise de 1929 – O Crack da Bolsa de Nova York Em 1919 …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.