Breaking News
Home / História Geral / Papa Leão V

Papa Leão V

PUBLICIDADE

( ? – 904)

Papa Igreja Cristã Romana (903) nascido em Priapo, perto de Ardea, nas planícies adjacentes a Roma, eleito em julho e consagrado em agosto (903) como sucessor de Bento IV (900-903), em cujo papado os historiadores denominam o período que se iniciou de idade das trevas na Igreja. Apesar de filho de pastores, teve esmerada educação devido à intervenção materna e de sua família. Não pertencia, pois, a nenhuma das principais igrejas de Roma ou das famílias tradicionais da capital da fé cristã, porém por seu extraordinário bom senso e elevado conceito moral, terminou por alcançar o pontificado, sendo escolhido para conciliar as enormes divergências.

No entanto mostrou-se débil e indeciso e mostrou que não estava à altura das circunstâncias. Apesar de sua promissora capacidade de conciliação, governou a Igreja menos de dois meses, em um clima de desordens, depois de poucos dias de seu pontificado, sucumbiu em meio a irracionalidade das hordas enfurecidas. Insatisfeito com sua eleição, um dos partidos insurgiu-se contra o papa e com seus membros incentivados por um capelão de nome Cristóvão, um religioso sem escrúpulos e derrotado na escolha para o trono papal, tumultuou pelas ruas da cidade, e durante toda a barbárie, o pontífice foi deposto, preso e levado para um mosteiro nos arredores de Roma, e depois arrastado e morto brutalmente. O papa de número 119, morreu assassinado em Roma, e seu corpo foi queimado e as cinzas lançadas no Tibre, e foi sucedido por Sérgio III (904-911).

Fonte: www.dec.ufcg.edu.br

Veja também

Populista

Populista

PUBLICIDADE Definição Populista, em geral, é uma ideologia ou movimento político que mobiliza a população …

Corrida Espacial

Corrida Espacial

PUBLICIDADE Definição A corrida espacial da Guerra Fria (1957 – 1975) foi uma competição na exploração do …

Caso Watergate

Caso Watergate

PUBLICIDADE Watergate Watergate pode ser a história mais famosa na história americana de jornalismo investigativo. Isso …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.