Breaking News
Home / História Geral / Papa Pio IV

Papa Pio IV

Papa Pio IV – (1499 – 1565)

PUBLICIDADE

Papa da Igreja Cristã Romana (1560-1565) nascido em Milão, eleito em 6 de janeiro (1560) como sucessor de Paulo IV (1555-1559), que reabriu novamente e finalizou o Concílio de Trento, cuja assembléia conciliar foi encerrada pelo cardeal Morone, que teve papel importante no projeto de reforma desse terceiro período do Concílio, cabendo ao papa aprovar todos os decretos conciliares, conferindo-lhes força de lei.

Procedente de uma família humilde, mas mesmo não sendo membro da família Medici de Florença, adotou o mesmo brasão por ter se tornado protegido do Conde Medici de Florença e que lhe pediu que o usasse. Consagrado pontífice prosseguiu com a reforma da Igreja e concluiu o concílio de Trento.

O próprio papa, em 13 de novembro (1564) publicou a Professio fidei tridentina com uma profissão de fé relativa a todas as decisões dogmáticas do Concílio e uma promessa de obediência à Santa Sé. Durante seu pontificado, São Carlos Borromeu, arcebispo de Milão, capaz e piedoso, realizou muitas reformas na Igreja.

Condenou a simonia, nome dado ao comércio de objetos sagrados, e politicamente também interveio para que fossem devolvidas as possessões do Piemonte a Emanuel Filiberto. O papa de número 225 morreu em 9 de dezembro, em Roma, e foi sucedido por São Pio V (1566-1572).

Fonte: www.dec.ufcg.edu.br

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Políticas Sociais

Políticas Sociais

PUBLICIDADE Definição Política social é um termo que é aplicado a várias áreas da política, geralmente …

Políticas Públicas

Políticas Públicas

PUBLICIDADE Definição A política pública é o guia de princípios para a ação tomada pelos poderes executivos …

Gerontocracia

Gerontocracia

PUBLICIDADE Definição Um estado, sociedade ou grupo governado por pessoas idosas. O que é uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.