Breaking News
Home / História Geral / Papa Sérgio IV

Papa Sérgio IV

Papa Sérgio IV – ( ~ 970 – 1012)

PUBLICIDADE

Papa da Igreja Cristã Romana (1009-1012) nascido em Roma, eleito em de julho (1009) como sucessor de João XVIII (1003-1009) após a renúncia ao pontificado deste, que embora tenha sido eleito com o apoio da família dos Crescêncios, poderosa elite de políticos de Roma, não se submeteu aos seus interesses.

Filho de sapateiro de Roma, seguiu a carreira eclesiástica e rapidamente subiu na hierarquia da Igreja e tornou-se bispo de Albano (1004).

Consagrado no trono de São Pedro, manteve boas relações com os imperadores do Oriente e do Ocidente, mas seus anos de pontificado foram ofuscados pela política opressora de Crescêncio, prefeito de Roma. Tentou, sem conseguir, estabelecer um pouco de ordem moral entre os bispos e abades, procurando moralizar o clero, e dedicou grande parte de seu tempo tentando ajudar os pobres.

Convenceu os príncipes italianos a se aliarem contra os sarracenos para salvar o Santo Sepulcro. No campo estritamente católico, reconheceu o Milagre Eucarístico de Ivorra, Cataluña, España, (1010) e autorizou o culto e a veneração das prodigiosas relíquias.

Papa de número 143 salvou o Santo Sepulcro da destruição e faleceu em 12 de maio (1012), em Roma, e foi sucedido por Benedito VIII (1012-1024). Foi enterrado dentro da Basílica de Latrão e, às vezes, é venerado como santo pelos beneditinos.

Fonte: www.dec.ufcg.edu.br

Veja também

Populista

Populista

PUBLICIDADE Definição Populista, em geral, é uma ideologia ou movimento político que mobiliza a população …

Corrida Espacial

Corrida Espacial

PUBLICIDADE Definição A corrida espacial da Guerra Fria (1957 – 1975) foi uma competição na exploração do …

Caso Watergate

Caso Watergate

PUBLICIDADE Watergate Watergate pode ser a história mais famosa na história americana de jornalismo investigativo. Isso …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.