Breaking News
Home / História Geral / Papa São Líbero ou Libério

Papa São Líbero ou Libério

PUBLICIDADE

( ? – 366)

Papa da Igreja Cristã Romana (352-366) nascido em Roma, eleito em 17 de maio (352) como sucessor de São Júlio I (337-352), durante catorze anos de pontificado, tudo fez para proteger a Igreja da heresia ariana, à qual aderira o Imperador Constâncio II, por quem foi desterrado para Berea de Trácia (358). Fez as primeiras fundações da Basílica de Santa Maria Maior, um projeto que ele mesmo traçou. As polêmicas com os arianos levaram à eleição do antipapa Félix II e ao exílio do papa de número 36. No seu desejo de morrer como mártir, pouco tempo depois, regressou à Roma (358) e combateu e expulsou o Antipapa Félix II, imposto pelo imperador.

Faleceu oito anos depois, em 24 de setembro de 366 e foi sucedido por São Damaso I (366-383). Foi o papa que instituiu oficialmente a festa do Natal na data de 25 de dezembro (354). Provavelmente a adoção de 25 de dezembro não refere-se aniversário cronológico de Jesus, mas ao fato de que os primeiros cristãos desejaram que a data coincidisse com a festa pagã dos romanos dedicada ao nascimento do sol inconquistado, que comemorava o solstício de inverno. A escolha é bastante plausível visto que no mundo romano, a Saturnália, comemorada em 17 de dezembro, era um período de alegria e de troca de presentes. 25 de dezembro também era tido como o dia do nascimento do misterioso deus iraniano Mitra, o Sol da Virtude. Sua festa votiva é comemorada em 23 de setembro.

Fonte: www.dec.ufcg.edu.br

Veja também

Populista

Populista

PUBLICIDADE Definição Populista, em geral, é uma ideologia ou movimento político que mobiliza a população …

Corrida Espacial

Corrida Espacial

PUBLICIDADE Definição A corrida espacial da Guerra Fria (1957 – 1975) foi uma competição na exploração do …

Caso Watergate

Caso Watergate

PUBLICIDADE Watergate Watergate pode ser a história mais famosa na história americana de jornalismo investigativo. Isso …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.