Breaking News
Home / História Geral / Papa Sérgio III

Papa Sérgio III

Papa Sérgio III – ( ? – 911)

PUBLICIDADE

Papa da Igreja Cristã Romana (904-911) nascido em Roma, eleito como sucessor de Leão V (903), radical adversário do papa Formoso e suspeito da morte do papa Teodoro II e que governou durante um período de grande degeneração moral.

Aristocrata da família dos condes de Túsculo, uma antiga cidade da hoje Região do Lázio, ao sul de Roma, próxima do vulcão de Alban, que seria destruída pelos romanos (1191), foi eleito pelo partido aristocrata, enquanto o popular elegia João IX (898-900).

Consagrado (903), foi expulso de Roma pelas tropas de Lamberto de Spoleto e obrigado a refugiar-se junto a Adalberto, marquês da Toscana. Voltou à Roma (904), com o apoio de Alberico I, senhor de Camerino e Spoleto, e se livrou de Leão V, que sucedera João IX.

Depois de subir de fato ao trono pontifício, deu continuidade à política antiformosiana que caracterizaria toda a sua ação, anulou todas as disposições emanadas pelos predecessores e, para ter o apoio de um poderoso, apoiou o rei da Itália, Berengário I, na conquista do título imperial.

De sua presumível relação com Marócia, patrícia e senatriz romana, corrupta e cortesã da alta classe, da nobre família de Teofilato, teria nascido o futuro papa João XI (931-935). Mandou reconstruir a Basílica de São João de Latrão, destruída por um incêndio e reivindicou e defendeu os direitos da Igreja contra os senhores feudais.

O papa de número 120, morreu em 14 de abril (911), em Roma, e foi sucedido por Anastácio III (911-913). Nas medalhas de seu pontificado foi esculpida pela primeira vez a tiara.

Fonte: www.dec.ufcg.edu.br

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

O Mundo Pós-Guerra

PUBLICIDADE O que foi o Mundo Pós-Guerra? O mundo se dividiu em dois blocos antagônicos …

Crise de 1929

Crise de 1929

PUBLICIDADE A Crise de 1929 – O Crack da Bolsa de Nova York Em 1919 …

Descolonização da África e da Ásia

PUBLICIDADE O que foi a Descolonização da África e da Ásia? Com o enfraquecimento das nações …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.