Breaking News
Home / História Geral / Papa Bonifácio I

Papa Bonifácio I

Papa Bonifácio I – (~ 360 – 422)

PUBLICIDADE

São Bonifácio I, papa

Papa italiano (418-422) da santa igreja apostólica fundada por Jesus Cristo nascido em Roma, eleito após a morte de Zósimo (417-418) para substituí-lo. Filho de um conhecido presbítero de nome Jocundo, foi ordenado pelo papa Damásio I (366-383) e serviu como representante de Inocêncio I em Constantinopla (405).

O início de seu papado foi marcado por uma intensa disputa pela tiara papal visto que uma parte do clero, apoiada por Carlos de Ravena, elegeu Eulálio como novo papa (418) e essa tumultuosa disputa, que envolveu eclesiásticos, população e políticos romanos, durou por cerca de dois anos (418-420).

Depois da morte do papa Zózimo I (418), o antipapa Eulálio, disputou a tiara com o papa considerado legítimo. Símaco, prefeito de Roma, requereu o direito de árbitro em função de seu cargo político. Influenciado pelo prefeito, o imperador Honório decidiu apoiar o antipapa e seus partidários, colocou o antipapa na basílica de São João do Latrão e expulsou o papa de Roma.

Os partidários do deposto foram ao imperador contra o prefeito de Roma. O imperador Honório convocou os dois papas a seu tribunal, interferindo mais ainda a sério numa questão que não deveria lhe dizer respeito. Eulálio não obedeceu o chamamento do imperador e resolver tomar a basílica de São João de Latrão pela força das armas.

Os cismáticos foram expulsos por ordem do imperador, e finalmente ele pode assumir o trono que tinha direito legítimo. Com a intervenção de Carlos de Ravena, começa a ingerência do poder civil na eleição do papa. O novo papa teve dificuldades com vários arcebispados e para administrar a Igreja na África, em particular, o caso de Apiário (419), onde teve de interferir pessoalmente.

Seus esforços no entanto garantiram o respeito ao papa como autoridade máxima da Igreja. No plano religioso renovou a legislação do papa Sotero, que proibia as mulheres tocarem os linhos sagrados ou auxiliar na queima de incenso, e manteve as leis que proibiam escravos de se tornarem clérigos.

Papa de número 42, morreu em Roma, foi enterrado no cemitério de Maximus, no Por Salaria, e foi sucedido por São Celestino I (422-432). A Igreja promove sua festa no dia 25 outubro.

Fonte: www.dec.ufcg.edu.br

Veja também

Populista

Populista

PUBLICIDADE Definição Populista, em geral, é uma ideologia ou movimento político que mobiliza a população …

Corrida Espacial

Corrida Espacial

PUBLICIDADE Definição A corrida espacial da Guerra Fria (1957 – 1975) foi uma competição na exploração do …

Caso Watergate

Caso Watergate

PUBLICIDADE Watergate Watergate pode ser a história mais famosa na história americana de jornalismo investigativo. Isso …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.