Breaking News
Home / História Geral / Papa Gregório IX

Papa Gregório IX

PUBLICIDADE

Papa Gregório IX (1148 – 1241)

Papa católico italiano (1227-1241) nascido em Anagni, Campagna, de triste memória por ter sido o fundador da Santa Inquisição, através de sua bula papal Escommunicamus, editada após o sínodo de Toulouse (1229), a qual decretava que todos os hereges e instigadores deveriam ser entregues aos nobres e magistrados para o devido castigo que, no caso de obstinação, normalmente seria a morte. Formado nas universidades de Paris e Bologna, após a ascensão de Inocêncio III ao trono papal, de quem era sobrinho, foi sucessivamente nomeado capelão papal, arcebispo de São Pedro, cardeal diácono em Santo Eustáquio (1198) e bispo cardeal de Óstia e Velletri (1206). Com o cardeal Brancaleone foi enviado a Germânia para mediar a disputa entre Philip de Suábia e Otto de Brunswick, que disputavam o trono germânico após a morte de Henry VI. Por ordem do papa o delegados livraram Philip da pena imposta pelo papa Celestino III por ele ter invadido os Estados Pontifícios. Embora os delegados fossem incapazes para convencer Brunswick a deixar as reivindicações dele ao trono, eles tiveram sucesso dentro efetuando uma trégua entre os dois pretendentes e voltou a Roma (1208). Após o assassinado de Philip, voltou à Alemanha (1209) para convencer os príncipes a reconhecerem Otto de Brunswick como rei. Depois da morte do papa Inocêncio III (1216), organizou a eleição de papa Honório III juntamente com o cardeal Guido de Preneste. Hábil diplomata foi nomeado por Honório III para, além participar da organização das cruzadas, ser o mediador principal nos conflitos regionais entre a Lombardia e Tuscia (1217), Pisa e Gênova (1217), Milão e Cremona (1218) e entre a Bolonha e Pistóia (1219). A pedido especial de São Francisco, Honório III o designou o protetor da ordem (1220).

Depois da morte de Honório III (1227), o cardeal Conrad de Urach foi eleito a princípio, mas declinou da tiara e, então, os cardeais o elegeram por unanimidade no dia 19 março (1227), e ele relutantemente aceitou a honraria, até mesmo por se considerar avançado na idade, e adotou o nome de Gregory IX. Os constantes conflitos com as táticas desonestas de Imperador Frederico II, especialmente com relação ao papel deste nas Cruzadas, o levaram a publicar a excomunhão do imperador (1228). A primeira ofensiva da quinta Cruzada (1217-1221), organizada por Honório III, papa em Roma (1216-1227), tinha como objetivo capturar o porto egípcio de Damieta, o que foi conseguido dois anos depois (1219). A estratégia posterior requeria assegurar o controle da península do Sinai. Porém esses objetivos não foram alcançados, pois os reforços prometidos por Frederico II não chegaram, razão pela qual ele foi excomungado pelo papa. Para provar para o mundo Cristão que o papa tinha sido precipitado em lhe impor tão grave punição, o imperador resolveu ir para a Terra Santa (1228), previamente pedindo a bênção papal para o seu empreendimento. Porém, o papa não só negou-lhe a bênção, como justificou que um imperador excomungado não tinha direito para empreender uma guerra santa, como também liberou os cruzados do juramento de submissão. Frederico II organizou uma Cruzada por sua própria conta, marchou até a Terra Santa e, sem o apoio do papado, conseguiu que os egípcios devolvessem Jerusalém aos cruzados. Ao mesmo tempo, o Papa proclamou outra Cruzada, desta vez contra Frederico, e seguiu atacando as possessões italianas do imperador. Ameaçado por uma turba de Ghibelline, o papa fugiu primeiro a Viterbo e depois para Perugia. Sem saída, o imperador reconheceu a justiça de sua excomunhão e começou a dar passos para uma reconciliação com o papa. Depois de muitas refregas o papa voltou à Roma de seu refúgio em Perúgia (1228-1930), e estabeleceu um tratado com o imperador, por meio do qual aquela parte dos Estados Pontifícios que estavam ocupadas através de tropas imperiais seriam restabelecidas às posses papais e a paz foi estabelecida entre o papa e o imperador. Durante um tempo o imperador ajudou o papa contra algumas revoltas secundárias nos Estados Pontifícios, como foi estipulado dentro das condições de paz.

Porém, logo ele começou a perturbar a paz novamente impedindo a liberdade da Igreja na Sicília e prejudicando a liberdade das cidades da Lombardia, um bastião forte e necessário para o segurança dos Estados Pontificais. Com a declaração (1237) do imperador da intenção de unir ao império não só a Lombardia e a Tuscania, mas também o Patrimônio de São Pedro e praticamente toda a Itália, fez o papa novamente excomungar o imperador (1239), reiniciando o período de desentendimentos entre ambos, que continuou até a morte repentina do pontífice, em Roma, com a idade de quase cem anos, quando o exército do imperador tomou posição e acampou próximo à cidade. Apesar desta contínua beligerância com Frederico II, o titular de São Pedro não descuidou da atividades cristãs da Igreja, em especial o apoio às ordens religiosas e missionários. Entre suas muitas ações para entidades religiosas protegeu a Ordem dos Dominicanos, aprovou os privilégios do Camaldolese (1227), deu estatutos novos aos Carmelitas (1229), aprovou a Ordem de Nossa Senhora de Clemência para a redenção de cativos, entre outras, e ajudou financeiramente as ações de ordens religiosas de conversão na Ásia e África e leste europeu e nas campanhas do Oriente Médio. No seu papado canonizações e o calendário de santos foi enriquecido com alguns dos mais populares nomes do catolicismo como São Francisco de Assis, Santo Antônio de Pádua, Santa Isabel de Turíngia etc.

Fonte: www.dec.ufcg.edu.br

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Políticas Sociais

Políticas Sociais

PUBLICIDADE Definição Política social é um termo que é aplicado a várias áreas da política, geralmente …

Políticas Públicas

Políticas Públicas

PUBLICIDADE Definição A política pública é o guia de princípios para a ação tomada pelos poderes executivos …

Gerontocracia

Gerontocracia

PUBLICIDADE Definição Um estado, sociedade ou grupo governado por pessoas idosas. O que é uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.