Breaking News
Home / História Geral / Papa Teodoro I

Papa Teodoro I

Papa Teodoro I – ( ? – 649)

PUBLICIDADE

Papa da Igreja Cristã Romana (642-649) de origem grega e nascido em Jerusalém, eleito em 24 de novembro (642) como sucessor de João IV (640-642), iniciador doas condenações inquisitivas e que em virtude de suas desavenças foi obrigado pelo imperador Constante II a não tratar de assuntos teológicos. Intelectual e letrado, soube se cercar de homens eminentes e muito cultos e juntou ao nome de Pontífíce o título de Soberano e reorganizou a jurisdição interna do clero.

Conseguiu converter muitos gregos impenitentes que negavam a natureza divina de Jesus Cristo, dizendo que Cristo era o filho adotivo de Deus, não sendo por isso digno de culto. Durante seus sete anos de governo, combateu os hereges monofisistas e, em meio as controvérsias com o imperador, houve suspeitas de que tenha sido envenenado.

Embora o imperador Constantino tenha iniciado a política de suprimir todas as pessoas e as doutrinas que não estavam em conformidade com o dogma oficial (321), a maioria dos estudiosos coloca o começo da Inquisição oficial com este papa de Jerusalém, que iniciou a prática de mergulhar sua pena dentro de vinho consagrado, o vinho da eucaristia, antes de assinar a sentença de morte dos hereges.

A Inquisição foi iniciada nesse período, e foi direcionada contra as heresias dos filósofos herméticos, isto é, os praticantes de magia negra da Europa e tornou-se uma das mais selvagens e absolutamente inaceitáveis práticas de tortura e morte já vista na história da civilização. Papa de número 73, morreu 14 de maio (649), em Roma, e foi sucedido por São Martinho I (649-655).

Fonte: www.dec.ufcg.edu.br

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

O Mundo Pós-Guerra

PUBLICIDADE O que foi o Mundo Pós-Guerra? O mundo se dividiu em dois blocos antagônicos …

Crise de 1929

Crise de 1929

PUBLICIDADE A Crise de 1929 – O Crack da Bolsa de Nova York Em 1919 …

Descolonização da África e da Ásia

PUBLICIDADE O que foi a Descolonização da África e da Ásia? Com o enfraquecimento das nações …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.