Breaking News
Home / História Geral / Papa João XI

Papa João XI

PUBLICIDADE

(911 – 935)

Papa da Igreja Católica Romana (931-935) nascido em Roma, eleito em março (931) sucessor de Estêvão VIII (929-931), que passou por grandes infortúnios por causa de sua própria família. Presumivelmente filho incestuoso de Marócia, corrupta e cortesã de alta classe, com um papa anterior, Sérgio III (904-911), e legitimado como do marquês Alberico de Tusculum, uma antiga cidade da hoje Região do Lázio, ao sul de Roma, próxima do vulcão de Alban, que seria destruída pelos romanos (1191). Foi eleito com ajuda das intrigas da mãe, Senatrix e Patrícia romana ou domna senátrix. Apesar de ter sido eleito com a ajuda da sua própria família, tentou apaziguar os tremendos conflitos intrafamiliares e deplorou sua libertinagem, mas não foi bem sucedido.

Com o papado sob controle pela presença do filho no trono, por causa de sua ambição desmedida, ela casou-se com o cunhado Hugo, rei da Provença e Itália, para ampliar seus poderes, e desenvolveu um governo tirânico em Roma. Em pouco tempo os nobres, liderados por Alberico II, filho mais novo de Marócia, derrubaram-lhe do poder, foi presa e o marido fugiu. Alberico tornou-se o novo governante de Roma, dando ao papa apenas o poder de exercer os seus deveres espirituais, sem quaisquer jurisdições inerentes ao cargo pontifício. Sem autoridade e perseguido, o papa refugiou-se junto aos monges de Cluny e, em agradecimento, concedeu à congregação vários privilégios, tornando-a mais tarde, um poderoso agente da reforma da Igreja.

Depois de muitas atribulações, o papa de número 126 morreu e foi sucedido por Leão VII (936-939). Conta-se que amava as artes e especialmente a música e agraciou com sua proteção a muitos artistas. As manobras nefastas de Marócia não terminaram com a morte de seu filho. Pelos menos seus quatro sucessores, foram eleitos por sua influência, ou de sua irmã Teodora: Leão VII (936-939), Estevão IX (939-942), Marinho II (942-946) e Agápito II (946-955). OBS: Tusculum ou Túsculo foi uma antiga cidade da hoje Região do Lázio, ao sul de Roma, próxima do vulcão de Alban, que seria destruída pelos romanos (1191)

Fonte: www.dec.ufcg.edu.br

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Arqueologia de Gênero

Arqueologia de Gênero

PUBLICIDADE Definição A arqueologia de gênero é um método investigativo da subdisciplina de estudar sociedades antigas através …

Criptologia

PUBLICIDADE Criptologia é a ciência preocupada com a comunicação e armazenamento de dados de forma …

Stonehenge

PUBLICIDADE Stonehenge – Monumento Stonehenge é um dos monumentos mais famosos do mundo. Fica na …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.