Breaking News
Home / História Geral / Papa Simplício

Papa Simplício

Papa Simplício – ( ? – 483)

PUBLICIDADE

Papa da Igreja Cristã Romana (468-483) nascido em Tívoli, Itália, eleito em 3 de abril (468) como sucessor de São Hilário (461-468), em cujo pontificado sucumbiu o Império do Ocidente, e dedicou-se à organização do patrimônio da Santa Sé, dando prova de ser um excelente administrador.

Roma, depois de resistir às invasões de godos, visigodos, hunos, vândalos e outros povos bárbaros, acabou sucumbindo aos hérulos, chefiados pelo rei bárbaro Odoacro, que era adepto do arianismo e depôs o imperador Rômulo Augusto.

A partir daí, conquistadores de todos os tipos se instalaram, depredaram, destruíram e repartiram aquele Império, tido como o centro do mundo. Para impedir as desordens na próxima vacância da Sé Apostólica, o papa pediu segurança a Odoacro, se fosse necessário.

Odoacro não perdeu ocasião de manifestar seu poder e promulgou uma lei proibindo futuras eleições papais sem a sua autorização.Roma, que era sua capital, então sobreviveu e nesse melancólico final, a única autoridade moral restante, a que ficou do lado do povo e acolheu, socorreu, escondeu e ajudou a enfrentar o terror, foi a do Papa.

Ao contrário do que se podia esperar, teve um dos pontificados mais longos do seu tempo. Enfrentou o cisma que ocasionou a fundação das igrejas da Armênia, Síria e Egito. Frente à miséria que se formou para a Igreja em Roma e em Constantinopla, organizou a distribuição das esmolas aos peregrinos e às novas igrejas.

Papa de número 47, morreu em 10 de março (483), em Roma, e foi sucedido por São Felix III (II) (483-492). Santo de pouca tradição no Brasil, é devocionado no dia 2 de março.

Fonte: www.dec.ufcg.edu.br

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

O Mundo Pós-Guerra

PUBLICIDADE O que foi o Mundo Pós-Guerra? O mundo se dividiu em dois blocos antagônicos …

Crise de 1929

Crise de 1929

PUBLICIDADE A Crise de 1929 – O Crack da Bolsa de Nova York Em 1919 …

Descolonização da África e da Ásia

PUBLICIDADE O que foi a Descolonização da África e da Ásia? Com o enfraquecimento das nações …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.