Breaking News
Home / História Geral / Papa Hilário

Papa Hilário

Papa Hilário – (395 – 461)

PUBLICIDADE

Papa São Hilário

Papa da Igreja Católica (440-461) nascido na Toscana, Itália, cujo pontificado teve como objetivo fundamental a defesa da unidade e da ortodoxia na igreja ocidental, com à desintegração do Império Romano.

Eleito sucessor do papa Sisto III (440), defendeu com firmeza o primado de Roma na jurisdição da igreja e sustentou ter sido esse poder outorgado por Cristo somente a São Pedro, que o transmitiu a seus sucessores.

Combateu vigorosamente as heresias, como o nestorianismo e o pelagianismo, por meio de uma formulação sistemática da doutrina ortodoxa. Sua defesa da doutrina da encarnação de Cristo, num documento contra o teólogo Eutiques de Constantinopla, foi aceita como verdade dogmática pelo Concílio de Calcedônia (451).

Entrou para a história como um gênio da diplomacia e angariou tamanho prestígio que com os bárbaros as porta de Roma, reuniu-se com Átila e conseguiu impedir que os hunos atacassem Roma (452), bem como que os vândalos saqueassem a cidade, após a ocupação (455) e, mais que isso, fazendo com a Igreja sobreviesse à quada do Império Romano.

O papa de número 46 faleceu em Roma e foi São Hilário (461-468). São conservadas 432 cartas e quase cem sermões de sua autoria, expondo sua teorias e doutrinas, foi declarado doutor da igreja por Bento XIV e tem sua festa celebrada em 11 de abril.

Fonte: www.dec.ufcg.edu.br

Veja também

Populista

Populista

PUBLICIDADE Definição Populista, em geral, é uma ideologia ou movimento político que mobiliza a população …

Corrida Espacial

Corrida Espacial

PUBLICIDADE Definição A corrida espacial da Guerra Fria (1957 – 1975) foi uma competição na exploração do …

Caso Watergate

Caso Watergate

PUBLICIDADE Watergate Watergate pode ser a história mais famosa na história americana de jornalismo investigativo. Isso …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.