Breaking News
Home / História Geral / Papa São Paulo I

Papa São Paulo I

PUBLICIDADE

Papa São Paulo I ( ~ 710 – 767)

Papa italiano (757-767) da igreja cristã romana nascido em Roma, irmão de Estevão II (752) e substituto de Estevão III (752-757), pela primeira vez se tinha dois irmãos papas, fato repetido no século XI com Bento VIII(1012-1024) e João XIX (1024-1032). Educado desde criança para ser presbítero, no próprio palácio papal, foi eleito papa um mês após a morte de seu antecessor. Escreveu logo ao rei Pepino, dos Francos, comunicando sua eleição e o rei não só respondeu como lhe enviou (758) um cacho de cabelos de sua filha recém nascida Gisela, irmã do futuro Carlos Magno, pedindo ao papa que aceitasse ser padrinho da pequena princesa. Os duques e condes romanos acolheram com entusiasmo a proteção do rei franco, que de longe os deixava tranqüilos sob o governo pontifício e lhes era uma garantia contra a barbárie dos Longobardos. O novo pontífice deu provas de grande habilidade e muita paciência, conseguiu abrandar Desidério. Com o apoio do rei franco convenceu Desidério, rei dos temíveis Longobardos a ajudar o papa recuperar o patrimônio romano nas regiões na Itália sulista que se encontrava sob o poder bizantino, e apoiar os direitos eclesiásticos do pontífice contra os bispos destes distritos. Enquanto isso o grego Constantino Coprônimo, conhecido por sua oposição à reverência à imagens, espalhava boatos de terríveis esquadras e ingentes exércitos que estava preparando para ocupar Roma.

Depois de vários encontros entre enviados de ambos os lados, com a intermediação de Pepino, foi realizado um sínodo em Gentilly, perto de Paris, no qual as doutrinas de Igreja relativas à Trindade e a reverência de imagens foram mantidas. Também celebrizou-se por sua caridade sem alarde. Visitava à noite os cárceres, libertando, com seu direito de indulto, os condenados à morte. Pagava às escondidas os débitos dos que jaziam presos por insolvência, e colocava víveres e roupas à porta das casas dos pobres. Fundou com monges gregos o convento de São Silvestre (761), ainda hoje existente no local dos antigos e famosos jardins de Lúculo. Terminou a capela de Santa Petronila, que para alguns é filha de São Pedro, iniciada por seu irmão e chamada capela dos reis francos. Morreu em Roma, no dia 28 de junho e esta é sua data de celebração.

Fonte: www.dec.ufcg.edu.br

Veja também

Populista

Populista

PUBLICIDADE Definição Populista, em geral, é uma ideologia ou movimento político que mobiliza a população …

Corrida Espacial

Corrida Espacial

PUBLICIDADE Definição A corrida espacial da Guerra Fria (1957 – 1975) foi uma competição na exploração do …

Caso Watergate

Caso Watergate

PUBLICIDADE Watergate Watergate pode ser a história mais famosa na história americana de jornalismo investigativo. Isso …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.