Breaking News
Home / Arte / Arte Figurativa

Arte Figurativa

PUBLICIDADE

O que é arte figurativa?

A arte figurativa, também chamada de figurativismo, pode ser considerada uma classificação das obras artísticas que tenham cunho visual. De tal modo, essas obras representam o mundo de forma fiel à realidade, fazendo com que o observador possa enxergar numa pintura ou numa escultura, ou ainda em gravuras e demais possibilidades de arte visual, o seu cotidiano, e assim identificar e reconhecer, por seu prévio conhecimento,o que está ali representado, como paisagens, pessoas, objetos, frutas, adornos e etc.

Antes do surgimento da fotografia era muito utilizado a arte figurativa para retratar as pessoas, principalmente os nobres, com o intuito de exaltar e individualizar quem era retratado.

Alguns artistas, em variadas épocas, impregnaram de estilo e identidade seu trabalho o que fez com que suas obras fossem tidas como realidades distorcidas quando comparadas às imagens que se percebe no dia a dia e nem assim essas deixam de ser representativas do mundo real, sendo assim, ainda classificadas como figurativas.

Carrie Graber
Carrie Graber

O expressionismo e o impressionismo, movimentos artísticos que não se preocupam com a verossimilhança, são estilos figurativistas que presam a liberdade de expressão e do enxergar individual. Portanto, divide-se a arte figurativa em realista e estilizada, sendo o primeiro termo usado para obras mais parecidas com a percepção real e o outro com trabalhos que tem a agregação de estilo mais evidente, ou seja, a obra estilizada é menos semelhante com o cotidiano por estar mais aberta ao falseamento causado pelo ponto de vista do artista criador e do que ele possa querer causar no seu público.

Andrea Kowch
Andrea Kowch

É possível considerar que todos os movimentos artísticos se baseiam na arte figurativa pois, por tendência natural, a leitura e potencialmente a criação de um trabalho buscam o figurativo para se compreender a obra, nutrindo assim questionamentos filosóficos e artísticos, principalmente, quando esse posicionamento questionador de achar figuras concretas se dá na arte abstrata, a qual utiliza-se de formas não claramente identificadas. De tal forma, o observador e o criador podem ver uma infinidade de coisas de acordo com suas experiências e criatividade e essas visões tenderão ao ver figurativista.

Luciana Moretti Angelo

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Arte Nova

PUBLICIDADE Definição Art nouveau é um estilo internacional em arquitetura e design que surgiu na …

Tipografia

Tipografia

PUBLICIDADE A Tipografia, design ou seleção de formulários de letras a serem organizados em palavras …

Ilusionismo

PUBLICIDADE Definição Ilusionismo é uma técnica de usar métodos pictóricos para enganar o olho. Ilusionismo éo uso …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.