Breaking News
Home / Biografias / Maquiavel

Maquiavel

PUBLICIDADE

Biografia de Nicolau Maquiavel

Escritor, Diplomata (1469–1527)

Nome: Nicolau Maquiavel

Ocupação: Escritor, Diplomata, Político e Estadista

Data de nascimento: Florença, Itália no dia 3 de maio de 1469

Pai: Bernardo di Niccolò Machiavelli

Mãe: Bartolommea di Stefano Nelli

Faleceu em: Florença, Itália no dia 21 de junho de 1527

Religião: catolicismo

O diplomata italiano Nicolau Maquiavel é mais conhecido por escrever O Príncipe, um manual para políticos inescrupulosos que inspirou o termo “maquiavélico” e estabeleceu seu autor como o “pai da teoria política moderna”.

Quem foi Nicolau Maquiavel?

Maquiavel
Nicolau Maquiavel

Nascido em 3 de maio de 1469, em Florença, na Itália, Nicolau Maquiavel foi diplomata por 14 anos na República Florentina da Itália durante o exílio da família Medici. Quando a família Medici retornou ao poder em 1512, Maquiavel foi demitido e preso brevemente.

Ele então escreveu O Príncipe, um manual para os políticos sobre o uso de astúcia implacável e egoísta, inspirando o termo “maquiavélico” e estabelecendo Maquiavel como o “pai da teoria política moderna”.

Ele também escreveu vários poemas e peças.

Ele morreu em 21 de junho de 1527, em Florença, na Itália.

“O príncipe”

Embora tenha sido inicialmente um período sombrio para sua carreira, o tempo de Maquiavel longe da política deu a ele a oportunidade de ler a história romana e escrever tratados políticos, mais notavelmente O príncipe.

O principal tema deste pequeno trabalho sobre o governo e sobrevivência monárquicos é a capacidade do homem de determinar seu próprio destino em oposição ao poder do destino, que tem sido interpretado como a filosofia política que pode recorrer a qualquer meio para estabelecer e preservar um total autoridade.

O trabalho foi considerado como um manual para os políticos sobre o uso da astúcia implacável e egoísta, e inspirou o termo “maquiavélico”.

Enquanto muitos acreditam que o título do livro, “o príncipe”, foi baseado no infame Cesare Borgia, alguns estudiosos consideram uma sátira.

O papa Clemente VIII condenou o príncipe por seu endosso do governo por engano e medo.

Um excerto do livro diz: “Como o amor e o medo dificilmente podem existir juntos, se tivermos que escolher entre eles, é muito mais seguro ser temido do que amado”.

Livros e outros trabalhos

Além de O Príncipe, Maquiavel escreveu o tratado Sobre a Arte da Guerra (1521), entre outros, e vários poemas e peças, incluindo o Mandrágico de 1524, satírico.

Carreira Inicial e Diplomática

Maquiavel
Nicolau Maquiavel

Nicolau de Bernardo dei Machiavelli nasceu em Florença, Itália, em 3 de maio de 1469 – época em que a Itália estava dividida em quatro cidades-estados rivais e, portanto, estava à mercê de governos mais fortes em todo o resto da Europa.

O jovem Nicolau Maquiavel tornou-se diplomata após a queda temporária da família Medici de Florença em 1494. Ele serviu nessa posição por 14 anos na República Florentina da Itália durante o exílio da família Medici, durante o qual ele ganhou uma reputação de desonestidade.

Depois que seu envolvimento em uma tentativa fracassada de organizar uma milícia florentina contra o retorno da família Medici ao poder em 1512 se tornou conhecido, Maquiavel foi torturado, encarcerado e banido de um papel ativo na vida política.

Anos posteriores e legado

Em seus últimos anos, Nicolau Maquiavel residiu em uma pequena aldeia nos arredores de Florença.

Ele morreu na cidade em 21 de junho de 1527.

Seu túmulo está na igreja de Santa Croce, em Florença, que, ironicamente, ele havia sido proibido de entrar durante os últimos anos de sua vida.

Hoje, Maquiavel é considerado o “pai da teoria política moderna”.

Vida de Nicolau Maquiavel

Maquiavel
Nicolau Maquiavel

Nicolau Maquiavel nasceu em Florença em 3 de maio de 1469, em Bernardo e Bartolomea. Embora a família tivesse desfrutado anteriormente de prestígio e sucesso financeiro, na juventude de Niccolò seu pai lutava com dívidas. No entanto, seu pai estava ativamente interessado em educação e forneceu ao jovem Nicolau acesso a livros.

O mundo da juventude de Maquiavel foi um dos grandes fermentadores em questões políticas, intelectuais e eclesiásticas.

Florença estava entre as muitas cidades-repúblicas italianas frequentemente contestadas pelos maiores poderes políticos da época – o papado e o Sacro Império Romano, junto com a França e a Espanha.

Novas edições e traduções de textos gregos e romanos clássicos forneceram o material para o movimento intelectual conhecido como o Renascimento, que combinou um interesse no cristianismo com uma nova curiosidade sobre a cultura clássica.

Enquanto isso, embora a Igreja sempre tenha sido importante politicamente na Europa, na época de Maquiavel, o envolvimento da Igreja na política mundana incluía sua participação direta em guerras de aquisição.

Florença tinha alcançado proeminência como um centro bancário, e a família Medici era governante eficaz de Florença desde 1434.

A juventude de Maquiavel viu uma tentativa fracassada na dinastia Medici pela família Pazzi em 1478, além da dramática ascensão da cidade.

Quando Maquiavel tinha vinte e cinco anos, Carlos VIII da França invadiu a Itália e a subsequente saída da família Médici deixou Florença nas mãos de Savonarola. Depois de um governo tumultuado de menos de quatro anos, Savonarola foi executado e Piero Soderini restabeleceu o governo republicano.

Foi sob a república de Soderini que Maquiavel, agora com quase trinta anos, tornou-se o Segundo Chanceler da República Florentina, uma importante posição envolvendo deveres internos e diplomáticos.

Após a reestruturação da república em 1502 e a posterior nomeação de Soderini como gonfaloniere, a influência de Maquiavel cresceu. Ele assumiu missões diplomáticas para muitas das grandes potências européias e trabalhou intensamente para melhorar a milícia florentina. Ao fazê-lo, ele fez alguns inimigos.

Maquiavel foi casado desde 1501 até sua morte, com sua esposa Marietta tendo sete filhos. Suas atividades extraconjugais eram ocasionalmente uma fonte de escândalo.

Em 1512, a restauração do poder dos Medici, após o Cardeal Giovanni de Medici, em breve eleito Papa Leão X, reconquistou Florença junto com o Papa Júlio II. Maquiavel foi destituído do cargo na mudança de regime e foi preso por conspiração contra os Médici.

Maquiavel produziu seus mais importantes escritos literários e políticos durante os anos subsequentes, quando se aposentou em sua propriedade fora de Florença, sem abandonar suas ambições políticas. Seu primeiro trabalho, O Príncipe, que terminou no final de 1513, traz uma dedicação a Lorenzo de ‘Medici – talvez refletindo as esperanças de Maquiavel de retornar à vida política.

Na mesma época, ele também estava compondo seus Discursos sobre Tito Lívio, um empreendimento maior não concluído até 1517, no mínimo.

Nenhum tratado político, no entanto, foi publicado em sua vida; Os Discursos chegaram impressos em 1531, O Príncipe em 1532.

Após 1513, Maquiavel continuou a exercer suas habilidades literárias. Seu Asno de Ouro, mas nunca concluída, foi escrito em 1517, seguido no ano seguinte por sua comédia Mandragola, embora nunca concluída, foi escrita em 1517, seguida no ano seguinte por sua comédia Mandragola.

No início da década de 1520, Maquiavel trouxe sua Vida de Castruccio Castracani (1520), foi encomendado pelos Médici para escrever suas Histórias Florentinas (publicado em 1525) e publicou sua Arte da Guerra (1521).

Após a derrota de Florença pelo Sacro Império Romano em 1527, uma nova República Florentina foi declarada.

Pouco mais de um mês depois, Maquiavel morreu.

Seu legado político, no entanto, acabara de começar.

Fonte: thegreatthinkers.org/www.biography.com/www.britannica.com/www.notablebiographies.com/www.thefamouspeople.com

Veja também

Angela Merkel

Angela Merkel

PUBLICIDADE Nome: Angela Merkel Ocupação: Chanceler da Alemanha Data de nascimento: 17 de julho de 1954 Educação: Universidade de …

Gilberto Freyre

PUBLICIDADE Biografia Nascimento: 15 de março de 1900, Recife, Pernambuco Falecimento: 18 de julho de 1987, Recife, …

Virgínia Woolf

Virgínia Woolf

PUBLICIDADE Data de nascimento: 25 de janeiro de 1882 Data do falecimento: 28 de março de 1941 …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.