Breaking News
Home / Arte / Decupagem

Decupagem

PUBLICIDADE

 

deoupage é uma técnica extremamente simples de executar, baseia-se no uso do papel e da cola.

Decupagem (do francês découpage, derivado do verbo découper, recortar) significa, originalmente, o ato de recortar, ou cortar dando forma. Nas artes decorativas, um sistema de colagem de papel e papelão sobre objetos.

Decupagem

Decoupage é o nome dado à arte de decorar com colagens de recortes de papel estampado.
De belo efeito e fácil execução, ganhou adeptos os mais diversos.

Fonte: www.fazfacil.com.br

Decupagem

Como Fazer decapagem com guardanapo, dica de artesanato

Vamos falar mais um pouco dessa técnica que é uma das que mais atraem pessoas para os trabalhos de artesanato: a decupagem. Vamos aprender as etapas da decupagem usando guardanapos decorados, um passo a passo básico para iniciantes que estão curiosos para descobrir esse mundo.

Eu escolhi uma caixa de MDF que poderá ser usada como um porta-jóias ou um porta objetos multi-uso. Escolhi também uma estampa de guardanapo fácil de trabalhar e de realçar, com cores que me agradam muito. As tintas para pintar a caixa fizeram um composé com essas cores.

Decupagem

O guardanapo possui três camadas finas de papel. Separe as camadas de papel do guardanapo e retire as duas brancas deixando apenas a camada decorada.

Decupagem

Pinte o lado de dentro da caixa com a cor clara. Comece pincelando sempre pelas dobras e depois espalhe a tinta. Eu usei tinta acrílica sem diluição. Se estiver muito grossa, pode diluir num pouco de água, mas bem pouco mesmo.

Decupagem

Use a cor mais escura para pintar o lado de fora. Lembre que eu escolhi tons que combinam com as estampas do guardanapo.

Decupagem

Use a cor mais escura para pintar o lado de fora. Lembre que eu escolhi tons que combinam com as estampas do guardanapo.

Decupagem

Dê quantas demãos precisarem para cobrir bem a caixa. Eu dei três. Espere secar muito bem.

Decupagem

Passe cola de decupagem sobre a tampa usando um pincel largo e espalhe bem. Você pode usar cola branca, desde que ela seja de boa qualidade. Colas de marcas muito diluídas não resultam em boa decupagem.

Decupagem

Posicione o guardanapo sobre a tampa delicadamente. Com um saco plástico amassadinho, pressione as rugas e bolhas que aparecerem. Isso é normal. Aperte com firmeza e cuidado para não rasgar o guardanapo.

Decupagem

Siga pressionando toda a tampa até tirar as bolhas e rugas e depois aguarde que a cola seque completamente.

Aqui nesse ponto vocês já tem uma caixa pronta com a tampa decorada com decupagem de guardanapo. Não precisaria modificar, mas nós queremos dar aquele realce que transforma a peça, certo?

Decupagem

Então vamos destacar os detalhes da estampa usando tinta dimensional e tinta relevo glitter. Escolha as cores que mais se destacam na estampa, mas lembrem, sem exageros pois todo exagero leva ao mau gosto.

Decupagem

Realce alguns miolos de flor com tinta relevo glitter. Como eu disse, somente alguns. Não precisa rebocar sua tampa.

Decupagem

Noutros detalhes aplique somente a tinta dimensional, para dar aquele relevo interessante, apenas para valorizar alguns traços.

Gente, não importa o modelo de estampa que vocês tenham escolhido, a dica de realçar apenas alguns detalhes vale para qualquer imagem escolhida. Além de recobrir linhas, vocês podem também pontilhar espaços cheios, é outra alternativa de realçar sua decupagem.

Assim que as tintas relevo estiverem secas, aplique duas demãos de verniz a base de água para proteger, ou para melhor acabamento use o verniz spray.

Decupagem

Agora sim sua caixa está mais linda que nunca e nem dá pra dizer que você usou um guardanapo para transforma-la.

Fonte: www.viladoartesao.com.br

Decupagem

O charme francês da découpage

Você sabe o que é découpage? Découpage, ou decupagem, é a técnica de artesanato que envolve a colagem de gravuras em superfícies de madeira, vidro, metal, papelão e outros materiais. O resultado é perfeito para objetos decorativos, para personalizar aquele cantinho da sua casa com uma criação sua, ou para dar como uma lembrancinha para aquele amigo querido usar na própria casa.

A técnica em si não é complexa. O que tem valor é a atenção, a dedicação, e o carinho empregados – no caso de quem faz um trabalho de découpage para manter ou para presentear -, ou a criatividade que resulta em uma obra única – no caso de quem vende ou compra produtos feitos em découpage.

Em francês, a palavra deriva do verbo recortar. No caso, ela se refere aos recortes das imagens, gravuras, ou simples pedaços de papel, que depois são acrescentados à superfície. Como a colagem pode se dar em inúmeros materiais diferentes, os trabalhos com découpage são muito amplos. A técnica pode aparecer desde a moldura de um porta retrato até nos sabonetes decorativos.

Ela é ideal, também, para lembrancinhas e ocasiões especiais – como, por exemplo, uma caixa decorada com imagens de anjinhos para o Natal, ou de coelhinhos para a Páscoa. É claro que há muito mais na découpage do que simplesmente recortar e colar. Como toda técnica de artesanato, esta exige experiência, prática e cuidado.

Se você está começando agora, atenção para essas dicas:

Um erro de principiante é fixar a imagem em uma superfície que não está bem acabada. A colagem pode ter relevos, o que causa uma impressão de amadorismo muito forte na arte final. Nesse caso, é ideal lixar a madeira ou raspar o material com estilete para garantir uma colagem limpa.

Em trabalhos com madeira, também é interessante passar uma mão de tinta PVA, e só prosseguir com o trabalho quando a tinta estiver bem seca (você pode acelerar o processo com um secador).

As imagens podem ser aplicadas de maneiras diferentes. Uma opção é aplicar uma mistura de cola e água; é importante que essa aplicação seja feita com pincel, e não a dedo!

Se estiver trabalhando em uma superfície grande, que exigirá várias colagens diferentes, nada de pincelar tudo de uma vez. Passe o pincel aos pouquinhos, de pedaço em pedaço, pois a cola seca muito rápido! Uma dica útil é ter consigo pedaços de plástico, para pressionar sobre a imagem e evitar a formação de bolhas.

Se a sua découpage envolve a colagem de muitas gravuras, tome cuidado para não deixar espaço entre elas. Se sobrou, não se preocupe, não é o fim do mundo – é mais uma deixa para exercitar a sua criatividade. Vale a pena preencher os espaços com um pouquinho de tinta. Contorne esses espaços com um pincel zero. Fica um charme!

Uma opção muito popular entre quem gosta de experimentar com découpage é utilizar guardanapos – não os simples, brancos e comuns, mas aqueles guardanapos decorativos, com estampas e desenhos tão bonitinhos que dá até pena utilizar para limpar a sujeira da boca. Que tal experimentar?

Fonte: www.pracadoartesanato.com.br

Decupagem

O que é?

Decupagem

Decoupage é a arte de cobrir uma superfície com recortes de jornal, revista, papel, dando a aparência de uma delicada incrustação. Decoupage pode adicionar um toque criativo e artístico para molduras, móveis, objetos e louças.

Você pode aprender a Decoupage! Ao olhar para um objeto acabado, você poderia pensar que a Decoupage é um processo complicado, mas não é. É um artesanato realmente muito simples. Se você pode cortar e colar, você já conhece a maioria das técnicas utilizadas.

Basicamente, você deve recortar imagens, colá-las na superfície do objeto e passar algumas camadas de cola para protegê-lo. Provavelmente você tem todos os materias necessários para realizar essa técnica em sua casa, agora. Então, vamos aos passos.

Como Fazer?

1. Escolha uma superfície para cobrir com recortes. Madeira, metal, pedra e vidro são todos materiais adequados para Decoupage.

2. Limpe a superfície tendo certeza de que está livre de sujeira e pó.

3. Faça recortes de papel para colar na superfície. Seja criativo, use papéis estampados, faça recortes interessantes. Você pode usar também revistas e jornais velhos.

4. Coloque os recortes na superfície, sem usar cola. Isto irá ajudá-lo a descobrir a melhor forma de organizar os recortes, quantos recortes precisa e quanta cola.

5. Com um pincel, espalhe cola branca comum ou cola específica para Decoupage sobre a superfície. Use uma camada fina de cola.

6. Aplique uma fina camada da mesma cola na parte traseira do papel a se colado na superfície.

7. Coloque o papel sobre a superfície do objeto com cola e tire as bolhas cuidadosamente com o pelgar.

8. Aplique o restante dos recortes da mesma maneira. Eles podem ser sobrepostos, de acordo com seu gosto.

9. Aplique uma fina camada de cola sobre os papéis colados sobre a superfície. Repita esse processo mais uma ou duas vezes.

10. Se desejar, ainda pode aplicar uma camada de esmalte selante para proteger a peça de umidade.

Fonte: www.revistaartesanato.com.br

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Arte Nova

PUBLICIDADE Definição Art nouveau é um estilo internacional em arquitetura e design que surgiu na …

Tipografia

Tipografia

PUBLICIDADE A Tipografia, design ou seleção de formulários de letras a serem organizados em palavras …

Ilusionismo

PUBLICIDADE Definição Ilusionismo é uma técnica de usar métodos pictóricos para enganar o olho. Ilusionismo éo uso …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.