Breaking News
Home / Arte / Mangá

Mangá

PUBLICIDADE

O mangá é o quadrinho de origem japonesa, desenvolvido no final do século XX. No entanto, sua forma moderna data pouco depois da Primeira Guerra Mundial. O mangá teve um precursor longo e complexo na história da arte japonesa.

O mangá japonês é uma das três grandes tradições históricas do mundo, juntamente com os americanos e franceses-belgas. Ele abrange uma ampla variedade de gêneros. É uma parte muito importante do mercado editorial japonês e motiva múltiplas adaptações a diferentes formatos: séries de animação, conhecidas como anime, ou imagens reais, filmes, videogames e novelas.

História

O mangá começa sua vida entre os anos 1868-1912 devido à chegada de pessoas do Oeste ao Japão, e esse estilo de desenho  ganhou mais popularidade entre os japoneses.

O mangá nasce da combinação de duas tradições: a arte gráfica japonesa, produto de uma longa evolução do século XI e do desenho animado ocidental , entrincheirado no século XIX. Só cristalizaria com os traços que conhecemos hoje após a Segunda Guerra Mundial e o trabalho pioneiro de Osamu Tezuka.

mangá

O que é

Mangá é o nome dado para as história em quadrinho japonesas, que são caracterizadas por serem lidas da direita para a esquerda, ao contrário das convencionais HQ’s ocidentais.

Sua origem está no Teatro das Sombras, que na época feudal percorria diversos vilarejos contando lendas por meio de fantoches. Essas lendas acabaram sendo escritas em rolos de papel e ilustradas, dando origem às histórias em sequência, e consequentemente originando os mangás.

Vários mangás dão origem aos animes, que são exibidos na televisão, em vídeo ou cinemas, mas também há o processo inverso, quando os animes tornam-se uma edição impressa de história em sequência ou de ilustrações.

A forma atual dos mangás surgiu no início do século XX, sob influência de revistas e jornais comerciais ocidentais, vindas dos Estados Unidos e Europa, que traziam humor, sátiras sociais e políticas em curtas tiras de um ou quatro quadros.

Os mangás abordam todos os temas, como vida escolar, trabalho, esportes, amor, guerra, medo, literatura japonesa e chinesa, economia, finanças, e muito mais.

Os mangás são geralmente classificados de acordo com o seu público-alvo. As histórias que são feitas para os meninos são chamadas de shounen, como One Piece, Naruto e Bleach, por exemplo. Por outro lado, as histórias que visam entreter as meninas são chamadas de shoujo.

Fonte: es.wikipedia.org/www.significados.com.br

Veja também

Arte Marajoara

Arte Marajoara

PUBLICIDADE A arte marajoara é uma das culturas dos povos amazônicos com alto grau de …

Arte Plumária

Arte Plumária

PUBLICIDADE O que é arte plumária? Arte plumária, como o nome indica, se refere aos …

Antologia

PUBLICIDADE Na publicação de livros , uma antologia é uma coleção de obras literárias escolhidas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.