Breaking News
Home / Arte / Arte Plumária

Arte Plumária

PUBLICIDADE

O que é arte plumária?

Arte plumária, como o nome indica, se refere aos trabalhos manuais feitos com plumas, penas e penugens de aves, sendo esses normalmente usados e confeccionados com intuito cultural e ritualístico, principalmente quando se observa a origem dessas obras, os índios, que impregnam de sentidos culturais esses adornos desde seu feito até o seu uso. Contudo, por vezes, esses trabalhos chegam às ruas como acessório da moda urbana, sem acompanhar as significâncias originais.

Arte Plumária

A cultura indígena aproveita a natureza disponível para suas necessidades alimentícias, ritualísticas, medicinais, dentre outras, portanto, os índios brasileiros com grande riqueza de espécies de aves têm,consequentemente, variedade de tipos e cores de penas, aproveitando dessas potencialidades para refinar seus adornos e proporcionar uma diferenciação estética entre as tribos, mantida por gerações.

As penas utilizadas são retiradas das asas e da cauda das aves por isso são as maiores e comumente as mais vistosas, as plumas cobrem o resto do corpo, sendo então leves e arredondadas e as penugens que são ainda menores que as plumas, provém normalmente de filhotes.

Nesses trabalhos também são usados como matéria prima outros objetos regionais como folhas, fibras vegetais, couro animal, etc. Outra diferença a ser considerada é que existem os que usam as penas naturais e há quem corte e adeque a forma da pena com o que é desejado, ou a tinge, chamado de tapiragem, que permite os materiais se aproximarem do amarelo alaranjado.

Normalmente os adornos são confeccionados pelos homens logo após a caça ou antes de festividades, afinal são eles mesmos quem os utilizam e os signos empregados em tais ornamentos se iniciam no ato de criação, sendo desde então respeitados como objeto essencial e não apenas de enfeite e embelezamento.

Com a mudança da sociedade urbana e capitalista, a arte plumária, inicialmente indígena, se tornou um comércio para turistas e assim perdeu-se o sentido intrínseco das peças, passando a ser, nesse novo contexto, apenas enfeites e acessórios bonitos, de tal modo que a arte plumária acaba por empobrecer a cultura indígena e encaminhá-la para o esquecimento.

Arte Plumária

Luciana Moretti Angelo

Veja também

Arte Marajoara

Arte Marajoara

PUBLICIDADE A arte marajoara é uma das culturas dos povos amazônicos com alto grau de …

Antologia

PUBLICIDADE Na publicação de livros , uma antologia é uma coleção de obras literárias escolhidas …

mangá

Mangá

PUBLICIDADE O mangá é o quadrinho de origem japonesa, desenvolvido no final do século XX. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.