Breaking News
Home / Arte / Mosaico

Mosaico

PUBLICIDADE

Um mosaico é uma peça de arte ou imagem feita a partir da montagem de pequenos pedaços de vidro colorido, pedra ou outros materiais. É frequentemente usado em arte decorativa ou como decoração de interiores. A maioria dos mosaicos são feitos de pedras pequenas, planas, grosseiramente quadradas , de pedra ou de cores diferentes. Alguns, especialmente os mosaicos do chão, são feitos de pequenos pedaços de pedra arredondados e denominados “mosaicos de seixos”.

Os mosaicos têm uma longa história, começando na Mesopotâmia no terceiro milênio aC. Os mosaicos de seixos foram feitos em Tiryns na Grécia Micêmica. Mosaicos com padrões e imagens se tornaram generalizados nos tempos clássicos, tanto na Grécia Antiga quanto na Roma antiga.

O mosaico foi amplamente utilizado em edifícios religiosos e palácios no início da arte islâmica , incluindo o primeiro grande edifício religioso do Islã, a Cúpula da Rocha em Jerusalém e a Mesquita dos Omíadas em Damasco . O mosaico saiu da moda no mundo islâmico após o século VIII.

Os mosaicos modernos são feitos por artistas profissionais, artistas de rua e como artesanato popular. Podem ser utilizados muitos materiais diferentes de tesselas tradicionais de pedra e cerâmica, incluindo conchas, vidro e grânulos.

História 

Os primeiros exemplos conhecidos de mosaicos feitos de materiais diferentes foram encontrados em um prédio do templo em Abra, Mesopotâmia , e datados da segunda metade do 3º milênio aC.

Consistem em pedaços de pedras coloridas, conchas e marfim. As escavações em Susa e Chogha Zanbil mostram evidências das primeiras telhas vitrificadas, que datam de cerca de 1500 aC.  No entanto, os padrões de mosaico não foram utilizados até os tempos do Império Sassanid e influência romana.

mosaico

O que é

Mosaico é uma forma de arte que envolve a montagem de pequenos pedaços de rocha, concha, azulejo ou vidro juntos para criar um padrão que pode ser abstrato ou representacional. Alguns dos melhores exemplos podem ser encontrados na arte antiga do mundo greco-romano e nas igrejas bizantinas. Este ofício pode ser usado para decorar tudo, desde caixas de gavetas até pisos, e faz parte da expressão artística de muitas culturas em todo o mundo.

Os primeiros mosaicos conhecidos datam de cerca de oitavo século aC, quando os gregos fizeram desenhos com seixos. A forma de arte se espalhou também para os romanos, e foi amplamente utilizada na decoração interna de casas e negócios. Os romanos gostaram especialmente de usar esta arte para pavimentos, e alguns mosaicos de piso verdadeiramente incríveis foram revelados em sites arqueológicos. Com a propagação do cristianismo veio uma explosão desta arte em igrejas e outras casas de culto; Eles retrataram santos ou cenas religiosas, e muitas vezes integraram materiais preciosos, como ouro e gemas.

Algumas culturas nativas americanas, especialmente na América Latina, também desenvolveram mosaico, que foi usado para adornar escudos e armaduras corporais. Os designs da América Latina usavam pedras, como turquesa e metais preciosos, e imensa habilidade técnica estava envolvida. Os exemplos pré-colombianos mais antigos aparecem até cerca de 600 aC, embora os mais velhos ainda possam ser descobertos.

Fonte: en.wikipedia.org/www.wisegeek.org

Veja também

Arte Marajoara

Arte Marajoara

PUBLICIDADE A arte marajoara é uma das culturas dos povos amazônicos com alto grau de …

Arte Plumária

Arte Plumária

PUBLICIDADE O que é arte plumária? Arte plumária, como o nome indica, se refere aos …

Antologia

PUBLICIDADE Na publicação de livros , uma antologia é uma coleção de obras literárias escolhidas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.