Breaking News
Home / Arte / Arte Persa

Arte Persa

PUBLICIDADE

A arte persa é desenvolvida na influência cultural persa de Pré-História até 1925. Ela teve exemplos notáveis ​​em muitos meios de comunicação, incluindo arquitetura, pintura, tecelagem, cerâmica, caligrafia, metalurgia, escultura e alvenaria.

A arte persa tem uma das heranças artísticas mais ricas da história mundial e tem sido forte em muitos meios de comunicação, incluindo arquitetura, pintura, tecelagem, cerâmica, caligrafia, metalurgia e escultura.

Em momentos diferentes, as influências da arte das civilizações vizinhas têm sido muito importantes e, ultimamente, a arte persa deu e recebeu importantes influências como parte dos estilos mais amplos da arte islâmica.

Nos tempos antigos, os monumentos sobreviventes da arte persa são notáveis ​​por uma tradição concentrada na figura humana (principalmente masculina e muitas vezes real) e animais.

A arte persa continuou a colocar maior ênfase em figuras do que a arte islâmica de outras áreas, embora por motivos religiosos agora geralmente evitem grandes exemplos, especialmente na escultura.

Arte Persa

A arte persa foi a mais pura manifestação de poder do Império Persa.

Representada através da construção de grandiosas estruturas arquitetônicas (palácios e túmulos),contando com luxuosas decorações construídas para a exaltação dos grandes monarcas e dos grandes chefes persas.

A arquitetura persa foi, sobretudo, uma criação dos reis para a sua própria exaltação. Um exemplo de tamanha glorificação é a cidade de Persépolis, hoje Irã, construída em 520 a.C., que foi uma das grandes capitais do Império Persa.

A civilização

A civilização Persa (século III até á sua queda em Ctesifonte, em 640 a.C.) era predominantemente guerreira, característica que se reflete nas suas manifestações artísticas, como a representação de criaturas míticas, fantásticas, quase sempre monumentais, poderosas figuras com cabeça humana e corpo de leão, touro ou águia., simbolizando o seu grande poder militar. O esplêndor da sua arte pode ser observado em ruínas de palácios imponentes e luxuosamente decorados, com jardins internos para divertimento dos soberanos.

– A arquitetura teve dois grandes momentos: o primeiro corresponde à dinastia dos Aquemênidas (550 a 331 a.C.), à qual pertencia Ciro, o Grande. Deste período restam as ruínas de Pasárgada. Com a ascensão ao poder dos Selêucidas, as obras arquitetônicas persas receberam uma influência marcante do estilo grego. Esta fase histórica teve início com a conquista da Pérsia por Alexandre Magno em 331 a.C.

Mas foi durante a dinastia Sassânida, que se iniciou em 226 d.C. e durou até 641, com a chegada do Islã ao poder, que ocorreu um renascimento na arquitetura. Os principais sinais históricos desta época são as ruínas dos palácios de Ciro e de Dário, em Persépolis, e os de Firuzabad, Girra e Sarvestan e as amplas salas abóbadadas de Ctesifonte; recebeu influências das artes assíria, babilônica, egípcia e grega.

– Enquanto que, no reinado dos Aquemênidas a escultura teve características monumentais, do período sassânido restou apenas um modelo escultural, a monumental imagem de um rei fantasma, nas proximidades de Bishapur.

– As artes decorativas, durante a primeira dinastia, eram usadas nos artigos de luxo, tais como vasilhas de ouro e prata e jóias trabalhadas.

– A pintura sassânida desenvolveu-se amplamente – há relatos sobre milionários persas que decoravam as paredes de suas mansões com imagens de heróis iranianos.

– A cerâmica também imprimiu sua marca na história da arte persa. Já avançada na era dos Aquemênidas, continuou a desenvolver-se na Dinastia Sassânida.

Fonte: arquivos.info.ufrn.br/umolharsobreaarte.blogs.sapo.pt/umolharsobreaarte.blogs.sapo.pt/

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Arte Nova

PUBLICIDADE Definição Art nouveau é um estilo internacional em arquitetura e design que surgiu na …

Tipografia

Tipografia

PUBLICIDADE A Tipografia, design ou seleção de formulários de letras a serem organizados em palavras …

Ilusionismo

PUBLICIDADE Definição Ilusionismo é uma técnica de usar métodos pictóricos para enganar o olho. Ilusionismo éo uso …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.