Breaking News
Home / Arte / Costumbrismo

Costumbrismo

PUBLICIDADE

Costumbrismo é uma tendência ou movimento artístico que reflete os usos e costumes da sociedade, referindo-se a uma região ou país específico e a todo o seu folclore tradicional.

Teve um desenvolvimento especial da tese estética do Romantismo e demonstração diversificada na literatura e pintura do século XIX.  Especialmente associado à Espanha e ao espanhol, e já no quadro da pintura do período elisabetano.

Embora inicialmente associado à Espanha no final do século 18 e 19, o costumbrismo se expandiu para as Américas e estabeleceu raízes nas partes de língua espanhola das Américas, incorporando elementos indígenas. Juan López Morillas resumiu o apelo do costumbrismo por escrever sobre a sociedade latino-americana da seguinte forma: a preocupação dos costumbristas com detalhes minuciosos, cor local, pitoresca e sua preocupação com questões de estilo não é mais do que um subterfúgio. Surpreendido por As contradições observadas em torno deles, incapazes de entender claramente o tumulto do mundo moderno, esses escritores buscaram refúgio no particular, o trivial ou o efêmero ”

Características do Costumbrismo

Expresse o amor pelo ambiente imediato e local e os costumes da época.
Procure a identidade da nova estrutura da sociedade, após a independência.
Apego moral e pedagógico que se manifesta de preferência através da sátira e do humor, de acordo com os tempos de crise em que esses estilos geralmente encontram terreno fértil.
Descrição dos usos e costumes, tanto o tom anedótico como o burlesco, bem como o desejo de demonizar e desacreditar.
Desenvolve-se de preferência através do jornalismo e do teatro.
Critica os vícios sociais da época e manifesta como uma literatura comprometida com o processo social.
Tom sádico, festivo, zumbido e burlesco.

Costumbrismo

O que é

A literatura republicana começa com uma corrente literária que passou a ser chamada de Costumbrismo. Esta corrente emergiu inicialmente em Espanha (1820) com a figura de Mariano José de Larra (romantica, autor dos artigos da Alfândega) e vem para as nossas terras como reflexo do costumbrismo espanhol.

O Costumbrismo é uma corrente que expressa o amor pelo imediato, isto é para o presente, o ambiente local e os usos e costumes da época. A literatura de maneiras descreve uma sociedade em transição (colônia – independência – república) que apresenta as circunstâncias, os problemas e as conjunções dos primeiros e convulsivos anos dos começos da República. Os escritores de gênero apresentam as frustrações da crescente classe média e da classe alta decadente (aristocracia).

Fonte: es.wikiepedia/literaturauniversal.carpetapedagogica.com

Veja também

Arte Marajoara

Arte Marajoara

PUBLICIDADE A arte marajoara é uma das culturas dos povos amazônicos com alto grau de …

Arte Plumária

Arte Plumária

PUBLICIDADE O que é arte plumária? Arte plumária, como o nome indica, se refere aos …

Antologia

PUBLICIDADE Na publicação de livros , uma antologia é uma coleção de obras literárias escolhidas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.