Breaking News
Home / Arte / Gestualismo

Gestualismo

PUBLICIDADE

 

Pintura Gestual (1950, 1960)

O que é pintura gestual?

O termo “pintura gestual”, também conhecido como “gestualismo”, é usado para descrever um método de pintura das belas artes caracterizada por energéticos, pinceladas expressivas deliberadamente enfatizando a varredura do braço ou movimento da mão do pintor.

Em outras palavras, a pincelada na pintura gestualismo expressa emoções do artista e personalidade apenas como gestos de uma pessoa refletem seus sentimentos na vida cotidiana. Gestualismo também enfatiza o ato físico da própria pintura, chamando a atenção para o “processo de criação”.

Gestualismo – Origens e História

Até meados do século 19, o mundo da arte foi dominado por um estilo de pintura conhecido como a arte acadêmica.

Esta forma altamente polida de pintura a óleo foi promovido por grandes academias de belas artes da Europa pela sua aparência clássica, na qual nenhum traço de pincel do artista era visível.

A partir de cerca de 1850 em diante, uma vez que estas estéticas ultra-convencionais começaram gradualmente a relaxar. Os pintores adquiriram uma maior liberdade para pintar. Novos temas começaram a surgir (por exemplo, as vidas cotidianas de pessoas comuns -. Como defendido por Barbizon e Realismo francês), bem como novos estilos de pinceladas e impasto textualismo.

Um dos mais famosos gestualismo foi Van Gogh (1853-1890), muitos de cujos quadros a óleo – notadamente Campo de trigo com corvos e Raízes e Ramos (ambos de 1890, Van Gogh Museum, Amsterdam) – são marcadas por febris, pinceladas altamente animadas que expressar muito claramente a angústia mental a partir do qual ele estava sofrendo.

Gestualismo – Arte Abstrata

Gestualismo também conhecido como Pintura da Ação surgiu por volta dos anos 40 na cidade de Nova Iorque.

O gestualismo é uma pintura do estilo de Arte Abstrata que possui diversas característica entre elas são: permitir a observação do gesto pictórico, não apresentar esquemas prévios e liberar emoções por meio do automatismo.

Gestualismo
Gestualismo

Outra característica importante do gestualismo é a liberdade que o artista tem em liberar suas emoções pessoais enquanto cria sua obra de arte.

No gestualismo os materiais comuns de um artista como pinceis,esboços,rascunhos não são utilizados, Alguns autores do gestualismo como Jackson Pollock, utilizava um sistema de dripping onde ele espalhava a tinta que caia diretamente do tubo ou do balde de tinta, Sem nenhum controle estético.

O que mais chama a atenção no estilo de arte gestualista é a grande liberdade que o artista liberar suas emoções e imaginação da maneira que quiser sem usar nenhum instrumento.

Uma grande influência das obras gestualistas são de origens orientais, principalmente das regiões do Japão e da China.

Os principais autores do Gestualismo foram Harold Rosenberg que criou o termo Action Painting, Willem de Kooning,Franz Kline e Jackson Pollock.

As obras mais importantes do Gestualismo/Action painting são Blue Poles: Number 11 (1952), Number 32 (1950), Echo: Number 25 (1951), Guardians of the Secret (1943), de Jackson Pollock.

Gestualismo – Action painting

Action painting inglês (Pintura da Ação) , tipo de pintura popularizada nos EUA a partir dos finais da década de 1940, também conhecida como tachismo.

A expressão foi inicialmente cunhada em 1952 pelo crítico novaiorquino Harold Rosenberg.

O artista precisa “atuar” perante uma tela de maneira totalmente espontânea, devendo registrar e consumar suas emoções naquele momento, sem qualquer interferência racional.

A pintura não teria a “incumbência” de reproduzir objetos ou sentimentos, mas simplesmente de refletir o momento vivido – não é uma transposição de qualquer estudo antecipado, mas um “evento” súbito que acontece e que, de certo modo, se esgota em seu próprio ato.

Gestualismo
Action painting, J. Pollock no ateliê

No quadro não há zonas mais ou menos importantes, como no Classicismo e na pintura acadêmica; toda a superfície tem igual papel na obra.

O pintor norte-americano Jackson Pollock (1912-56) e Willem de Kooning (1904-97), holandês que vivia em Nova Yorque, recusavam qualquer ponto de contato com as formas do Surrealismo e do Abstracionismo geométrico.

Gestualismo
Action painting, W. de Kooning, sem título, 1975

No Brasil podemos lembrar Iberê Camargo (1914-94), Flavio-Shiró (1928), Jorge Guinle Filho (1947-87) e Tikashi Fukushima (1920-2001), que realizaram trabalhos com esta orientação. V. Abstracionismo, Tachismo.

Fonte: www.visual-arts-cork.com/olharcurioso.com

Veja também

Arte Marajoara

Arte Marajoara

PUBLICIDADE A arte marajoara é uma das culturas dos povos amazônicos com alto grau de …

Arte Plumária

Arte Plumária

PUBLICIDADE O que é arte plumária? Arte plumária, como o nome indica, se refere aos …

Antologia

PUBLICIDADE Na publicação de livros , uma antologia é uma coleção de obras literárias escolhidas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.